Depois de mais um fim de semana, regressa o Alvorada!

0 comentários


Nove em ponto: as primeiras notícias do dia nos 107.9.
Ana Simões e Catarina Ribeiro dão início a mais um Alvorada, hoje marcado por notícias pouco motivadoras.
Depois do tema ''You Got Me'', dos The Roots com Erykah Badu, começa mais uma viagem pela actualidade.

No plano regional, em destaque a diminuição de donativos para o Banco Alimentar contra a fome, que desceu 20% na região de Coimbra. O habitual comentador das manhãs de segunda-feira, o Director do Museu da Ciência, Paulo Gama Mota, justificou o decréscimo com os impactos da crise na vida das famílias.
Ainda na região, destaque para a empresa FBA, que arrecadou a silver medal no European Design Award.

Tempo para ouvir os americanos Jurassic 5 com o tema Freedom.

No plano nacional, destaque para a divisão das escolas num sistema de três ciclos. Paulo Gama Mota afirma que ''ainda é necessário digerir a proposta'' e ''pensar num conjunto de medidas que podem vir a melhor o empenho e aprendizagem, nomeadamente ao nível da matemática, português e ciências em geral''.
O apoio do PS à candidatura de Manuel Alegre às presidenciais foi tão destacado. Questionado sobre a possibilidade de vitória do candidato, o comentador diz que ''não há grandes possibilidades porque as pessoas optam pelas figuras que reconhecem à frente do cargo de Presidente da República''

A nível internacional, destaque para uma das notícias que preenche os principais diários nacionais, a maré negra que está a assolar o Golfo do México. Paulo Gama Mota aproveita para referir que 'a catástrofe tem possibilidade de impacto por todo o Atlântico'' e considera-se ''céptico em relação à utilização da energia nuclear, devido ao risco elevado de incidentes que é capaz de gerar''

Já depois das nove e meia, tempo para a rubrica de cidade. Ana Simões foi à descoberta da fonte histórica do Jardim Botânico.

Ficamos depois com a magnífica voz de Jill Scott, com Cross my mind. O cartaz cultural entra logo de seguida e depois é a vez da rubrica de cultura, hoje com Claúdia Ferreiro e Susana Rocha.


Já na recta final do Alvorada, tempo para destacar o 80º aniversário de Clint Eastwood e o Dia mundial contra o tabaco.
Ficam aqui as despedidas de Ana Simões, Catarina Ribeiro e mais um Alvorada de segunda-feira. O programa está de regressa amanhã, às 9 horas, para encher a manhã de notícias.

Escutas: proposta que os 107.9 lhe faz todas as manhãs

1 comentários


Numa emissão conduzida por Ligia Anjos, o Alvorada desta quinta-feira arrancou com a revista das notícias do dia. O caso "Face Oculta" e as multas aplicadas aos jornalistas, pela violação da providência cautelar que impedia a divulgação das escutas do processo, foram destacados e alvo de comentário pelo professor de História, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Amadeu Carvalho Homem.

A reabilitação do Estádio Universitário para o Campeonato de Ténis Europeu, que vai ser acolhido por Coimbra, foi outro tema realçado pelo comentador. Amadeu Carvalho Homem acredita ser necessário um grande investimento para que todo o complexo desportivo tenha condições adequadas às necessidades dos estudantes.

A edição contou também com a presença do presidente da Secção de Direitos Humanos, Rui Claro. A propósito de um projecto-lei do Bloco de Esquerda que pode permitir mudanças de sexo legais, sem realização de cirurgia, Rui Claro assume a posição da secção que representa e defende a adopção de crianças por casais do mesmo sexo.

A rubrica de cinema trouxe as estreias da semana pela voz de Maria Eduarda Eloy. "A Era dos Inquietos", "A Mente dos Famosos" e "Príncipe da Pérsia: As areias do tempo" são os filmes que a RUC sugere para os próximos sete dias.

João Barros, em directo da Praça da República, tentou perceber como é que o proprietário de um dos quiosques de jornais e revistas, José Santos Machado encara o pagamento da multa de 400 mil euros pelos jornalistas que divulgaram as escutas do "Face Oculta".

Na Alta Universitária, Maria Eduarda Eloy foi falar com alunos da Universidade de Coimbra sobre o estudo de António Dornela, docente da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, que revela o quadro nacional dos licenciados: menos que no resto da Europa, com empregos que nem sempre correspondem ao curso que tiraram e com salários abaixo das expectativas.

Assim foi o Alvorada! de quinta-feira. Volte a acordar com a RUC amanhã de manhã.

Vizinhos e Compatriotas

0 comentários




O Alvorada desta Quarta-feira contou com José Santiago e Pedro Prola em estúdio, e a habitual revista de imprensa. Depois do dia dos vizinhos, os regionais fizeram o balanço. Os nacionais continuam a falar da saúde, noticiando o plano de redução de despesas que pode afectar o tratamento de doenças como o cancro. Fernando de Almeida, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Psiquiátrico, desdramatizou a situação. Em estúdio para fazer o comentário à actualidade, disse que "há hospitais que vão ter de fazer contenção", mas reafirmou confiança na manutenção da qualidade dos serviços prestados.

Sobre as medidas de redução do défice, Almeida diz que "são inevitáveis". "É preciso que as pessoas se convençam de que a situação é complicada, mas para além do realismo é preciso uma pontinha de esperança." Garante ser possível reduzir o desperdício para evitar aumentos de imposto. Defende ainda que a economia precisa de uma maior aposta nas exportações, com uma política externa "reequacionada" para a América do Sul e África.

Cláudia Ferreiro e André Carvalho foram até à Praça da República conversar com as pessoas. Sobre a possibilidade de aumento do preço dos transportes públicos, todos os utentes concordaram que bilhetes mais caros são uma má ideia. Já a propósito do anúncio da proibição da venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos, as opiniões dividiram-se. Um dos entrevistados disse que pode fomentar o desejo dos mais jovens pelo proibido.

Quarta-feira é dia de rubrica nacional e internacional. Hoje em destaque esteve a proposta do Bloco de Esquerda para regulamentar a actividade dos teatros e cine-teatros do país. O BE quer que se imponham mínimos de segurança, ligação à comunidade, e um director técnico para cada espaço. O projecto inclui ainda o co-financiamento estadual a estes equipamentos.

Em estúdio, Vasco Batista, do jornal universitário "A Cabra", falou sobre o trabalho jornalístico que fez acerca da semana internacional de solidariedade para com os Povos Não-Autónomos. O editor-executivo explicou que há 16 territórios nesta situação, sendo que alguns deles não querem a independência. A semana internacional termina no dia 1 de Junho.

O Alvorada regressa na quinta-feira (amanhã) com Diana Craveiro e Lígia Anjos.

"Acordai" para a poupança

2 comentários

Mais um dia que começa com o Alvorada. Hoje com Pedro Colaço e Catarina Ribeiro e como é terça - feira, com a participação de João Ribeiro, o director da Cabra e José Manuel Canavarro, professor da Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra, um dos comentadores habituais.

"Acordai", foi a música escolhida para despertar os nossos ouvintes e que antecedeu à habitual revista de imprensa.
Os jornais regionais fizeram manchete com o acidente de mota que vitimou um jovem de 17 anos, na manhã de ontem. Por sua vez, os nacionais trouxeram-nos em massa, o  anúncio que a ministra da saúde, Ana Jorge, fez relativamente às medidas de contenção de despesas, no âmbito de um plano que vai possibilitar que o estado poupe cerca de 100 milhões de euros. Entre estas medidas destacam-se o corte nas horas extra e a redução do preço dos genéricos.
Outro tema que está na ordem do dia foi o empate de Portugal com Cabo Verde no jogo de preparação para o Mundial. De realçar ainda as comemorações do dia dos vizinhos, que o nosso comentador abordou, explicando que nos dias que correm é cada vez mais difícil a convivência entre as pessoas.

Quase a terminar o programa fomos à rua ouvir a opinião de uma farmacêutica sobre estas novas medidas que Ana Jorge anunciou, pela voz de Pedro Crisóstomo.
Este foi mais um Alvorada, num dia marcado, como vem sendo usual, pela contenção de despesas.

Bárbara Silva   
 

E a Palma de Ouro vai para...o Alvorada!

3 comentários


Foi ao som de Teardrops dos The XX que começou o primeiro Alvorada da semana.
A revista de imprensa não teve comentador mas não deixámos de analisar as primeiras páginas dos jornais.
No Diário de Coimbra e no Diário As Beiras o grande destaque vai para o jogo de despedida de Sérgio Conceição. Uma partida que contou com grandes nomes do futebol como é o caso de Vítor Baía, Maniche, Petit, Jardel e ainda Sá Pinto. O jogo terminou empatado a 3 bolas e, como já seria de esperar, decorreu no Estádio Sérgio Conceição em Taveiro.

Parte dos jornais nacionais faz grande destaque à selecção nacional, que acabou por ser assobiada ontem na Covilhã. Foram cerca de 3 mil adeptos que ontem assistiram ao treino de 40 minutos, treino esse considerado curto pela grande maioria dos espectadores.

Na revista de imprensa houve ainda tempo para Pedro Colaço pronunciar os nomes dos vencedores do Festival de Cannes deste ano. O tailandês Apichatpong Weerasethakul foi o vencedor da Palma de Ouro, com o filme "Uncle Boonmee Who Can Recall His Past Lives". O Grande Prémio foi para Xavier Beauvois com "Des Hommes et des Dieux".

O Alvorada continuou ao som de Ready Able dos Grizzly Bear. E a não esquecer o Cartaz Cultural e a rubrica de Susana Rocha, que esta semana destacou a VIII Edição do Jazz ao Centro - Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra.

Houve tempo ainda para a rubrica de Cidade, que esta semana contou com a colaboração do repórter Pedro Crisóstomo. O futuro campo de golfe natural que vai ser construído em Coimbra foi o tema da rubrica.

E como hoje é segunda-feira, Pedro Colaço não dispensou a sua habitual análise ao fim-de-semana desportivo, com destaque para o jogo de despedida de Sérgio Conceição.

Para terminar, recordámos alguns acontecimentos que marcaram o dia 24 de Maio, como é o caso do início da Guerra dos Cem Anos e a assinatura do Tratado de Moscovo.

Alvorada de 24 de Maio, Ana Simões e Pedro Colaço.

Portugal afunda-se no "Economês"

0 comentários



Hoje pelas nove da manhã começou mais um Alvorada, orientado por Lígia Anjos e José Santiago. O programa contou com a presença do Presidente do Turismo de Coimbra, Luís Alcoforado e de Igor Pereira da secção de Direitos Humanos da Associação Académica de Coimbra.
Depois de começar a despertar ao som de Atlas Sound, deu-se início à habitual revista de imprensa com os jornais regionais, que hoje deram destaque à Universidade de Coimbra. O Diário de Coimbra manda para a primeira página a divisão de opiniões, dentro das faculdades, em relação à reestruturação dos saberes. Por sua vez o Diário as Beiras anuncia, também em primeira página, a necessidade de pagar para fazer sessões fotográficas e de filmagens na universidade. O preço varia conforme as salas requisitadas, podendo chegar aos 2000 euros.
Deixando a nossa cidade, seguimos para o país. Percorrendo os jornais nacionais o destaque foi quase sempre para a sobretaxa de IRS que vai começar a ser aplicada a partir de Junho. O nosso comentador, Luís Alcoforado considerou que a complexidade e a confusão da linguagem económica tem aumentado, tornando as noticias sobre o tema autênticas "charadas", num novo idioma, o "economês".
Outro tema bastante explorado nos jornais de hoje foi a conferência luso-brasileira, que Luís Alcoforado relacionou com o tema anterior, realçando a necessidade de encontrar uma identidade cultural comum e não apenas o estabelecimento de uma parceria económica.
Hoje é dia de estreias nas salas de cinema e de rubrica sobre a sétima arte, na voz de Cláudia Ferreiro. "Pesadelo em Elm Street", "Polícia Sem Lei" e "Juventude em Revolta"são os filmes recomendados para hoje.
E como é quinta-feira, a rubrica de Saúde também marcou presença no "Alvorada!", pela voz de Carina Rodrigues. A regeneração de tecidos isquémicos através da utilização de células estaminais pode tornar-se uma realidade, revela um estudo recente. A investigadora do departamento de Investigação e Desenvolvimento da Crioestaminal, Carla Cardoso, explicou melhor em que consistiu o estudo, para já, realizado apenas em animais.
Para terminar, Igor Pereira comentou a manifestação contra a homofobia e transfobia que atravessou a baixa de Coimbra na passada segunda-feira. O representante da Secção de Direitos Humanos alertou ainda para a violência doméstica entre casais homossexuais e a campanha de prevenção que a Associação de Apoio à Vítima está a desenvolver para acabar com o problema.

20 de Maio, Bárbara Silva e Maria Eduarda Eloy

''Este país não é para ricos''

1 comentários


Pouco depois das 9 da manhã, começa mais um Alvorada.
Catarina Ribeiro e Filipe Sousa conduziram o programa, que hoje contou também com a presença do Dirigente da FENPROF da Região Centro, Luís Lobo. Depois de ''My favourite colours'', dos Animal Collective'', tempo para a revista de imprensa.

Em destaque regional, a reestruturação dos saberes na Universidade de Coimbra. O comentador considera que ''uma das características mais importantes do Ensino Superior é a ligação com a investigação''.
Ainda de destacar também a concentração dos Associação de Bolseiros de Investigação Científica, ontem, na Alta Universitária. Luís Lobo afirma que o Ministro Mariano Gago ''passa por cima desta situações''.

A nível nacional, em destaque a entrevista de José Sócrates, ontem na RTP.
O dirigente da FENPROF diz que ''a única novidade que o primeiro ministro deu foi má: o plano de austeridade vai até quando for necessário''.
A economia foi o tema primordial dos temas nacionais. Luís Lobo destaca as dificuldades dos licenciados arranjarem emprego e o facto de o governo reduzir prestações sociais quando a taxa de desemprego é tão elevada.
 No ar, ficou ainda a questão ''Aumentar receitas ou diminuir despesas?''

Tempo ainda para as rubricas de Nacional/Internacional e Economia, peças que marcaram a estreia dos formandos da informação Nelson Coelho e Pedro de Almeida na antena dos 107.9.

''So long, lonesome'', dos Explosions in the sky fechou o nosso Alvorada.

O Alvorada dos avanços civilizacionais

0 comentários

Num dia em que muitos assuntos haveria para abordar, o Alvorada centrou-se na crise financeira e no casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Catarina Ribeiro e Pedro Prola, na companhia da comentadora e Presidente da Associação de Defesa e Apoio à Vida (ADAV), Ana Maria Ramalheira, encheram mais uma manhã de notícias.

A nível regional, destaque para a comemoração do Dia Internacional dos Museus na cidade de Coimbra e para a tomada de posse do Pró-Reitor Fernando Guerra, mas os grandes destaques foram temas nacionais.
Ana Maria Ramalheira, destacou a situação financeira, as actividades da função pública, os spreads e o plano de austeridade e o grande destaque foi dado à promulgação do casamento gay. A comentadora afirma que ''é uma questão de pura semântica (...) porque é uma questão absolutamente menor, que desvia as atenções do que realmente importa''.

Tempo para música, hoje na companhia de Stacy Epps e Lauryn Hill e para a rubrica 1290, de Lígia Anjos, que hoje nos trouxe as memórias de Germano Sousa.

Quase no fim do programa, tempo ainda para falar de desporto e economia. Em destaque, o futuro incerto de José Mourinho e a situação provocada pelo vulcão islandês.

O programa termina com uma breve abordagem de temas como o design, a dificuldade dos imigrantes regressarem ao país de origem, o nascimento (no ano de 1919) da grande dama do Ballet, Margot Fonteyn e ainda da Rádio dos Miúdos Fantásticos.

No Alvorada não há discriminação!

0 comentários


Em dia de luta contra a homofobia, o Alvorada começou com a revista de imprensa. A comentar esteve a directora da Escola Infanta Dona Maria, Maria do Rosário Gama. O Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde mereceu ser o primeiro destaque, isto porque a entidade espera apenas licenciamento para usar as suas próprias moléculas em exames de Medicina Nuclear. Desta forma, o ICNAS vai por fim à dependência de moléculas vindas de Espanha.

Maria do Rosário Gama destacou ainda o aniversário do Exploratório, que começa a ser celebrado amanhã. A nova localização do Centro de Ciência Viva no Parque Verde do Mondego tem aumentado as visitas. Desde há um ano, o número de visitas aumentou 30%.

Também em destaque, e como em estúdio tínhamos a directora de uma escola, não podíamos deixar de falar do caso da professora de Mirandela. Maria do Rosário Gama considera que Bruna Real não deveria exercer mais a profissão de docente isto porque defende que um professor deve guardar a sua imagem e manter uma postura séria e digna.

A directora da Escola Infanta Dona Maria manifestou ainda a sua opinião relativamente ao casamento entre pessoas do mesmo sexo. Maria do Rosário Gama afirma ser contra todo o tipo de discriminação e por isso espera uma resposta positiva do Presidente da República ao diploma do casamento homossexual.

O Alvorada teve tempo ainda para a habitual análise ao fim-de-semana desportivo, realizada por Pedro Colaço.
Para terminar, recordámos as efemérides que marcam o dia 17 de Maio.

17 de Maio, Ana Simões e Pedro Colaço.

Depois de um Cortejo, nada melhor que um Alvorada

0 comentários




De voz rouca devido à queima das fitas, o Alvorada deu início a mais uma semana de informação da Rádio Universidade.

O Cortejo da Queima das Fitas e a vitória do Benfica na Liga Portuguesa de Futebol são as notícias que preenchem a primeira página dos regionais e nacionais respectivamente.

A comentar a actualidade esteve o Director do Instituto de Medicina Legal, Duarte Nuno Vieira. Sobre o cortejo, deixou patente o prazer que tem ao ver que os estudantes continuam a usar esta altura para lançarem críticas, quer ao poder político, quer às condições do Ensino. Na opinião de Duarte Nuno Vieira, isso mostra que existe preocupação por parte dos estudantes, e nem os exageros estragam a festa, porque esta é a altura ideal para cometer esses exageros.

Sobre a outra notícia de destaque, o campeonato ganho pelo Benfica, ficaram os parabéns aos vencedores, mas também as críticas voltadas para os adeptos que mais uma vez se envolveram em casos de violência.

Por fim, os habituais destaques de segunda feira. Na análise desportiva, de realçar a vitória da AAC/OAF na última jornada do campeonato, a Regata Internacional Queima das Fitas e ainda a derrota do Basquetebol, que afasta a equipa das meias finais da liga.

Na cultura, os destaques da semana divididos entre a agenda cultural e a rubrica de cultura na voz de Susana Rocha. E ainda a rubrica de Cidade, onde Ana Simões destacou o conservatório de música de Coimbra.

Alvorada, 10 de Maio, Ana Simões e Pedro Colaço

Boa Queima!

0 comentários


Com a Universidade dividida em Pólos, o convívio entre estudantes de todos os cursos já não é o que era. Quem o diz é Amílcar Falcão, o comentador RUC desta manhã. A Queima das Fitas e tudo o que a envolve é uma das oportunidades pontuais para isso acontecer.

Hoje destaca-se o início das noites no Parque da Canção. Para a noite da Faculdade de Medicina, Shaggy a abrir o palco principal. Souls of Fire são os que se seguem. E na parte mais académica da noite sobe ao palco a Tuna de Medicina da Universidade de Coimbra. André Henrique e Teresa Alves: dj's Mega Hits a acabar a noite.

No dia a seguir às eleições britânicas, Amílcar Falcão destacou o que diz ser uma má notícia para a Europa. Para o comentador, a vitória de David Cameron, que se opõe ao Euro e a novos tratados comunitários, dificulta o processo de recuperação económica na União Europeia.

As actividades desportivas foram destacadas na rubrica de Desporto: é o caso da regata internacional. Na rubrica de Ciência falou-se de energias renováveis e de impactos ambientais.

Mais Alvorada segunda-feira. Até lá boa Queima!


Pedro Prola e Susana Rocha

A Serenata vai ser Monumental

0 comentários


O Alvorada de hoje contou com a habitual revista de imprensa e teve como comentador em estúdio o professor Carlos André, o director da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. A rubrica de saúde a cargo de Francisco Costa teve como tema um recente estudo da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra relativo a alergias. Devido a constrangimentos de tempo não foi possível haver destaques de cinema, mas, para compensar, tivemos a estreia da participação no programa da secção de Defesa dos Direitos Humanos com um espaço que vai passar a estar presente todas as quintas-feiras entre as 9 e as 10 nos 107.9 da RUC. As notícias mais destacadas no dia de hoje foram a "tragédia grega", como o Jornal de Noticias chamou aos protestos que ocorreram na Grécia e que originaram 3 mortos. Também o inicio das festividades da Queima das Fitas foram faladas, com a serenata a merecer o maior destaque, é já hoje à meia-noite e vai ter transmissão em directo na antena da Rádio Universidade de Coimbra que já restabeleceu a emissão online em www.ruc.fm.

Um Alvorada e um café por dia não imagina o bem que fazia

0 comentários

 ''Take me to somewhere nice'' da banda escocesa Mogwai foi a música que hoje abriu o nosso Alvorada!
Como habitual, começamos com a habitual viagem pelo mundo das notícias.

Catarina Ribeiro e Lígia Anjos trocaram a habitual terça-feira pela manhã de quarta-feira para conduzir mais uma edição do programa. Hoje na companhia do Director do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Coimbra, Fernando de Almeida.

A comemoração dos 70 anos do Portugal do Pequenitos; a primeira sessão do julgamento de Eduardo Simões; a presença da Ministra da Educação, Isabel Alçada, em Condeixa para a inauguração de duas salas numa nova escola; a recondução de Álvaro Maia Seco à frente da Metro Mondego e as faltas de condições nas Faculdades da Universidade de Coimbra foram as notícias de âmbito nacional destacadas hoje.

''Isto hoje está fraquinho em termos de notícias'' afirma o nosso comentador. Mais ainda assim de muitos assuntos se falou.
Fernando de Almeida sublinha a importância do Portugal dos Pequenitos na cidade e também no panorama internacional e aproveita ainda para acrescentar que o discurso de Álvaro Maia Seco foi ''forte e liderante e são necessárias posturas como esta''.

De Coimbra passamos para o país e também para o mundo. A educação, a crise na Grécia, o vulcão islandês e a candidatura oficial de Manuel Alegre à Presidência da República foram os assuntos primordiais.

O nosso comentador sublinhou a ''mudança significativa ao nível da educação que se está a fazer sentir no nosso país'' e destacou ainda a notícia sobre a apresentação oficial da candidatura de Manuel Alegre a Presidente da República explicando que ''o discurso do poeta de Coimbra dispara em todos os sentidos, mas no bom sentido, sendo um discurso enigmático''.

Tempo para a rubrica nacional/internacional. Pedro Prola destacou, hoje, as eleições no Reino Unido.

Já na recta final do Alvorada de dia 5 de Maio e num dia em que os jornais nacionais são como lugares-comuns de notícias ainda tempo para falar da vinda de Bento XVI  a Portugal. A notícia avançada pelo Diário de Notícias de que jogadores de alguns clubes portugueses vão oferecer camisolas ao Papa serviu de mote para o comentário de Fernando de Almeida, que refere que ''algumas equipas bem precisam, nem que seja como forma de agradecimento''.

 E é com destaques de notícias sobre economia e sobre uma reportagem relativa aos melhores países onde ser mãe que o Alvorada chega mais uma vez ao fim, mas volta já amanhã, na frequência do costume.

Da Grécia para Portugal, as Finanças Dominam a Ordem do Dia.

0 comentários


Depois da saudação inicial ao Alvorada de hoje, recebemos a visita dos Mesa, com a sua Mímica Sísmica.

Seguiu-se a revista de Imprensa, os jornais do dia abrem com a economia, o apoio à Grécia e os lucros da banca são os títulos mais repetidos.

O comentário esteve a cargo do professor Elísio Estanque, que viajou até à Grécia para comentar a crise europeia e os encargos que Portugal vai ter no plano de ajuda a este país. Ainda uma breve passagem pelos restantes títulos da imprensa, como por exemplo, a educação e a problemática dos professores. o comentário terminou com uma referência ao clássico do passado Domingo, lamentando a violência que rodeia o futebol.

De volta à música com os Madredeus, e o mais recente álbum, Metafonia.

No final o Arquivo da Universidade de Coimbra foi destacado por Catarina Ribeiro na rubrica de Universidade.

Com breves minutos para as dez, destacamos algumas das frases que marcaram a imprensa no dia de ontem.

Alvorada, 4 de Maio, Francisco Costa e Pedro Colaço, com a presença dos formandos João barros e Cláudia Ferreiro a alegrar a sua manhã.

O Alvorada não empata nem ao último minuto!

0 comentários


No dia mundial da liberdade de Imprensa, o Alvorada abriu com Teardrops dos XX.

De seguida, demos uma olhada às primeiras páginas dos jornais. Todos eles destacavam a vitória do Porto sobre o Benfica, por 3-1. Mas não foi isso que o director da Faculdade de Ciências e Tecnologias da UC, João Gabriel Silva, quis comentar. O professor começou a falar das medidas que vão ser aplicadas na Grécia, destacando os salários do Estado congelados até 2014, a abolição dos subsídios de férias em certos escalões e ainda a subida de 10 por cento nos impostos dos combustíveis. João Gabriel Silva fez ainda o paralelismo entre Portugal e a Grécia.

Um outro tema em destaque foi a visita dos deputados da Comissão de Assuntos Económicos e Inovação e Desenvolvimento Regional a Coimbra. O director da FCTUC considera a energia sustentável como meio fundamental para o desenvolvimento.

No Alvorada houve tempo ainda para o Cartaz Cultural e a habitual rubrica de Cultura, na voz de Susana Rocha.

E como não podia deixar de ser à segunda-feira, Pedro Colaço analisou o fim de semana desportivo, com destaque para o empate a 3 bolas entre a Académica e o Nacional.

Alvorada, 3 de Maio, Ana Simões e Pedro Colaço.