Ouvir o Alvorada não é uma medida de austeridade

0 comentários

O Alvorada de hoje começou com a habitual revista de imprensa, onde as medidas de austeridade anunciadas ontem à noite pelo Governo e os concertos dos U2 deste fim-de-semana estiveram em especial destaque. O comentário foi feito pela presidente da direcção da ADAV Ana Maria Ramalheira que destacou as medidas de austeridade a ser apresentadas no orçamento de estado para 2011, Ana Maria Ramalheira culpou o Estado pelo atraso na aplicação de medidas e considera que haviam outras alternativas.

E porque quinta-feira é dia de estreias de cinema, o Alvorada deu destaque ao filme que chega hoje às salas de cinema "Embargo", uma adaptação de Saramago pelo realizador António Ferreira.

Tempo ainda para mais uma sugestão cultural, o espectáculo "República Carlos Paredes" que sobe ao palco esta noite, às 21h no Teatro Académico Gil Vicente. Lourenço Leitão, promotor e produtor do evento, veio até aos estúdios da Rádio Universidade de Coimbra e anunciou uma noite onde se vai relembrar Carlos Paredes com um toque pessoal dos intérpretes.

A emissão foi conduzida por Carolina Silva e Pedro Colaço.

Consumir informação ru(: uma forma "diferente" de estar na vida

0 comentários


Num dia em que a crise e o estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico dominam as primeiras páginas dos diários nacionais, o Alvorada não trouxe apenas notícias negativas. 
Com boa disposição e um estúdio cheio, o programa informativo das manhãs RUC começou com a habitual revista de imprensa, hoje com os comentários da jornalista Diana Andringa. 

Em destaque, além da crise e do congelamento de salários, estiveram os direitos dos animais, as mães adolescentes, o exagero do futebol, a tribuna de rua, as relações das mulheres com a política e aproveitando a presença da conceituada jornalista nos estúdios da Rádio Universidade de Coimbra focou-se o modo como se faz jornalismo actualmente.
Imparcialidade, consumidores de informação, emoção e as duas partes da notícias foram alguns dos  conceitos chave que prolongaram o comentário até bem perto das 10H. 

Tempo para directo da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde está a decorrer a Feira Orgulha-te AAC. A repórter Beatriz Assunção contextualizou a iniciativa e descreveu o ambiente no segundo dia da iniciativa. 

Depois tempo para procurar o teatro na zona história da cidade.  A RUC recebeu hoje  a visita do CITAC para explicar a sua mais recente actividade. 'Procura-se' é o nome dos workshops de rua que estão a decorrer até hoje ao final da tarde na Praça 8 de Maio e que pretendem fazer chegar o teatro a vários tipos de público.

O Alvorada de hoje chegou ao final, numa emissão marcada pelo regresso da dupla Catarina Ribeiro e Lígia Anjos aos comandos do programa. 














"RUC, campo recheado de novidades"

0 comentários

"Bom dia, seja bem-vindo a mais um Alvorada", foi assim que os 107.9 começaram mais uma manha da informação, na companhia de Bárbara Silva, Cristiana Pereira e Nelson Coelho, e recheado de novidades.

Começamos como todos os dias pela revista de imprensa, onde demos destaque a crise, a corrida ás residências e à situação politica do país. Estes temas foram também eles destacados pelo nosso comentador, o Dr.António Maló Abreu.

O nosso programa seguiu, recheado de novidades: por ser o dia Mundial do Turismo
tivemos Luís Alcoforado a falar-nos das comemorações para este dia e a desvendar o projecto inovador: monumentos de Coimbra vistos na Internet a 360º. Houve também tempo para falar de jornalismo,com o professor João Figueira, tendo em conta que logo a noite, no teatro da cerca de São Bernardo é apresentado o documentário de Diana Andringa "Tarrafal, campo da morte lenta".

Despedimo-nos assim de mais um Alvorada, que regressa amanha com mais boas noticias. Até lá, a informação volta a antena dos 107.9 pelas 5 da tarde.

Metro, sim ou não!

0 comentários

O Alvorada começou com uma música de Goldfrap para animar a manhã de quarta-feira.
Seguiu-se a habitual Revista de Imprensa. Em Coimbra o destaque vai para a Assembleia-Geral (AG) da Metro Mondego que está marcada para as quatro horas da tarde, mas com a nota de que ainda não é seguro que se realize já que o accionista Estado pode voltar a não comparecer como aconteceu na última AG, atrasando a decisão sobre o futuro do projecto.
A Universidade de Coimbra foi ultrapassada pela Universidade Nova de Lisboa no ranking internacional britânico "QS Top World Universities 2010". A instituição de Coimbra desceu 30 pontos já que os critérios determinantes foram o prestígio docente e a taxa de emprego.
A comentar as notícias do dia tivemos o presidente da Empresa de Turismo de Coimbra, Luís Alcoforado que destacou a garantia de empregabilidade que o Ensino Superior pode oferecer.
Em entrevista tivemos três membros do AIESEC de Coimbra. A vice-presidente, Carolina Santos explicou como funciona a associação. Sara Alves apresentou o projecto Leadership Tournament, uma iniciativa que apela à liderança e empreendorismo dos jovens. Por fim, Natália Costa uma estagiária do AIESEC, de nacionalidade brasileira contou-nos como está a ser a experiência de trabalho na associação.
O programa acabou com um som calmo dos Norte- Americanos White Stripes.
Produção e locução de Cláudia Ferreiro e Catarina Ribeiro.

Cláudia Ferreiro

E puff!... Fez-se Alvorada

0 comentários


O Alvorada de hoje começou com a habitual revista de imprensa, onde o recuo da fome no Mundo, o novo horário das cadeias de supermercados e as acusações de Arnaut ao PS sobre o Serviço Nacional de Saúde foram notícias de destaque. Em estúdio para comentar as notícias do dia esteve a docente da Faculdade de Ciências do Desporto e da Educação Física Elsa Silva.
Seguiu-se uma entrevista telefónica sobre os Encontros Mágicos a Luís de Matos, recentemente distinguido como o ilusionista da década pelo Prémio Merlin.
O tema central do programa desta quarta-feira foi a importância da Universidade de Verão da UC no futuro dos alunos que a frequentam e juntaram-se em estúdio à Professora Elsa Silva dois alunos que participaram em edições anteriores do projecto para debater esta questão.
Tempo ainda para um directo da Sala dos Capelos onde decorreu a Abertura Solene das Aulas na Universidade de Coimbra com o repórter Nelson Coelho.
A emissão foi conduzida por Carolina Silva e Ana Simões.

Alvorada matriculado em 107.9

0 comentários


O Alvorada arrancou hoje ao comando de Bárbara Silva e Ligia Anjos, dedicado ao primeiro dia das matriculas no ensino superior.

Começamos por dar uma alhada nos jornais regionais, que hoje destacaram a vitoria da Académica sobre a Naval, o metro Mondego, que mais uma vez é posto de lado pelo governo por falta de dinheiro e finalmente, em grande plano, o inicio do ano lectivo: a procura de quartos e as vagas quase 100% preenchidas. Este era também o grande tema dos jornais nacionais, aliado à necessidade do acompanhamento dos pais no início da vida escolar.

Os comentários à revista de imprensa estiveram a cargo do professor e director do Museu da Ciência, Paulo Gama Mota, que se debruçou essencialmente sobre o inicio do ano lectivo.

Os 107.9 seguiram directamente para a faculdade de Medicina, com a repórter Carolina Silva a falar com futuros estudantes que estavam prestes a matricular-se. Regressámos a estúdio para conversar com a Dr. Isabel Teixeira, responsável pela divisão do aluno e com o presidente da Associação Académica de Coimbra, Miguel Portugal, que nos deram mais detalhes sobre a logística deste primeiro dia das matriculas.

O Alvorada despediu-se já em cima das 11. Está de regresso amanhã para continuar a acompanhar de perto a chegada dos novos estudantes à Universidade de Coimbra.

Alvorada social

0 comentários

No último Alvorada da semana, o comentador foi Amadeu Carvalho Homem. A imprensa foi escrutinada pelo historiador que falou do crime da moda, das visitas importantes à cidade, da queima do Corão, de Cavaco Silva e das comemorações à República. Sobre a actualidade política, o professor da Faculdade de Letras afirmou que deve haver um entendimento entre os diferentes partidos. É preciso evitar uma “catástrofe económica” que ponha em causa a democracia. O também comissário das celebrações em Coimbra do centenário da I República falou sobre o programa diversificado que vai decorrer de 15 de Setembro até 15 de Dezembro.

Mas o destaque do dia foi mesmo o novo regulamento de atribuição de bolsas a estudantes do ensino superior. Nelson Coelho moderou o debate entre o Administrador dos SASUC e o Presidente da DG/AAC. Tanto Jorge Gouveia Monteiro como Miguel Portugal falaram das dúvidas e certezas trazidas pelo novo documento, um texto legal tido como vago e dependente da fixação de normas técnicas. O Presidente da DG/AAC reiterou que levará a cabo as acções necessárias para proteger o interesse dos estudantes.

Um programa conduzido por Pedro Prola e Nelson Coelho, com o co-piloto em modo automático.

Olh'ó robot no Alvorada

0 comentários



Nesta quarta-feira teve lugar um novo Alvorada com a actualização da informação regional e nacional. Na revista de imprensa, o crime tomou conta da quase totalidade das primeiras páginas dos diários regionais. No país assinalou-se o início do ano lectivo, que ficou marcado também pelos indicadores de desemprego que se mostram mais positivos para os licenciados. Segundo o Público, não há mais emprego mas os "jovens que estão no superior preferem prosseguir estudos a enfrentar o mercado de trabalho".
O coordenador do colóquio Controlo 2010 que hoje começa oficialmente no Pólo II da universidade, Norberto Pires, foi entrevistado para o Alvorada por Catarina Ribeiro. Destaca-se a internacionalização do evento, que este ano inclui cerca de 60 por cento de trabalhos de investigação estrangeiros, embora a centralidade seja dedicada aos investigadores nacionais.
Por telefone esteve em directo 
João Manuel Fernandes, professor de Astronomia e Astrofísica no departamento de Matemática da Universidade de Coimbra e que em 2009 foi o coordenador nacional do Ano Internacional da Astronomia.
Desde segunda-feira, nomes de referências na área da astronomia de todo o mundo estão reunidos em Lisboa, no Encontro Europeu e Nacional de Astronomia , em que mais de 600 investigadores partilham informação em áreas como os planetas extra-solares ou a formação do universo.
Houve ainda tempo para Sofia Costa desvendar o 14º Festival de Magia de Coimbra, que arranca na próxima semana e para ouvir um trabalho do grupo de performance poética Aranhiças e Elefantes. 
O Alvorada regressa amanhã, como sempre em 107.9. Continue na companhia da RU(.

O Alvorada está de olho em Coimbra...

0 comentários



10h de 2ª feira, dia 6 de Setembro de 2010. O Alvorada começou com a habitual revista de imprensa, hoje comentada ao telefone pelo Prof. Amílcar Falcão, director da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. Em cima da mesa estiveram questões como a recusa de consultas na unidade de tumores ósseos dos HUC, o atraso na colocação dos professores e o cessar-fogo da ETA.
Em estúdio para debater o tema da video-vigilância urbana estiveram presentes o Prof. Licínio Lopes, director da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, e o Prof. Elísio Estanque, docente da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
Acerca deste assunto ouviu-se ainda Carlos Encarnação, Presidente da Câmara Municipal de Coimbra e Armindo Gaspar, presidente da Associação para a Promoção da Baixa de Coimbra.
A emissão foi conduzida por Nelson Coelho, Lígia Anjos, Cristiana Pereira, Carolina Silva e Beatriz Assunção.

O regresso de Setembro

0 comentários


10h05, começa mais uma manhã informativa na Rádio Universidade de Coimbra. Hoje com Catarina Ribeiro e Bárbara Silva a assumir os comandos na viagem pelo mundo noticioso. Os comentários à revista de imprensa estiveram na voz do Presidente da Turismo de Coimbra, Luís Alcoforado.

Falou-se da Metro Mondego e do avanço nas demolições na Baixa de Coimbra.  Luís Alcoforado não acredita que este seja o último passo no projecto de mobilidade do Mondego e focou, mais uma vez, o facto de o dinheiro para a modernização do país ficar quase sempre na região de Lisboa.
O desemprego em Portugal (que atingiu, em Junho deste ano, os 11%) foi também destacado por Luís Alcoforado. Acrescentou ainda que cada vez há mais desemprego continuado, de pessoas que foram despedidas e não conseguem voltar ao trabalho. O presidente da Turismo de  Coimbra deu também ênfase à dificuldade dos portugueses em enfrentar as dificuldades e à vaga de incêndios que tem assolado o país.

Aproveitando a presença do nosso convidado, tempo para fazer um balanço do turismo na cidade. Luís Alcoforado adiantou que houve um acréscimo um pouco acima da normalidade no turismo e referiu que a evolução desta área depende de uma aposta continua na animação turística.

Tempo para Caribou e LCD Soundsystem invadirem a Rádio Universidade de Coimbra.

Já na recta final do Alvorada, retomamos novamente a temática do turismo. Desta vez, Artur Corte Real, falou das actividades no Mosteiro de Santa Clara a Velha. O cinema e a criação de novas dinâmicas são duas das grandes apostas para atrair mais visitantes.

Para terminar o programa de hoje, tempo para falar também em educação. Destaque para o lançamento do livro ''Guia de Sobrevivência do Professor e Educador Contratado'', pela FENPROF.  O fecho do jornal O Independente, no passado dia 1 de Setembro de 2006 foi também relembrado neste Alvorada.

O programa regressa amanhã, com destaques das sétima arte e mais notícias para um acordar cheio de novos conteúdos.