No Alvorada ninguém fica a perder

0 comentários

Com uma cidade enevoada e ainda a acordar da derrota de ontem de Portugal frente à Espanha, no Mundial de Futebol, o Alvorada arrancou a mexer, com os LCDSoundsystem.

O estúdio encheu, na companhia de Catarina Ribeiro, Ana Simões, Cláudia Ferreiro e Pedro Crisóstomo. Para o habitual comentário das notícias do dia esteve o presidente do Turismo de Coimbra, Luís Alcoforado.


Hoje que a tristeza domina as primeiras páginas dos jornais, Alcoforado lamentou o espectáculo que se gera em torno do mundial e alertou para algumas preocupações que, nas suas palavras, deveriam marcar a agenda.

O presidente do Turismo do Coimbra, também professor na Faculdade de Psicologia na Universidade de Coimbra, advertiu para a proposta do Ministério da Educação para a constituição de mega-agrupamentos de escolas, medida sobre a qual levanta dúvidas.

Ainda sobre educação, Alcoforado pegou nas declarações do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, que pede mais ambição para as universidades chegarem aos dois milhões de licenciados.
O país e o mundo passaram igualmente em revista no Alvorada de hoje, com a rúbrica de nacional e Internacional.
Em destaque, o Fórum "Coimbra - Uma questão de Cultura", que às 15 e às 17 horas tem lugar no Centro Cultural D. Dinis, numa organização conjunta entre a RUC e a Revista Via Latina.

João Miranda, director da revista, e Lígia Anjos - hoje no papel de directora de informação da RUC - entraram no ar aos microfones dos 107.9 para desvendar o que se espera do debate de logo à tarde.
Saber o que quer Coimbra para o futuro nas artes e na cultura é uma das perguntas que vai dominar os dois painés de discussão, entre os agentes culturais que vão participar.

O país e o mundo passaram igualmente em revista no Alvorada de hoje, com a rúbrica de nacional e Internacional.

Já com o sol a entrar pelas janelas do estúdio da RUC, o Alvorada terminou com um directo da Praça da República.

Amanhã, às 9 horas regressa mais um programa para despertar os estudantes e os conimbricenses.

Alvorada, Olé!

0 comentários





Sempre com boa disposição e notícias actuais, o Alvorada começou mais um dia RUC. 

Catarina Ribeiro e Lígia Anjos conduziram mais uma edição do programa informativo da manhã, na companhia do Director do Jornal A Cabra, João Ribeiro e do nosso habitual comentador e Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Coimbra, Fernando de Almeida. 


Em dia de jogo decisivo entre Portugal e Espanha, os jornais exploraram avidamente a partida mas há sempre tempo para outras temáticas actuais. 


No panorama regional e em destaque no jornal universitário, a candidatura de Cristina Robalo Cordeiro a reitora da Universidade de Coimbra, que Fernando de Almeida considera vir a ter muito impacto visto que é a primeira mulher que pode vir a ocupar o cargo. 
Destaque também para a época de exames, desta vez uma perspectiva centrada no trabalho dos docentes da UC, e ainda tempo para falar dos seis edifícios de Coimbra candidatos a património histórico (entre eles o Hotel Astoria, a Escola Avelar Brotero e a Penitenciária). 
Dentro dos assuntos regionais, Fernando de Almeida destacou as obras da Metro Mondego, a reabilitação do Convento de São Francisco (futuro centro de convenções) e as Festas da Cidade e da Rainha Santa Isabel. 


No panorama nacional especialmente dedicado ao Ensino Superior e à investigação. João Ribeiro e Fernando de Almeida falaram da segunda tomada de posse do reitor da Universidade do Porto e na insistência na investigação. 
A Universidade de Coimbra também deve perspectivar um futuro com base na investigação. 


Num dia em que o ensino foi o tema central, o mundial não escapou ao Alvorada. A comparação de Cristiano Ronaldo à Padeira de Aljubarrota, feita no jornal I foi alvo de discussão. Quanto às perspectivas para o jogo, João Ribeiro não tem grandes perspectivas, enquanto que Fernando de Almeida diz que 'é possível vencer se Carlos Queiroz não tiver medo de arriscar'. 


O Alvorada regressa amanhã, para mais uma viagem pelas primeiras notícias do dia. 

Viagens à volta da bola

0 comentários

A semana começou com um dos grandes êxitos dos The Mamas and the Papas, Monday Monday. No rescaldo da cimeira do G20, o Alvorada deu a volta ao planeta, qual bola de futebol.

Partimos de Toronto, onde Merckel e Cameron assistiram ao Inglaterra - Alemanha e fomos até aos Estados Unidos onde uma menina de 6 anos foi considerada uma ameaça à segurança interna. Num rápido voo até à África do Sul, falámos do Mundial de futebol, dos resultados e das polémicas. Daí, já com saudades de casa, viemos até Portugal falar da sondagem que coloca pela primeira vez desde 2002 o PSD à frente nas intenções de voto dos portugueses.

Esta foi a deixa do convidado de hoje, João Gabriel Silva. O director da FCTUC comentou esta notícia e elaborou mais considerações sobre a economia nacional e internacional com particular destaque para uma notícia do i, as novas regras para os bancos vindas de Bruxelas. Acabou com uma forte crítica as empresas de crédito fácil, "um assalto à mão armada" nas suas palavras, apontando ainda o dedo às "grandes manigâncias" da especulação bolsista.

Antes de partir do país ficámos a saber com José Santiago que os portugueses não dispensam um bom plasma para ver o Mundial, nesta que foi a primeira crónica da semana sobre o que se passa na África do Sul.

Já quase nas 10h ainda houve tempo para uma viagem até à Coreia (do Norte), visitámos o país dos Kim e demos voz à reportagem do P2 sobre o destino dos jogadores derrotados no mundial. Direitos Humanos, Gulags no século XXI e tecnologias à James Bond foram alguns dos tópicos discutidos esta manhã.

Antes do sinal horário, algumas efemérides sobre o que se foi passando no mundo neste dia em particular.

Por hoje foi tudo, mais viagens com Pedro Colaço e Nelson Coelho só na RUC, no Alvorada!

Do Brasil à Unidose

0 comentários


No dia em que Portugal tem o último jogo da fase de grupos contra o Brasil, a revista de imprensa do Alvorada contou com o comentário do Director da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. Amílcar Falcão não deixou grandes esperanças de vitória da Selecção Nacional. O comentador alerta que a Costa do Marfim não vai ter grandes dificuldades em vencer a Coreia do Norte. Cláudia Ferreiro esteve em directo a partir do café "Cartola" e chegou a outras conclusões. Os entrevistados esperavam, pelo menos, um empate face à selecção canarinha.

Amílcar Falcão escreveu na semana passada um artigo a criticar a venda de medicamentos à unidade (unidose). No Alvorada, explicou que a opção pode prejudicar os pacientes e não ser mais barata.

E esta noite realiza-se o primeiro desfile de marchas populares na baixa de Coimbra. Mas há algum desconhecimento por parte dos conimbricenses. É a conclusão a que Beatriz Assunção chegou, num directo telefónico a partir da Praça da República.

Na emissão conduzida por Pedro Prola e Filipe Sousa, houve ainda tempo para a rubrica de ciência. Cristiana Pereira falou no MB Phone, um software para o telemóvel que vai permitir às pessoas cegas a utilização de transacções do Multibanco através de comandos de voz.

Pedro Prola e Cláudia Ferreiro

Alvorada fresquinho!

0 comentários

Golo... golos e... muitos mais golos

O Alvorada inaugurou mais uma manhã na RUC. Nesta terça-feira a emissão foi conduzida por Ana Simões, com Marta Furtado e Maria Eduarda Eloy em estúdio.

Na revista de imprensa destaca-se na informação regional e nacional a goleada portuguesa frente à Coreia do Norte. As sete bolas a zero fizeram correr tinta e tiveram honras de primeira página de todos os jornais.

Na região de Coimbra nota para as obras da Metro Mondego que estão em risco de parar e também para a morte de quatro pescadores desportivos em alto mar.

A nível nacional fala-se das SCUT, que poderão começar a ser pagas já no próximo mês. A bancada parlamentar do PSD discute a lei com o Governo e afasta-se da oposição, que quer impedir a aprovação do decreto. Destaque nacional também para os exames de Matemática, que ontem se realizaram e baixaram os ânimos de muitos alunos. Na economia também é notícia a mobilidade de funcionários públicos, segundo a vontade do Governo, e a possibilidade de educação e saúde gratuitas serem removidas da Constituição Portuguesa.

A informação do dia foi hoje comentada pela presidente da Associação de Defesa e Apoio da Vida, Ana Maria Ramalheira. A chuva de golos e a vitória portuguesa foram recebidas com grande satisfação e esperança de que Portugal avance no Mundial. Também as SCUT e a forma como Coimbra pode ser afectada pela mobilidade imposta aos funcionários públicos foram temas de conversa. Ana Maria Ramalheira comentou ainda a politização do funeral de José Saramago, uma figura que se dizia ser heterodoxa, e o facto de as cinzas repousarem em Portugal.

As rubricas estiveram também presentes no Alvorada. Em Academia e Ensino Superior, Catarina Ribeiro e Pedro Crisóstomo, abriram as portas à Universidade de Verão. Excepcionalmente à terça-feira, esteve presente a rubrica de Cidade, que nas vozes de Ana Simões e Cláudia Ferreiro antecipou a Feira Comercial e Industrial de Coimbra.

Mesmo a acabar, houve ainda tempo para conhecer as últimas descobertas científicas e empregos de Verão pela Europa fora, que podem ajudar a conhecer outros países, enquanto se enche o mealheiro.

Ficou por aqui mais um Alvorada, mas não esmoreça, porque até já estamos no Verão. Amanhã há mais para despertar sempre na onda dos 107.9.

Maria Eduarda Eloy

A despedida polémica de Saramago

0 comentários




O Alvorada de segunda-feira, 21, foi conduzido por Pedro Colaço e Ana Simões, com Bárbara Silva, Maria Eduarda Eloy e Pedro Ricardo Almeida em estúdio ,e arrancou com a revista de imprensa. A nível local, os comerciantes da feira do Bairro Norton de Matos temem o encerramento do espaço; no Choupal o péssimo estado da via mobiliza protestos para o feriado da cidade a 4 de Julho; ainda na região de Coimbra populares agridem pirómano apanhado em flagrante delito; e, por fim, a criação de um Centro de Alto Rendimento de Jet Ski é uma possibilidade para a cidade.

Nas notícias nacionais grande destaque para o último adeus ao escritor José Saramago e a gaffe diplomática do Presidente da República. Cavaco Silva não compareceu à cerimónia fúnebre de Saramago para continuar as férias em família. Também foram salientadas as notícias do Mundial que antecipam o jogo de hoje, que opõe a selecção nacional à equipa norte-coreana.

Os comentários à informação do dia estiveram a cargo do docente do Instituto de Estudos Germânicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, António Sousa Ribeiro. A perda de um grande escritor e de um homem marcado por convicções e polémicas que nem na última hora cessaram foi motivo de conversa. Também a perda de alunos por parte dos colégios privados para as escolas públicas mereceu referência, assim como a questão da proposta que está a ser estudada pela Espanha no sentido de abolir o uso da burqa no país. Por fim, houve também tempo para falar de futebol, mais propriamente, criticar a monotonia dos jogos e salientar que apesar de ser uma competição internacional, grande parte dos jogadores fazem carreira na Europa, o que provoca a homogeneidade de estilos.

Para complementar a emissão não faltou o cartaz cultural, com sugestões para a semana toda e, também, a rubrica de cultura, nas vozes de Susana Rocha e Maria Eduarda Eloy, que apresenta o IV Festival das Companhias, pela primeira vez realizado em Coimbra.

Foi assim mais um Alvorada nos 107.9 de Coimbra, mas amanhã há mais, para um acordar diferente.



Alvorada não é só Mundial

0 comentários


O Alvorada de hoje começou como habitual com a revista de imprensa.
Em estúdio, esteve Isabel Campante da Escola da Noite que quis dar destaque ao futebol mas não pelas boas razões. Na opinião da comentadora a insistência da comunicação social no Mundial de 2010 deixa para plano de fundo temas mais relevantes como a crise.
Isabel Campante vai ainda mais longe e afirma que a equipa portuguesa devia regressar o mais rápido possível ao país.

Além do futebol discutiu-se o último fuzilamento nos Estados Unidos, em destaque na primeira página do Diário de Notícias. Apesar de Ronnie Lee Gardner, o duplo homicida condenado, ter sido o último recluso a ser executado desta forma, a pena de morte ainda é legal nos EUA. Facto que preocupa Isabel Campante que se posiciona contra esta forma de punição, "até porque nós sabemos bem da falibilidade do sistema".

Porque hoje é sexta-feira, ainda houve espaço para a rubrica de Ciência.
Tempo também para anunciar o arranque de um festival de teatro em Coimbra, organizado pela Escola da Noite. Começa na próxima terça-feira e acaba no domingo. Vai contar a participação de várias companhias de teatro de todo o país.

Chegou assim ao fim o Alvorada de sexta-feira nos 107.9FM.

O programa foi conduzido por Filipe Sousa e José Santiago com a participação de André Carvalho e Cláudia Ferreiro.


O Alvorada sempre dentro da actualidade

0 comentários




Yo la tengo, com ''If its true'' abriu hoje o Alvorada. Logo a seguir mais uma revista de imprensa. O programa contou ainda com o comentário do professor Amadeu Carvalho Homem.
O facto de contarmos com este professor da Faculdade de Letras foi o mote para o comentário sobre uma notícia do Diário de Coimbra, a reestruturação dos saberes na Universidade de Coimbra ameaça a FLUC de esvaziamento. A rejeição dos docentes de Letras às propostas de criação de uma “Faculdade de Ciências Humanas” foi o tema principal de intervenção. O professor teve tempo de lançar as suas críticas a uma utópica procura de “legalidade” por parte dos saberes humanísticos.

O nosso comentador ainda se debruçou sobre outra das grandes notícias do dia: o exame nacional de Português, que contou com textos Luís de Camões e de José Saramago, foi considerado como não sendo o mais apropriado para avaliar o conhecimento dos estudantes, nomeadamente pelo “solilóquio” deste último autor.
O Museu do Chiado foi também hoje alvo do comentário de Amadeu Carvalho Homem, um espaço afirmou ''trazer muitas memórias republicanas''. 

O programa de hoje contou ainda com um directo. Beatriz Assunção foi à rua e captou uma opinião optimista sobre o Mundial e sobre a notícia desportiva do dia: Jorge Costa vem treinar a Académica.

O professor Amadeu Carvalho Homem também falou das expectativas para o Mundial. Referiu a Alemanha como eventual campeã, num mundial que considera ''estar a ser medíocre''. O historiador adiantou ainda que há uma grande concentração da população portuguesa no campeonato do Mundo. 

Ainda houve tempo para a rubrica de Academia e Ensino Superior, hoje com reportagem de Bárbara Silva. Ficámos a saber onde vão os estudantes preparar os seus exames e quais as principais reclamações que apresentam às alternativas disponíveis.

 E assim começou mais um dia na RUC, a 17 de Junho de 2010.

O programa foi conduzido por Catarina Ribeiro e Ana Simões, com a participação dos repórteres Beatriz Assunção, Nelson Coelho e Sofia Costa.


Na RU( não se trabalha a prazo

0 comentários


O programa matinal de informação ru( contou com presença de Barbara Silva, Lígia Anjos e comentário do Administrador dos Serviços de Acção Social da Universidade de Coimbra, Jorge Gouveia Monteiro.
As noticias do dia dão conta do primeiro jogo Portugal frente à Costa do Marfim a acontecer logo pelas 15h. Nos jornais regionais, destaque para os 20.620 desempregados no distrito de Coimbra mas nem todas as noticias são más no dia em que se conhece a programação das festas de Coimbra "mostram ambição apesar da crise" referem "as gordas" do Diário de Coimbra de hoje.
A nível nacional os Comboios de Portugal estão em greve. Das 5h às 10h a adesão rondou os 86%, apenas um em seis comboios circularam esta manhã. Tempo ainda para falar da última medida tomada pelo Governo. A decisão de alargar portagens a outras SCUT. Uma decisão que pode ser tomada ainda este ano - mas que depende da avaliação que vais ser feita no segundo semestre.
Ainda a fazer manchete do Público e Diário Económico "PSD quer alargar contratos a prazo para os jovens". Jorge Gouveia Monteiro afirma que "o PSD como bom aluno europeu a propor uma coisa que vai no pior sentido possível - o sentido da precarização". A única resposta a esta decisão afirma o Administrador do SASUC é esta; "se o PSD tiver qualquer vontade de ganhar eleições deve estar a prazo também". "As pessoas quando votarem no PSD devem pensar que ele não pode estar quatro anos no Governo deve estar sim um ano. Sempre a prazo".
Tempo para uma viagem até ao Centro Cultural D.Dinis que voltou a abrir no 25 de Abril deste ano. O balanço de actividades é positivo apesar dos números serem modestos. A programação nocturna tem sido alternativa de entretenimento por parte de várias centenas de estudantes Jorge Gouveia Monteiro espera que assim continue.



O Alvorada não paga portagens

0 comentários


O Alvorada teve início as 9h da manhã, hoje conduzido por Ana Simões e Filipe Sousa. Abriu com a música Giving up the gun dos Vampire Weekend.

Seguiu-se a revista de imprensa com o apoio de Beatriz Assunção e Pedro Ricardo Almeida. O destaque regional foi para uma investigação do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra sobre a interrupção voluntária da gravidez, que vai ser conhecida em forma de livro a ser lançado hoje na FNAC Chiado, em Lisboa. O estudo indica que é necessário avaliar a incidência do aborto e constituir um observatório que garanta a formação de equipas técnicas.
Passando para a actualidade nacional, falou-se das SCUT e do Mundial de Futebol, com a estreia da selecção a acontecer a pouco mais de 24 horas. Os comentários à actualidade foram do líder parlamentar do Bloco de Esquerda. José Manuel Pureza falou da possível candidatura de Santana Lopes às Presidenciais, da inserção dos idosos nas famílias para ajudar nas despesas, das SCUTS e ainda deu tempo para manifestar a sua estranheza acerca da polémica afirmação de Nani ontem na chegada a Lisboa.

Houve tempo ainda para o Cartaz Cultural e rubrica de Cultura, bem antes de Ana Simões dar as efemérides, encerrando as hostilidades com Rodrigo Leão e Ana Carolina, em Vida tão estranha.

Foi assim mais um Alvorada, nos 107.9 FM.

14 de Junho, Alvorada. Ana Simões, Filipe Sousa, Beatriz Assunção e Pedro Ricardo Almeida.

Despertar com o Mundial de Futebol

0 comentários

Pelas nove da manhã começou mais um despertar com o Alvorada, nos 107.9, hoje moderado por Catarina Ribeiro e Ana Simões e contou ainda com a participação de três formandos: Bárbara Silva, Maria Eduarda Eloy e João Barros.

Jill Scott abriu a edição, com Golden, seguindo-se a revista pelos jornais regionais e nacionais. Os destaques de hoje foram para feira medieval, que já começou com diversas actividades e amanhã vai encher a Sé Velha e fazer Coimbra recuar no tempo. A nivel nacional, o Mundial de Africa do Sul faz a primeira página de todos os jornais generalistas: expectativas, o encontro entre Nelson Mandela e Cristiano Ronaldo, o primeiro jogo que vai abrir o evento, o concerto de ontem no estádio dos Orlando Pirates e muitos outros olhares sobre este acontecimento, que lança o continente africano para as bocas do mundo.
Ainda de destacar o discurso do Presidente da República, Cavaco Silva, nas comemorações do 10 de Junho, um apelo à união entre os portugueses num tempo em que o país atravessa uma "situação insustentável".

Pouco depois das nove e meia, os repórteres sairam à rua: Bárbara Silva e João Barros foram saber quais as expectativas dos conimbricenses para o Mundial e Maria Eduarda Eloy foi conhecer as opiniões dos estudantes da UC sobre os alunos que entram em medicina em Espanha.

Já quase na recta final de mais um Alvorada, foi tempo da habitual rubrica de ciência e tecnologia, com Marta Furtado.


Esta emissão terminou ao som de Break it de Benga.
O Alvorada está de regresso amanhã, nas manhãs da RUC.

Bárbara Silva e Maria Eduarda Eloy

Faculdades Chumbadas pelos Estudantes

0 comentários


No dia Mundial dos Oceanos o Alvorada de hoje começou ao som de Sia, com o tema I'm Not Important To You. Seguiu-se a Revista de Imprensa, um olhar pelas primeiras páginas dos jornais regionais, nacionais e especializados.

Em destaque no Diário de Coimbra os resultados do inquérito de Sistema de Gestão da Qualidade Pedagógica (SGQP). O Professor da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, José Manuel Canavarro, está de acordo com a avaliação dos alunos, que deram negativa às condições físicas e materiais da Universidade e avaliaram com Bom os docentes. O comentador de hoje destacou o facto de, mesmo assim, a opinião dos alunos ter pouca influência na gestão do ensino.

Nos jornais nacionais destacam-se as notícias sobre a educação. Os professores recusam ser avaliados com notas arredondadas. Por outro lado há cada vez mais alunos à procura de apoio extra-curricular para os exames nacionais.

No jornal universitário "A Cabra", destaque para a situação da Universidade de Ciências e Tecnologia que se encontra sem Conselho Pedagógico há um ano. Em estúdio tivemos o director do jornal, João Ribeiro, que realçou o facto de o antigo Presidente do Pedagógico, Rogério Leal, estar a assegurar o conselho de uma maneira "informal" até Novembro.

Porque hoje é terça-feira, houve tempo ainda para a Rubrica de Academia e Ensino Superior. Catarina Ribeiro e Bárbara Silva foram descobrir onde os alunos estudam.
Lígia Anjos e Nelson Coelho deram a conhecer o antigo Dux Veteranorum, Heitor Gomes, numa entrevista que deu tema à Rubrica 1290.

Alvorada, 8 de Junho, Pedro Colaço, Nelson Coelho e Cláudia Ferreiro.

Alvorada dobra Cabo da Boa Esperança e chega a África do Sul

0 comentários


A semana começou com o programa Alvorada, conduzido por Ana Simões, Lígia Anjos e Milton Vogado.

Ontem, foi a benção das pastas em Coimbra. Na Sé Nova estiveram menos finalistas do que nos anos anteriores. O Bispo de Coimbra, D. Albino Cleto pediu aos estudantes para não cederem à "competição traiçoeira".
A partida da Selecção Nacional para a África do Sul é a notícia principal nos jornais diários nacionais. Os jogadores portugueses partiram num vôo da companhia aérea TAP e à chegada estavam milhares de pessoas para apoiarem os "navegadores".
A Segurança Social vai obrigar cerca de 23 000 devedores a pagar as dívidas. As notificações já seguiram pelo correio. O dinheiro recuperado pelo organismo estatal tem vindo a aumentar nos últimos anos.
O Governo vai permitir aos alunos com 15 anos passarem do 8º ano para o 10º ano. A oposição prepara-se para travar o despacho da ministra da Educação.
Esta segunda-feira é marcada por ser o primeiro dia do governador Carlos Costa. O novo governador toma posse hoje, mas irá enfrentar dossiers complicados, como o reforço da supervisão financeira e o acompanhamento dos bancos.
No mercado financeiro, a telefónica tem uma semana para subir oferta pela Vivo. Os espanhóis podem aumentar o preço de 6,5 milhões até dia 15.
Em tempo de exames, o consumo de estimulantes disparou para um número impressionante. Nos últimos 12 meses foram vendidos quase 525 mil embalagens, mais 66% que há dois anos.

As notícias mereceram o comentário do Dr. Fernando Almeida, Director do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Coimbra.

Esta manhã tivemos tempo para a rubrica de Cultura, pela voz de Susana Rocha. Ainda na Cutura o destaque foi para os 102 mil visitantes na festa de Serralves. A sétima edição contou com mais 16 mil visitantes do que no ano passado.
O Alvorada regressa amanhã ás 9 horas em ponto nos 107.9 FM.
Milton Vogado

Um ciclo vicioso para o conflito israelo-palestiniano

0 comentários


Numa emissão conduzida por Pedro Colaço, com Maria Eduarda Eloy, o Alvorada! de quinta-feira contou com a habitual revista de imprensa.

Em Coimbra falou-se de um conflito de vizinhos na Conchada, que continua com insultos e agressões dentro de portas do tribunal, onde o caso está a ser julgado. Nos diários locais foram ainda destacadas notícias sobre a detenção de um suspeito de sequestro e tráfico de pessoas para Espanha e, no desporto, a contratação do treinador André Villas-Boas pelo Futebol Clube do Porto.

No país, a OPA hostil da empresa de telecomunicações espanhola Telefónica à homóloga brasileira Vivo continua, com novos desenvolvimentos. Também é notícia o corte nas deduções do IRS que o governo português quer aplicar já no próximo ano.

Em estúdio esteve Isabel Campante, da companhia de teatro Escola da Noite, que comentou a actualidade. Os casos Jardins do Mondego e Apito Dourado foram alvo de crítica. Isabel Campante considera que há discrepâncias na eficácia da justiça consoante os casos sejam de maior ou menor dimensão. Quanto mais grave for o delito, mais tardia é a punição, na opinião da comentadora. O Festival das Artes, apresentado ontem, também foi alvo da atenção de Isabel Campante, que aplaudiu a descentralização do evento. A representante da Escola da Noite destacou ainda uma notícia que já não é apresentada nas primeiras páginas dos jornais: a catástrofe ecológica gerada pela ruptura da plataforma petrolífera da BP ao largo dos Estados Unidos da América.

De um desastre ecológico fez-se a ponte para uma catástrofe de direitos humanos. Inês Lopes da Secção de Defesa dos Direitos Humanos da Associação Académica de Coimbra também comentou a actualidade internacional, com uma reflexão sobre o ataque de militares israelitas a uma frota de ajuda humanitária que seguia em águas internacionais para a faixa de Gaza. O acontecimento gerou um pequeno debate entre as duas comentadoras, com opiniões complementares.

A rubrica de saúde teve, também, espaço na manhã de hoje. Na voz de Ana Simões e Maria Eduarda Eloy foi feita a retrospectiva do Dia Mundial Sem Tabaco 2010.

Como é quinta-feira, e dia de estreias, o Alvorada! lançou a sugestão dos filmes para a semana."Wendy e Lucy", John Rabe", "O Sexo e a Cidade 2" e o filme português "Um Funeral à Chuva" são escolhas que pode fazer.

O programa informativo das manhãs da RUC regressa amanhã. Acorde em 107.9 FM.

Maria Eduarda Eloy e Pedro Colaço



Vem brincar com o Alvorada!

0 comentários


Dia 1 de Junho, Dia Mundial da Criança. O Alvorada também se lembrou hoje dos mais pequeninos.


Catarina Ribeiro e José Santiago conduziram mais um programa das manhãs RUC.
Depois da habitual revista de imprensa, tempo para comentários, hoje na voz da Presidente da Associação de Defesa e Apoio à Vida, Ana Maria Ramalheira.


Hoje em destaque o embargo do lote dos Jardins do Mondego e a recolha do Banco Alimentar no passado fim de semana. No total, foram arrecadadas duas mil toneladas de alimentos, mas em Coimbra os números  de recolha decresceram 20%.


No plano nacional, destaque para a publicação em Diário da República do documento que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Ana Maria Ramalheira, no seu ponto de vista, afirmou que ''assim como o Primeiro Ministro reuniu com a LGBT, também deveria ter reunido com a plataforma cidadania e casamento''
Tempo para falar novamente do Dia da Criança e da importância de manter um contacto regular com as famílias para prevenir situações de maus tratos. A Presidente da ADAV referiu que ''nestas situações não há uma receita mágica, é necessário acompanhamento''


A nível internacional, falou-se do desenrolar de uma nova onda de conflitos no Médio Oriente, depois do ataque israelita, ontem, a um navio de ajuda humanitária turco.
A apresentação de José Mourinho como treinador do Real Madrid está patente em todos os periódicos. ''À sexta apresentação, Mourinho volta a não fazer promessas'' é uma das frases destacadas nos jornais nacionais.
O Prémio Camões, que este ano foi arrecadado pelo poeta brasileiro Ferreira Gullar e os dados que revelam que Portugal é o segundo pior país da OCDE no que toca à escolaridade média foram também tema de conversa.


O Alvorada foi até às ruas de Coimbra. Em directo do Museu Machado de Castro tivemos Bárbara Silva que foi descobrir o que o museu oferece hoje aos mais pequenos.


Tempo para falar de ensino. Hoje em destaque na rubrica de ensino superior, o número de horas que os estudantes do ensino superior passam dentro de uma sala de aula e as consequências que isto traz para o seu aproveitamento, uma reportagem de Pedro Crisóstomo.


O repórter andou pelas ruas da cidade para descobrir opiniões da população sobre a publicação do documento que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo em Diário da República.


Despedidas feitas, chega ao fim mais um Alvorada. Está de regresso amanhã, às 9 horas, com mais notícias frescas.