Muita Conversa para o Alvorada durar 70 anos

0 comentários


O Diário de Notícias escreve hoje sobre um casal português que celebra 70 anos de casamento. O segredo é a conversa e por isso nós seguimos o conselho.

Sem comentador, o Alvorada destacou as histórias mais insólitas de assaltos a bancos. Desde aqueles que são planeados com 6 meses de antecedência até aos mais simples de arma em punho e ameaças, passando ainda por aqueles que não dizem muito no assalto em si mas que depois são desvendados à estilo CSI. Para todos os gostos.

Ainda tempo para a rubrica de Nacional de Pedro Prola, que esta semana destacou as celebrações católicas da Páscoa.


A 31 de Março de 1889 foi inaugurada a Torre Eiffel. Em 2010 o Alvorada esteve com Catarina Ribeiro, Cristiana Pereira, Rita Santos e ( um bocadinho de ) Lígia Anjos.
0 comentários


Em 1853, precisamente a 30 de Março, nascia Vincent Van Gogh. Em 2010, em 107.9fm, o éter recebe o Alvorada.

A Revista de Imprensa foi hoje comentada pelo director dos Serviços de Acção Social da Universidade de Coimbra. Jorge Gouveia Monteiro lamentou os atentados no metro de Moscovo e o que considera de "ascensão de movimentos de extrema-direita, que se aproveitam dos desesperados da crise".

Estivemos ainda em directo com a repórter Lígia Anjos, no Pavilhão Centro de Portugal, onde decorreu esta manhã uma conferência sobre empregabilidade e formação. Uma iniciativa que contou com a presença da Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, Maria Helena André.


Em Dia Mundial da Juventude, esteve com Cristiana Pereira e com a estreia em Alvorada de Filipe Sousa. 30 de Março de 2010.

O Alvorada (se fosse mulher) era mais esbelto

0 comentários


Pelo menos é o que indicam os estudos que revelam que a maioria das senhoras tem um índice de massa corporal normal. Já os senhores andam barrigudos e mais de metade é pré-obeso.

Esta foi uma das notícias comentadas por Paulo Gama Mota. O Director do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra falou ainda sobre a eleição de Pedro Passos Coelho para a cabeça do PSD, um líder "com responsabilidade, mas que só o tempo dirá se foi a escolha mais correcta".

Outro tema em destaque foram os escândalos de pedofilia na Igreja. Situações que Paulo Gama Mota considera que "estão a denegrir, inevitavelmente, a imagem do catolicismo".

Também a Cabra esteve em conversa. Falamos da Torre da Universidade que está a ser remodelada e cujas obras vão poder ser visitadas, num percurso guiado pelos especialistas no restauro.

Em plenas férias da Páscoa, o Alvorada está sempre bem bonito e a não esquecer os aniversários. A 29 de Março de 1998 era aberta ao trânsito a Ponte Vasco da Gama.

Hoje com Ana Simões e Cristiana Pereira.

"O Facebook parece um filme de terror"

0 comentários


Fica o aviso. O jornal I anuncia que já há clínicas para tratar viciados em redes sociais e jogos on-line. E as histórias dos que ficaram colados à internet parecem vindas de um filme de Hitchcock.

Terrores à parte, a revista de imprensa de hoje foi comentada pelo professor de História da Faculdade de Letras, Amadeu Carvalho Homem. Os temas começaram no inevitável Plano de Estabilidade e Crescimento, presente em todas as primeiras páginas. Mas em destaque esteve também a criminalidade, que diminui no geral mas que subiu 10% nas camadas mais jovens. "Uma falta de valores e de presença dos pais", disse o professor.

Amadeu Carvalho Homem quis ainda destacar o estado do futebol em Portugal. O professor criticou a instabilidade, a violência e os interesses clubísticos que se sobrepõem à "beleza de um dos melhores espectáculos que o país tem".

Tempo ainda para as efemérides, a recordar a assinatura do Tratado de Roma. O documento que fundou a Comunidade Económica Europeia, actual UE, foi carimbado a 25 de Março de 1957.


Alvorada. Ana Simões e Cristiana Pereira.

O Vício do Alvorada

0 comentários


No dia do Estudante, lançámos o Alvorada com a Revista de Imprensa, hoje comentada pela directora do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra. Helena Freitas referiu o tempo que os pais não passam com os filhos, o que leva a que as crianças estejam cada vez mais viciadas em telenovelas, como destacava hoje o Jornal de Notícias.

Outro tema do dia foi a entrevista do Público à Ministra da Cultura. Gabriela Canavilhas quer ligar-se com a Economia e a professora Helena Freitas diz que é possível e necessário criar um entendimento entre as duas áreas.

Ainda tempo para as efemérides e para a Rubrica de Nacional. Pedro Prola destacou para hoje a discussão em torno do Plano de Estabilidade e Crescimento.


24 de Março de 2010. Alvorada. Cristiana Pereira, Rita Santos e Susana Rocha.

A informação sempre atrás de si

0 comentários


Dia cheio de notícias. O informação vai mais uma vez até si e o Alvorada traz notícias frescas. Depois da habitual viagem pelos jornais regionais, nacionais, desportivos e económico, é tempo para destacar notícias, hoje na companhia da empresa de Turismo de Coimbra, Luís Alcoforado.

Excepcionalmente, começamos por destacar uma notícia internacional: o novo entendimento do sistema de saúde nos EUA mereceu um destaque especial, numa altura em que os Estados Unidos da América dão um verdadeiro exemplo a seguir, pela reforma emblemática no sistema de saúde que está em curso.

No panorama nacional, destaca-se a greve dos trabalhadores da TAP que está a preocupar o turismo. Luís Alcoforado afirma que 'a situação é má para a economia portuguesa porque a greve vem provocar decréscimos na indústria turística'. Tempo ainda para destacar a crise e os postos de emprego que está actualmente por preencher.

Das notícias nacionais passamos então para as notícias de âmbito regional.  A violência tanto nas escolas como no desporto foram as notícias destacadas das páginas dos diários regionais. As irregularidades que afectam a Associação de Estudantes da Escola Superior de Educação foram também abordadas.

Tempo para falar também do Turismo em Coimbra. Luís Alcoforado salienta que 'é necessário que se tenha a consciência de que se está numa época crucial e é necessário promover a cidade, é preciso convencer as pessoas a vir a Coimbra'. É precisamento por este assunto que também começamos a apresentação de mais uma edição do Jornal Universitário A Cabra.

O director executivo, Vasco Batista, regressa aos estúdios da RUC desta vez para falar desta edição. O destaque fotográfico vai para os recantos da cidade que os estudantes pouco conhecem, porque apenas se limitam a percorrer os sítios habituais. Falamos ainda de outros destaques, nomeadamente do projecto para estação intermodal, adiado até 2015. O orçamento da Universidade de Coimbra, o Dia Mundial do Teatro (que se assinala no próximo dia 27), o Dia do Estudante e ainda a produtora Zed Filmes foram outros dos temas em destaque desta edição do Jornal Universitário.

O Alvorada entrou dentro do quarto e chegou, mais uma vez, ao fim. Hoje na companhia de Catarina Ribeiro e Lígia Anjos. O programa inforamtivo das manhãs da RUC está de regresso amanhã, como sempre às 9 horas. 

É Oficialmente Primavera no Alvorada

0 comentários


No Dia Mundial da Água, o recurso mais essencial ao ser humano esteve em destaque. João Gabriel Silva, o comentador desta segunda-feira, falou da forma como a água é maltratada e desperdiçada em todo o Mundo.

Mas o tema do dia foi mesmo a violência. Por um lado, as agressões a professores. Um estudo diz que falta formação aos docentes para lidar com as situações mais tensas dentro da sala de aula. Por outro lado, o desporto também é levado demasiado a sério. Numa referência aos confrontos entre adeptos do Benfica e do FC Porto antes da Final da Taça da Liga, o espectáculo do futebol transforma-se em luta livre.

O Director da FCTUC falou ainda da 1ª Feira de Ciência e Tecnologia que arranca hoje e transforma o Largo D.Dinis num Laboratório ao Vivo.

Tempo ainda para as efemérides e o cartaz cultural, sem esquecer, CLARO, o Comentário Desportivo com o resumo do fim-de-semana.


Alvorada de 22 de Março. Ana Simões, Cristiana Pereira e Pedro Colaço.

"Nestes casos nunca é para desdramatizar"

0 comentários


As palavras do título do Alvorada de hoje são do professor Amadeu Carvalho Homem, que comentou a revista de imprensa. Em relação às notícias que vieram a público sobre a necessidade de estabilizar as barreiras do Penedo da Saudade, o vice presidente da Câmara, Barbosa de Melo, desdramatiza a situação. No entanto, sendo Coimbra uma cidade com grandes necessidades ao nível do urbanismo, o comentador Ru( afirma que devemos ter estes casos bastante em atenção.



Houve ainda tempo para falar de dinheiros públicos. As diferenças acentuadas entre os funcionários públicos que recebem os maiores salários e os que recebem os menores devem-se ao sistema tendencialmente coorporativista em que vivemos, segundo Amadeu Carvalho Homem. Segundo o comentador, não é de estranhar que se verifiquem estas diferenças abismais numa sociedade cada vez mais desenfriadamente competitiva.



Para a educação vai um prémio! Ou, neste caso, três para as escolas de Coimbra. Os alunos do secundário mostraram o que sabiam e arrecadaram os primeiros três lugares na matemática. Isto vem provar que Portugal não é incompatível com a matemática, segundo o nosso comentador, mas sim um país aberto aos diferentes tipos de saberes.



Pedro Prola e Susana Rocha

"Tão Lindo!"

0 comentários


"Tão Lindo" é a expressão que caracteriza, sem dúvida, o Alvorada de hoje e, coincidência ou não, é também o nome da música dos Diabo na Cruz que ouvimos lá p'as 9h40!

Foi tão lindo porque tivemos revista de imprensa, comentário de João Gouveia Monteiro (imprensa da UC), efemérides e rubrica de internacional.

Os destaques de temas do dia passaram pela morte de MCSnake e a credibilidade das forças de segurança. Quanto ao PEC, João Gouveia Monteiro diz que "a letra C foi esquecida. Este é um plano de minimização de perdas e não se prevê nenhum crescimento". Ainda tempo para abordar a temática do ensino e da posição do professor perante o aluno. No Alvorada celebramos também os 100 anos de Hollywood.

Estivemos ainda ao telefone com João Almeida, coordenador do desporto da DG/AAC. Porque esta tarde há "Desporto para Todos" na praça da República, João Almeida contou-nos todos os pormenores sobre a actividade de hoje: O jogo da Malha.

O Alvorada é tão lindo, ai é tão lindo!


Rita Santos e Cristiana Pereira. 17 de Março de 2010.

Um dia morno em termos noticiosos

0 comentários

Num dia em que o nosso principal ingrediente é escasso, o Alvorada começou cheio de boa disposição. As notícias, lá está, é que não são assim tão positivas.
Desde o aumento da criminalidade praticada por menores até ao impacto do alcóol na criminalidade rodoviária, Catarina Ribeiro, Lígia Anjos e Marta Furtado fizeram-se acompanhar por Duarte Nuno Vieira, Presidente do Instituto Nacional de Medicina Legal e Professor Catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e encheram o estúdio da Rádio Universidade de Coimbra de notícias.

O comentador achou oportuno dar destaque a notícias mais pequenas, começando por se manifestar 'contra os prémios atribuídos a gestores de empresas, porque eles apenas têm a obrigação de cumprir a sua função, que é gerir bem'. O Professor Catedrático falou também da polémica em torno da pedfoilia, que está a assolar a Alemanha, manifestando-se contra este crime hediondo dizendo que 'calar é consentir estes casos'.

A morte do MC Snake e amigo de longa data do rapper Sam the Kid também não passou ao lado e o uso excessivo de violência voltou  a ser um dos pontos de destaque das manhas informativas da RUC.

O Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) voltou a ser, novamente, aprofundado; e de assuntos nacionais passamos para os regionais. O assunto primordial foi o facto de o estacionamento na baixa de Coimbra voltar a ser pago, numa altura em que a Agência de Promoção para a Baixa de Coimbra tem procurado dinamizar o comércio na baixa. E do consumo passamos para a natureza: a doença dos pinheiros, o nemátodo, foi também realçada.

Depois de mais uma viagem pelos jornais, é tempo para falar de Ensino Superior. A rubrica de Academia e Ensino Superior hoje abordou uma das principais dificuldades que afecta o ensino superior em Portugal: a educação vista como um bem que pode ser comprado e quem não tem possibilidades fica endividado, uma problemática levada a cena em várias escolas do país, através da peça de teatro-fórum 'Estudantes por Empréstimo'. E de um tema académico passamos recuamos no tempo: a rubrica de 1290 relembrou a saudade da actual cineasta e antiga estudante da Universidade de Coimbra, Raquel Freire.  
E como nada escapa à análise do Alvorada, ainda tempo para falar da visibilidade que a Universidade de Coimbra tem a nível mundial.


Desde a gula até aos impactos positivos da pílula na vida da mulher (segundo estudos científicos), ainda houve tempo para recuar até ao ano de 1953 e recordar a polémica visita do Marechal Tito a Londres.

Missão cumprida, mais uma edição do Alvorada que chegou ao fim. Mas amanha o programa informativo está de regresso para encher as suas manhas de notícias.

No Alvorada não há malandrice...

0 comentários





No dia em que se assinalam os direitos do consumidor, o Alvorada deu início ao consumo de informação diário.

Abrimos com o cartaz cultural, destaque para o espectáculo de dança " Os Cossacos de Don", hoje no TAGV, os preços variam entre os 27€ para estudantes e os 30€ para consumidor.

O comentário da revista de imprensa esteve a cargo de António Sousa Rebeiro, professor de Estudos Germânicos da Faculdade de Letras.

Nos jornais os destaques vão para a Lei da Rolha, aprovada pelo congresso do PSD,considerada anti democrática pelo nosso comentador, o PEC, onde o subsídio de desemprego constitui um dos cortes por parte do Governo, o professor de Estudos Germânicos considera que este corte é sustentado pela ideia do Estado de que os subsidiados são "uma data de malandros", que querem receber sem trabalhar.

O absentismo escolar esteve também em destaque, António Sousa Ribeiro considera que não são as medidas punitivas que aumentam o sucesso escolar. Do ensino para a cultura, a câmara municipal propôs um aumento de 464 Milhões de euros para as instituições culturais, e ainda o aumento do preço de entrada nos museus portugueses.

Da imprensa para a Cidade, a rubrica de hoje destacou a casa museu miguel torga.

Seguiu-se o comentário desportivo, o jogo Académica - Porto, o Futsal, as camadas jovens da OAF, o Basquetebol, e ainda um destaque de um ouvinte atento para a Natação, que alcançou resultados históricos no Campeonato Nacional de Rio Maior.

Por último as efemérides do dia, com o merecido destaque ao filme The Godfather - O Padrinho, que comemora hoje trinta e oito anos desde a data de estreia. O Génio de Copolla e Puzzo criaram um dos melhores filmes da história do cinema.

Do lado de cá estiveram Ana Simões e Pedro Colaço, do lado de lá os sempre atentos e fiéis ouvintes da Rádio Universidade.

De Coimbra para o Mundo

0 comentários



O último Alvorada da semana contou com a habitual revista de imprensa. Em destaque, o anúncio da presença de Carlos Encarnação como representante de Portugal no Congresso dos Poderes Locais e Regionais do Conselho da Europa. A decisão do Conselho de Ministros surpreendeu o próprio autarca, que considerou relevante o escolhido ser da região centro.Fernando Nobre também faz notícia nos regionais. O candidato presidencial esteve no Casino Figueira, onde criticou o que diz ser a instrumentalização da justiça.

A imprensa nacional traz o caso de um professor do ensino básico que se suicidou na sequência de um clima de tensão e insultos com os alunos. Também é de referir o perigo de recessão técnica, num momento em que se soube que a economia portuguesa regrediu 0,2% no último trimestre de 2009, face ao mesmo periodo de 2008.

Também se falou do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX. Isto porque decorre entre 12 e 13 de Março o II Encontro de Jovens Investigadores do organismo. O evento acontece na sala de conferências da secção regional de Coimbra da Ordem dos Farmacêuticos.

A fechar as rubricas de desporto, com Pedro Colaço, e ciência, com Marta Furtado.

José Santiago, Lígia Anjos e Pedro Prola

Da Política à Saúde no Dia Internacional das Vítimas de Terrorismo

0 comentários






No dia em que se recorda internacionalmente as vítimas do terrorismo, os jornais abrem também com vítimas, o acidente ocorrido em Amarante no IP 4 que provocou um morto e oito feridos.

Na manhã de hoje os comentários estiveram a cargo do Director do Hospital Psiquiátrico de Coimbra, Fernando de Almeida, os temas abordados foram desde o Plano de Estabilidade e Crescimento (PEC) até à neurociência. Fernando de Almeida recordou o facto de numa altura em que o Governo diz que o país tem que apertar ainda mais o cinto, o próprio Estado devia recorrer aos métodos de gestão familiar, isto é, enriquecer não pela receita, mas sim pelo corte real na despesa.

O Dia mundial do Rim também foi falado, com especial destaque para os que sofrem de problemas renais, os problemas que essas doenças acarretam, e a sua classificação como doenças de saúde pública, porque tal como evidenciou o nosso comentador, não se trata aqui do conceito de saúde pública tradicional, a epidemia por exemplo, mas sim do afectar da qualidade de vida do doente e dos que estão à volta.

Dos rins, subimos até ao cérebro, Tom Insel, director da maior agência de financiamento público da investigação em saúde mental do mundo, afirma que para se conseguir um dia diagnosticar a tempo e tratar eficazmente as doenças mentais vai ser preciso encará-las não como doenças puramente comportamentais, mas como doenças cerebrais, abrindo assim a psiquiatria às neurociências e à genética. afirmação totalmente confirmada pelo director do Psiquiátrico de Coimbra.

Espaço ainda para a rubrica de saúde que hoje abordou a questão da esclerose múltipla, pois um estudo divulgado há pouco tempo afirma que esta doença está relacionada com os vasos sanguíneos.

Antes do fim, o resumo da Assembleia Magna de ontem foi também destacado, uma Magna, que teve uma boa participação e também gerou alguma polémica, quando o Vice-Presidente da Direcção Geral, Rui Carvalho, apelidou de macacos os estudantes que fizeram parte de uma manifestação em 1992.


Pedro Colaço e Francisco Costa


Há novas tendências em Paris, mas o que está na moda é o Alvorada!

0 comentários


A Cabra chegou atrasada esta quinzena, e por isso foi apresentada logo a abrir o Alvorada de hoje. Os destaques do jornal universitário foram comentados por Luís Lobo, membro da Fenprof, assim como todos os outros temas que fazem parte da actualidade.

Luís Lobo destacou a discussão na Comissão de Ética, o controlo da comunicação social, passando pelos problemas no ensino superior e pelas reformas da função pública.

As novas tendências de Paris para o próximo Outono-Inverno também foram descritas, seguindo a linha orientadora do Jornal I, toda uma informação compilada por Cristiana Pereira (é que nem peixe na água no assunto!)

As efemérides que marcam o 10 de Março não foram esquecidas. Chuck Norris é grande estrela de hoje, mas não podemos esquecer que o cantor e produtor Timbaland também faz anos.

Só faltava terminar o Alvorada a cantar os parabéns, mas quase que entrávamos pelo quarto de Mariana Roque a dentro. Antes de passarmos a pasta, as notícias foram actualizadas às 10h.

Rita Santos, Cristiana Pereira.
.

"Medidas necessárias, mas penosas para a classe média."

0 comentários


Hoje a proposta do governo para o Programa de Estabilidade e Crescimento destacou-se na imprensa nacional. Por isso, o comentário do sociólogo Elísio Estanque também deu grande atenção a este tema.

O também professor de Sociologia referiu as medidas propostas como necessárias. No entanto, considera que são muito penalizadoras da classe média, uma vez que vai haver um grande aumento nos impostos (prevêm-se subidas de 100 a 700 euros sobre o IRS).

Elísio Estanque classifica ainda como positivas as medidas de deixar mais as transações em bolsa e a contenção de despesas a nível militar.



Já no plano regional, o TGV Lisboa-Porto-Vigo foi posto em stand-by pelo menos até 2012. A Câmara Municipal de Coimbra classifica a notícia como claramente má para Coimbra, mas o comentador de terça-feira não considera o acontecimento "assim tão catastrófico".



A manhã informativa de hoje serviu ainda para continuar a recordar as mulheres. O mote foi dado por Kathryn Bigelow, vencedora do Óscar para melhor realização. Elísio Estanque deixa a chamada de atenção: há problemas que são referidos como já ultrapassados, mas ainda há muito a fazer para que se ultarapasse o problema da desigualdae de géneros.

Susana Rocha, Lígia Anjos e Pedro Prola

Um Óscar para as Mulheres

0 comentários


O Dia Internacional da Mulher foi celebrado com igualdade em 107.9fm.

O Alvorada começou com a rubrica de Cidade. Ana Simões a destacar as iniciativas do Turismo de Coimbra para 2010.

Na Revista de Imprensa contámos com o comentário de Paulo Gama Mota. O Director do Museu da Ciência destacou a posição avançada de Portugal na Europa, no que toca à colocação de mulheres em chefias de instituições científicas. O professor a dar também ênfase à atribuição do Oscar de melhor realizador(a), pela primeira vez, a uma mulher. Kathryn Bigellow arrecadou o troféu em véspera do 8 de Março.
De referir também que "a ciência pode criar vida do nada dentro de 50 anos", uma chamada do DN à primeira página que suscitou o pessimismo de Paulo Gama Mota que não acredita no prazo estipulado. Ainda uma referência para a criação de um ranking de universidades pela União Europeia. Uma lista desnecessária, diz o professor, e que colocaria Portugal numa segunda divisão, sem capacidade de competir pelos principais lugares.

Ana Simões trouxe-nos o cartaz cultural e Pedro Colaço o comentário ao fim-de-semana desportivo.

José Santiago fez o resumo da noite dos Óscares.


Alvorada. 8 de Março de 2010. Ana Simões, Cristiana Pereira e Pedro Colaço.

"Força André!"

0 comentários



O Alvorada de sexta feira terminou com uma passagem pelos "brindes" deste dia especialmente recheado de suplementos. A partir do Ípsilon e do seu artigo dedicado aos últimos vinte anos de Óscares, ficou o convite para assistir à entrega de prémios na gala que é já no próximo Domingo!



A acompanhar as manhãs da informação esteve Helena Freitas, directora do Jardim Botânico e deputada municipal pelo PS:



O financiamento do QREN para as autarquias vai aumentar. Uma medida com que Helena Freitas concorda, mas chama à atenção para que não se esqueçam as questões ambientais sempre que se investe em algum tipo de obra.



A directora do Jardim Botânico referiu ainda que a greve da função pública de ontem foi bastante sentida no que toca ao departamento onde trabalha.


Por fim, Helena Freitas deixou uma mensagem de força ao andebolista da Associação Académica de Coimbra e estudante universitário André Martins Moura que foi vítima de um grave acidente de viação na Rua Miguel Torga.



Amanhã à tarde, os colegas de equipa do jogador vão envergar t-shirts a dizer "Força André" no jogo contra o Batalha no Estádio Universitário de Coimbra.



Susana Rocha e Pedro Prola

A saúde com excesso de gasolina

0 comentários


O Alvorada hoje teve muita saúde. Graças a Deus.

A abrir a revista de imprensa, com o comentário do Dr Duarte Nuno Vieira. O presidente do instituto nacional de medicina legal, e não só, destacou o tema da saúde presente em muitas das primeiras páginas dos jornais de hoje. O também professor falou ainda da multiplicação das faculdades de medicina e no excedente de médicos que se pode verificar dentro de alguns anos.

O BCP reduz as regalias dos antigos administradores, um reparo positivo feito por Duarte Nuno Vieira. A fechar a intervenção, a crítica ao aumento do preço dos combustíveis e o incentivo ao uso de energias renováveis.

A semana cultural está em altas e por isso mesmo entrou de rompante no comentário do dia. Joana Brites, da organização do colóquio "Bauhaus, Arquitectura e causa pública", esteve ao telefone para apresentar o programa do evento que se prolonga até ao final do dia, no auditório da reitoria.

Os alimentos transgénicos na rubrica de nacional, com declarações do Ministério da Agricultura e da Quercus - um trabalho de Pedro Prola.

O Alvorada não podia chegar ao fim sem abanar. Os sismos sentidos nos últimos meses fizeram-nos pensar na quantidade de pessoas deste mundo que já morreram vítimas deste tipo de catástrofe natural - alguém quer fazer as contas?

3 de Março - Cristiana Pereira, Francisco Costa e Rita Santos

(este artigo foi censurado)

'A Universidade não deve ser apenas uma máquina de produzir licenciados'

0 comentários

 

Depois de a RUC ter ontem soprado mais uma vela, já vais nas 24, o Alvorada hoje começou com mais energia. Catarina Ribeiro e Lígia Anjos deram a início a mais uma viagem pelos jornais nacionais e regionais. De destacar os 720 anos da Universidade, a preparação da selecção nacional para o jogo de amanha frente à China, as multas que vão ser aplicadas aos peões que não cumprem as normas de circulação nas vias públicas e ainda a difícil situação que afecta a ilha da Madeira.

E da revista de imprensa passamos para os comentários, hoje na voz da Presidente da Associação de Defesa e Apoio à Vida, Ana Maria Ramalheira. 
'A velha senhora está sempre de pé' é esta a frase de abertura ao assunto do aniversário da Universidade de Coimbra. A comentadora falou das reações à tragédia que assolou a Madeira e da mobilização do povo português para apoiar as vítimas.

A intervenção cívica, as novas oportunidades para os invisuais , os Hospitais da Universidade de Coimbra, a perda de alunos das escolas públicas e a natalidade foram alguns dos assuntos focados neste programa de informação, mas a cultura foi o ponto central da conversa de hoje. 

André Granjo, Maestro da Orquestra e Grupo de Fado da Tuna da Universidade de Coimbra juntou-se a Ana Maria Ramalheiro, Catarina Ribeiro e Lígia Anjos para reflectir sobre o estado da cultura na chamada 'cidade do conhecimento'.

A política cultural de Coimbra, os critérios de qualidade, a actuação de hoje à noite na Biblioteca Joanina, a falta de aderência da população portuguesa ao universo da cultura, o bicentenário de Chopin, o facto de a Universidade ser cada vez mais uma 'máquina de produzir licenciados' e os jovens que não são estimulados pela Universidade ao nível da cultural foram os ponto essenciais de análise da conversa no Alvorada.

Muito mais haveria ainda para dizer, mas o relógio RUC marcava já as 10 horas e o Alvorada terminou com o convite para o concerto de hoje, às 21.00h na Biblioteca Joanina, com entrada gratuita e angariação de donativos para apoiar a ilha da Madeira.

RU( - 24 anos a Experimentar

0 comentários



Comemoram-se hoje os 24 anos da RU( e também os 720 da Universidade de Coimbra. Como não podia deixar de ser, o Alvorada comemorou estas efemérides, mas há outras datas que marcam o dia de hoje. Em 1992, a Bósnia Herzegovina declara a independência, antes, em 1810, nasce o compositor e pianista Chopin. Dia ainda de aniversário para o actor Ruy de Carvalho.

Um Alvorada especial que durou 1hora e 45 minutos.
Para comentador deste 1 de Março escolhemos Paulo Gama Mota, um dos mais assíduos à segunda-feira. O director do Museu da Ciência destacou a necessidade de aumentar as preocupações ambientais, depois das intempéries que têm assolado, não só o país mas também o resto da Europa e o Mundo.

Depois de marcarmos as efemérides, passamos ao cartaz cultural, a destacar a semana da Universidade de Coimbra, com uma promessa de aulas de Cha-Cha-Cha.

As rubricas desta segunda-feira foram alteradas. Ainda na primeira hora, um especial de "1290". O Antigo estudante escolhido por Lígia Anjos foi o presidente da Associação Académica de Coimbra em 1986, data de nascimento da Ru(.

Com a extensão do comentário desportivo (apesar da derrota da Académica por 1-0 frente ao Rio Ave), o Alvorada atropelou o bloco horário das 10 da manhã.

Segunda hora a abrir com a entrevista a António dos Santos Justo, director da Faculdade de Direito.

Ponto alto da hora, revista de imprensa de 1 de Março de 1986. Depois de pesquisas na Biblioteca Geral, trouxemos ao éter as notícias do dia do nascimento da Rádio Universidade.

Pelo meio, dedicatórias dos comentadores habituais do Alvorada.

E muito mais haverá ao longo do dia. Não largue a Emissão Especial. Acompanhe tudo em 107.9 fm ou em www.ruc.fm.


Alvorada. 1 de Março de 2010. Ana Simões, Cristiana Pereira e Pedro Colaço.