O Alvorada sobrevive até à falta de electricidade!

0 comentários



Numa manhã carregada de contratempos, a informação começou na Ru( apenas às 9h15. Isto porque não havia luz no Edifício da Associação Académica de Coimbra.

Uma abertura imediata com a Revista de Imprensa. E como ainda não tinha acontecido tudo, eis que também ficamos sem comentador à última da hora.

Partidas à parte, tivemos também ao telefone Andreia Tereso, coordenadora do projecto Hospital do Ursinho, que está no Dolce Vita até amanhã, numa tentativa de tirar às crianças o medo das batas brancas.

À quarta-feira, como é habitual, a rubrica de Internacional, de Pedro Prola, hoje a destacar os acontecimentos no Parlamento Ucraniano.

O dia 28 de Abril carregado de efemérides e nascimentos importantes. São os casos de Oliveira Salazar, o pintor José Malhoa e ainda o criador da Lamborghini.

A terminar, referências para a Ciência. O maior telescópio do Mundo é Europeu e vai ficar instalado numa montanha no Chile.

Alvorada de 28 de Abril de 2010. Cristiana Pereira e Pedro Colaço.

O Alvorada nunca faz greve!

0 comentários


9 horas da manhã. Greve, a Feira do Livro e a Cultura estiveram hoje nos principais destaques do programa.

Catarina Ribeiro e Lígia Anjos conduziram o programa como habitualmente acontece todas as terças-feiras. Depois da habitual viagens pelos jornais nacionais e regionais, ainda o Diário Económico e o Record,  tempo para os comentários da Presidente da Associação de Apoio à Vida (ADAV), Ana Maria Ramalheira.

A nível regional, destaque para a chegada da água do Mondego às torneiras de Condeixa, para as tertúlias que se têm vindo a realizar na feira do livro de Coimbra e ainda para a greve dos maquinista da CP. A nova programação do Centro Cultural D. Dinis mereceu também destaque, por ser uma forma de afirmação cultura da cidade.

No que toca à nação, Ana Maria Ramalheira colocou em destaque as dificuldades na procura de emprego, o facto de os patrões defenderem o fim do valor mínimo de desemprego e a necessidade do reforço de fiscalização no subsídio de desemprego.
Tempo ainda para falar da importância do mar para Portugal. A comentador ressalva a 'importância do mar não só como fonte de lazer mas também como fonte de rendimento'.

Relativamente à greve dos transportes que está a afectar todo o país (desde 2003 que os sindicatos não se uniam com tanta força), Ana Maria Ramalheira afirma que ''para ultrapassar a situação são necessários esforços colectivos''.

A entrevista da Ministra da Educação, Isabel Alçada ao Diário de Notícias foi também levada à lupa do Alvorada, isto porque a FENPROF declarou guerra ao Governo e o Ministério afirma que o diálogo é o melhor caminho.

Hoje é dia de mais uma edição do Jornal Universitário ''A Cabra'' e no estúdio contamos ainda com o Director João Ribeiro para falar da nova edição. Em destaque a ''Crónica de um desemprego anunciado'', o campeonato europeu de ténis que vai decorrer em Coimbra e ainda o acesso limitado à rede fixa de internet na Associação Académica de Coimbra.

Tempo ainda para falar de economia. A queda da Bolsa de Lisboa, resultado das hesitações relativamente ao apoio à crise na Grécia e a subida dos juros em 5% foram os destaques económicos do dia de hoje.

O relógio aproximava-se já das 10horas e para não invadir o quarto de Isabel Lisboa o Alvorada ficou por aqui, mas regressa já amanhã.

O Alvorada não é Frouxo

0 comentários


Se D. Sancho II é frouxo, o Alvorada é rico em informação. Isto num dia marcado por poucas efemérides, mas de grande importância como o desastre de Chernobil.
Na revista de imprensa destacam-se as menções ao discurso do Presidente da República nas comemorações do 25 de Abril, Aníbal Cavaco Silva pediu mais criatividade e encara o Porto como um pólo dinamizador da economia na Zona Norte, chamada de atenção também para a vitória do Benfica que se sagrou Campeão Europeu de Futsal.

A música teve também um papel importante no programa de hoje, entre Beach House e The Go Team ouvimos as habituais rubricas de cultura e cidade, com destaque para o Teatrão e as Clarissinhas respectivamente.

Espaço também para o Cartaz Cultural, e o comentário desportivo a dar o merecido destaque à nossa Briosa que assegurou a manutenção no principal escalão do futebol português.

No final falamos ainda de curiosidades, "Histórias Recambolescas da História de Portugal" é um livro que cria e desfaz alguns mitos sobre algumas personalidades portuguesas. Afinal D. Afonso Henriques não bateu na mãe, e D. João V era viciado em sexo no convento.

Alvorada, 26 de Abril de 2010, Ana Simões, Cristiana Pereira e Pedro Colaço

O Alvorada e uma viagem no tempo!

0 comentários

Calma que o Alvorada não fugiu para lado nenhum! As notícias é que nos obrigaram a viajar até alguns países. Em cima da mesa estava a crise na aviação, provocada pela erupção do vulcão islandês Eyjafjallajokull e aproveitamos a temática para falar das grandes falhas das redes de comboios europeias.

Catarina Ribeiro e Lígia Anjos conduziram o programa, que contou hoje com o comentário do Administrador dos Serviços de Acção Social da Universidade de Coimbra, Jorge Gouveia Monteiro.

Nos destaques nacionais, tempo para falar também dos contratos de trabalho temporário, do processo 'Face Oculta', do novo treinador do Sporting, Paulo Sérgio e da nova luta anunciada pela FENPROF contra avaliação dos professores contratados (para aqueles que esperavam um atenuar das relações entre sindicatos e ministério com a chegada de Isabel Alçada, desenganem-se).

Das notícias nacionais passamos para as regionais. Destaque para a reabertura da Casa das Caldeias, que Jorge Gouveia Monteiro afirma 'vir colmatar as faltas na área das Artes na cidade'.
A reabertura das escolas secundárias Avelar Brotero e Infanta D. Maria esteve também em destaque, assim como as novas instalações do Conservatório, uma mais valia para a intensidade da cultura musical na zona centro.

Aproveitando a participação do administrador dos SASUC no estúdio da RUC, tempo ainda para falar do Novo Regulamento da Residências Universitárias, uma proposta que Jorge Gouveia Monteiro quer ver debatida em conjunto com os estudantes.

O arranque da nova programação do Centro Cultural D. Dinis foi também apresentada por Jorge Gouveira Monteiro. Uma programação que vai ser apresentada no próximo dia 25 de Abril e que 'pretende trazer mais teatro, dança e um carácter mais cosmopolita à cidade'.

Ao estúdio chegou ainda a Comissária do Desporto da Queima das Fitas 2010, Filipa Godinho, para falar das actividades agendadas para a semana. Hoje, a partir da uma da tarde, tem lugar no Largo D. Dinis, um torneio de voleibol.

O Alvorada terminou hoje por aqui mas regressa novamente amanhã, das 9 às 10 da manhã, na antena dos 107.9!

Lambarices de Segunda-Feira

0 comentários


A rubrica de Cidade abriu o programa de hoje. Ana Simões falou-nos da Torre de Anto, da história, da remodelação e dos projectos musicais para o futuro do monumento de Coimbra.

O comentário à revista de imprensa foi feito por Paulo Gama Mota. O director do Museu da Ciência destacou as alegadas lágrimas de Bento XVI em relação aos casos de pedofilia na Igreja. O professor classificou estas notícias como " campanha propagandística que apenas quer apagar a má imagem do catolicismo". Factos revelados no dia em que Joseph Ratzinger cumpre 5 anos à frente do Vaticano.

A nuvem de cinzas que está a afectar as ligações aéreas também foi debatida. Mas a boa notícia é que, por ironia que possa parecer, a quantidade de poeiras acaba por diminuir as emissões de dióxido de carbono para a atmosfera.

Também boas notícias para os gulosos. As clarissinhas são os novos doces conventuais de Coimbra. Paulo Gama Mota diz que são uma boa forma de promover a cidade e recorda que as freiras Clarissas eram bastante lambareiras, até porque os crânios descobertos mais tarde indicam muitas cáries nos dentes destas senhoras.

Sem esquecer o cartaz cultural e o comentário desportivo de Pedro Colaço, recordamos ainda Joana d'Arc canonizada a 19 de Abril de 1909.

Alvorada de segunda-feira. Ana Simões e Cristiana Pereira.

As Magníficas Vozes do Alvorada

0 comentários




Num dia em que as vozes foram especialmente belas e sãs no Alvorada, a 14 de Abril falamos de Charles Chaplin e Albert Einstein, que hoje celebrariam 110 e 120 anos respectivamente.

A revista de imprensa, também ela magnífica, contou com o comentário, não menos magnífico, de Fernando de Almeida, Director do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Coimbra.

O primeiro destaque foi para Coimbra. A construção da nova estação ferroviária e reabilitação da entrada poente da cidade foram vistas como acções positivas ainda que tardias, na opinião de Fernando de Almeida.

A caça à multa foi também notícia. O comentador RU( retratou esta questão com um adágio popular "preso por ter cão, preso por não ter". Isto porque as forças de segurança nacionais são criticadas quando actuam de mais ou de menos, destacando o facto de a população só gostar da acção policial quando em benefício próprio.

A rubrica de Nacional/Internacional fez o resumo dos acontecimentos da semana na voz de Pedro Prola.

Por fim, num dia em que as efemérides enchem uma página (em letra pequena) destaca-se o Dia Mundial do Café.

Alvorada, 14 de Abril. Cristiana Pereira e Pedro Colaço

O circo está montado no Alvorada!

0 comentários


Nove horas, começa mais uma Alvorada. O derby lisboeta entre o Benfica e o Sporting, que se joga hoje às 20.45, foi um dos destaques do programa. Uma partida que o jornal i descreve como ''o circo está montado''.
Às vozes de Catarina Ribeiro e de Lígia Anjos junta-se a voz da Presidente da Associação de Apoio à Vida (ADAV), Ana Maria Ramalheira. 

A também professora 'prefere fugir ao derby' e centrar-se em destaques económicos. O facto de as medidas do Plano de Estabilidade e Crescimento não convencerem Bruxelas, a questão da ajuda à Grécia para superar a crise em como a criação de novos postos de trabalho após os primeiros sinais da saída da crise, que Ana Maria Ramalheira afirma ainda 'não ter reparado nesses sintomas'. 

Da economia passamos para a religião. A vinda de Bento XVI  a Portugal dentro de um mês e os escândalos da pedofilia em torno da Igreja foram também analisados. A relação entre pedofilia e celibato e pedofilia e homossexualidade foram também temas questionados pela comentadora, que sugeriu a leitora de três artigos de António Marujo, Inês Pedrosa e Helena Matos, textos inteiramente dedicados a esta questão. Ana Maria Ramalheira aproveitou ainda para referir que a pedofilia 'é um crime hediondo que deve ser punido sem qualquer dúvida'. 

E, aproveitando a presença da actual presidente da ADAV, tempo ainda para falar do protocolo de cooperação assinado ontem entre a Direcção Geral da Associação Académica de Coimbra e a instituição, que pretende divulgar o trabalho da Associação de Apoio à Vida que passa por apoiar estudantes grávidas ou já com filhos. 

A nível regional tempo ainda para falar das visitas guiadas à Torre da Universidade de Coimbra, do jogo de ontem entre a Académica e o Vitória de Setúbal, que terminou empatado a um golo, deixando as duas equipas perto de uma descida de divisão. 

O estúdio recebe ainda a presença do Comissário para a Cultura da Queima das Fitas 2010, Luís André Freixo para a falar das actividades culturais agendadas para esta semana. Os castings para o concurso miss e mister Queima das Fitas 2010, o Ciclo Orientação e ainda a Luta de Almofadas são as actividades que decorrem esta semana. 
Brevemente acontece ainda o concurso Musicalidades, num ano em que a Comissão organizadora da Queima aposta nas redes sociais para divulgar as actividades. 

Ainda tempo para a Rubrica 1290, hoje com entrevista ao Professor da Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra, José Manuel Canavarro.

Terminou mais um programa informativo das manhãs da RUC, mas está de regresso já amanha. Mais uma boa razão para nunca se desligar dos 107.9.

XLI Post Nacional do Alvorada

0 comentários


Num dia em que o XXXIII Congresso Nacional do PSD foi o tema de destaque do Alvorada, falamos também da ajuda que Portugal vai dar à Grécia, 774 milhões de euros é o valor que o Estado vai enviar para Atenas, também o contributo por parte do Estado que garante 59% das receitas de instituições sociais ligadas à Igreja, e que o comentador de hoje, António Sousa Ribeiro, professor de Estudos Germânicos da Faculdade de Letras considera bem empregue pois o Estado não tem capacidade para estar em todo o lado e para analisar todas as situações de carência social.

O Norte foi também tema de conversa, esta região do país é a única a atrasar-se na Europa, a queda do tecido industrial, nomeadamente o sector têxtil, é apontada por António Sousa Ribeiro como a principal razão. O professor da FLUC destacou ainda a inauguração da Avenida Marechal António de Spínola, e considera que é natural esta homenagem a um antigo Presidente da República, mas que o País não pode idolatrar um homem que foi um golpista.

No programa de hoje espaço ainda para a Cidade, a rubrica desta semana destaca o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha vencedor do prémio Europa Nostra 2010.

No final tempo ainda para as efemérides e o desporto, a Académica joga hoje à noite no Estádio do Bonfim com o Vitória de Setúbal, a vitória pode assegurar a manutenção para ambas as equipas, como sempre este jogo vai ser acompanhado aqui na RU(, com transmissão em directo a partir das 20:00h

12 de Abril de 2010, Ana Simões e Pedro Colaço.

"Pare, Escute e Olhe"

0 comentários





No dia em que a Universidade de Coimbra é destacada no Público, por ser a primeira instituição a ter uma tese em Estudos Feministas, a RU( destaca também o mais recente documentário nacional, "Pare, Escute e Olhe", um filme de Jorge Pelicano, que retrata o abandono das terras de Trás-os-Montes e Alto-Douro, com uma especial referência à Linha do Tua.

O professor da Faculdade de Letras, Amadeu Carvalho Homem, fez o comentário à revista de imprensa, uma das notícias do dia é o grande número de crianças por adoptar. As principais razões apontadas são a etnia, as deficiências e a idade. Carvalho Homem aproveitou para deixar um pedido de mudança de mentalidade face à adopção e ao racismo. Esse alerta estendeu-se à política porque Mota Amaral blindou o acesso a despachos do Procurador Geral da República sobre o Caso Face Oculta, o professor da Faculdade de Letras considera que esta é uma atitude séria que escasseia na política nacional.

Tempo ainda para a rubrica de saúde, Carina Rodrigues trouxe a escola de ecografia à antena dos 107.9.

No fim revimos as estreias da semana no que diz respeito à sétima arte com destaque para "Pare, Escute e Olhe" que não vai estar em exibição nos cinemas conimbricenses.


No Alvorada de hoje, Ana Simões, Diana Craveiro e Pedro Colaço

Afinal o tamanho do cérebro não interessa

0 comentários


Afinal como o tamanho do cérebro não interessa também o facto de o Alvorada durar aproximadamente 60 minutos não interessa, há sempre tempo para mais e mais notícias.

Catarina Ribeiro, Lígia Anjos e o Professor Elísio Estanque trouxeram as primeiras notícias da manha ao estúdio da RUC. Começando pela região, tempo para falar da peça de teatro-fórum que chega a Coimbra no próximo dia 12, 'Estudantes por Empréstimo' e da confirmação de que André Villas-Boas não vai ser o técnico do Sporting na próxima época.
E dos destques da região centro passamos para os destaques nacionais. Os cortes nos prémios atribuídos aos gestores públicos, a dívida dos partidos com representação parlamentar e as reivindicações contra o encerramento do Serviço de Atendimento Permanentes (SAP) foram alguns dos temas discutidos.

O sociólogo Elísio Estanque quis ainda referenciar a criação de auto emprego que está a ser afectada pela nova legislação (que cria entraves às pessoas que procuram créditos para investir na área) e ainda a insegurança que parece estar a assolar o Mundial de Futebol, que se realiza na África do Sul, depois do assassínio do líder racista do AWB Terre'Blanche.

Depois de ouvir Real Estate, tempo para mais notícias. As falhas no sistema de saúde, nomeadamente a greve dos enfermeiros da passada semana e o facto de existirem cerca de 800 mil utentes sem médico de família, foram temas analisados no Alvorada. Uma situação que Elísio Estanque considerar ser 'uma falta de coordenação entre sindicatos e ministério, que gera descontentamento'.

Tempo para a rubrica de Academia e Ensino Superior, que hoje nos trouxe todas as novidades sobre a peça 'Estudantes por Empréstimo'. E como o Alvorada é um bom menino, ainda deu tempo para mais uns destaques. Viajamos até ao ano de 1896, ao tempo em que as tréguas de Zeus regressaram à Grécia. Falamos dos Jogos Olímpicos e logo de seguida fomos até Tóquio para 'descobrir' a mais recente invenção: um robô com capacidade para detectar notícias em seu redor.

Muito mais haveria ainda para dizer, mas o Alvorada teve de ficar por aqui. As notícias continuam a fazer-nos companhia ao longo de todo o dia, aqui na antena dos 107.9.

"Poliglotice"

0 comentários


Num dia em que Pedro Colaço, embora indeciso quanto ao tempo, esteve particularmente feliz a pronunciar palavras estranhas, o Alvorada iniciou uma nova semana sempre rica em informação.

O comentador da revista de imprensa foi José Manuel Pureza. O líder Parlamentar do Bloco de Esquerda começou por referir as possíveis consequências do assassinato de Terre-Blanche na África do Sul.

Quanto a uma notícia do jornal I que destacava a presença portuguesa em cargos importantes no panorama internacional, José Manuel Pureza diz que não acredita em números mas sim em qualidade e que nem isso consegue evitar a "degradação económica e social dentro do país."

O professor da Faculdade de Economia destacou ainda os casos de pedofilia no seio da Igreja Católica, salientando que acredita que o Vaticano não está a saber lidar com a situação e que o silêncio não é o melhor remédio.

Depois do Comentário desportivo e do cartaz cultural, Susana Rocha trouxe-nos a Rubrica de Cultura, dedicada ao Mercado do Quebra-Costas, no próximo sábado.

O Alvorada despediu-se com uma frase "Escrita na Pedra" do P2 por Júlio César: "Nos confins da Ibéria está um povo que não se governa nem se deixa governar".


5 de Abril de 2010. Cristiana Pereira e Pedro Colaço.

Feliz Páscoa!

1 comentários



O Alvorada de hoje não deixou de assinalar o feriado de Sexta-feira Santa. Mas de forma muito activa!

Para isso recordamos aqui mais uma vez que o comércio da baixa não parou para descansar! E vai estar aberto hoje das 9 da manhã às 7 da tarde, como é habitual.

E no Portugal dos Pequenitos, as crianças podem encontrar ovos parecidos com os da figura pelo recinto! Parece que um certo coelho da Páscoa andou a escondê-los e só os revela se os pequenos descodificarem algumas informações...

Já pelo Machado de Castro abrem-se inscrições para cursos de iniciação ao teatro. O formador é Ricardo Kalash e o convite foi ele mesmo que o fez em directo no Alvorada! Para aderir através do email ricardokalash@gmail.com ou pelo 964779530. E também no próprio museu.

Em dia de feriado, estivemos à conversa com o bispo de Coimbra, que falou no significado da Páscoa para os cristãos e também nos deveres de jejum e amor ao próximo. D. Albino Cleto anunciou ontem que vai deixar de ser responsável pela diocese dentro de um ano. No Alvorada, garantiu que vai continuar a estar ao serviço dos crentes.


E da parte do Alvorada aqui vão os votos de bom feriado e boa Páscoa!

Pedro Prola e Susana Rocha