Alvorada RUC em dia de Casamento Real

0 comentários

O Alvorada de hoje contou com a presença do comentador César Henriques, Presidente do Núcleo de Estudantes de Química. O programa começou, como habitualmente, com a revista de imprensa.


Nos jornais regionais deu-se destaque à nomeação do Padre Virgílio Antunes, reitor do Santuário de Fátima para bispo da Diocese de Coimbra. “A nomeação foi anunciada ontem pelo Vaticano e a ordenação episcopal ficou marcada para 3 de Julho, no Santuário de Fátima” adianta o Diário de Coimbra.


Já nos jornais nacionais destacou-se o casamento real de William e Kate que está já a decorrer e que se vai prolongar pelo dia de hoje.

O programa foi marcado também pelas vitórias do Benfica e do FC do Porto na Liga Europa. César Henriques diz que “é mesmo a contradizer. Tão mau finaceiramente e tão bem futebolisticamente” e classifica ainda que “é mesmo à português mas o futebol está de parabéns”.

Ainda em cima da mesa esteve a crise financeira e política do país com as polémicas nas negociações da Troika. PSD ameaça apresentar a sua posição directamente à Troika caso o Governo não disponibilize a informação desejada pelo PSD.


E porque hoje é o dia mundial da dança, na segunda parte do Alvorada foi apresentada uma peça de Rita Mira Marques sobre o tema. Já na recta final, destacaram-se propostas para o fim-de-semana como a Exposição do World Press Photo no Museu da Electrecidade, em Lisboa, e o mais recente filme de Manuel de Oliveira, “O estranho caso de Angélica”.


O Alvorada teve a participação de Nelson Coelho, Sandra Portinha, Bárbara Silva, Tiago do Carmo e Sofia Serrano.


Por Sandra Portinha


Alvorada musical

0 comentários

Como habitual, o alvorada começou com as principais no tícias do dia de hoje relativas à academia e à cidade de Coimbra. De seguida passámos à revista de imprensa, em que demos a conhecer os principais destaques da imprensa regional e nacional. Os temas mais falados foram a economia e o desporto com as medidas de aplicação do FMI e a primeira meia-final da liga europa, disputada entre equipas nacionais.

Depois da revista de imprensa explorámos ainda algumas das notícias mais re,evantes do dia de hoje e ainda procurámos aquelas que diziam respeito à cidade de Coimbra e à universidade na imprensa nacional.

O alvorada de hoje teve ainda direito a muita música com artistas como radiohead para banda sonora do primeiro espaço informativo do dia da ruc.

O Alvorada vestiu-se de negro

0 comentários


Hoje, o Alvorada teve uma estrutura diferente. Começou por um momento de homenagem a António Luzio Vaz, que trabalhou durante toda a vida em prol dos estudantes e faleceu ontem de manhã, nos Hospitais da Universidade de Coimbra, vítima de doença prolongada. Amílcar Falcão, director da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra e vice-reitor da UC, dedicou algumas palavras a Luzio Vaz e à família.

Seguiu-se a habitual revista de imprensa. A morte de Luzio Vaz é o grande destaque de hoje na imprensa regional; os jornais nacionais fazem manchetes com o 25 de Abril de 1974 e as mudanças dos últimos 37 anos.

O comentário ficou mais uma vez a cargo de Amílcar Falcão, que comparou a tolerância de ponto da passada quinta-feira - aquando da vinda de técnicos da "troika" a Portugal - a alguém que vai pedir um empréstimo ao banco mas "passa férias em Miami". Amílcar Falcão partilhou ainda, na primeira pessoa, o modo como viveu o 25 de Abril de 1974.

Na última etapa do programa, saltámos 37 anos para trás e revivemos o 25 de Abril hora-a-hora, numa espécie de rádio-novela.

A emissão foi conduzida por Carolina Silva e Rita Mira Marques.

O turismo em Coimbra a marcar o Alvorada

0 comentários

No Alvorada de hoje, com Vasco Batista, Pedro Colaço e Rita Mira Marques, os comentários à revista de imprensa chegaram pela voz de Isabel Campante, responsável pela comunicação n'A Escola da Noite.

Numa manhã cinzenta e chuvosa, o Alvorada proporcionou um olhar atento sobre as principais temáticas presentes nos jornais nacionais, com principal destaque para a subida do PS (Partido Socialista) nas sondagens para as eleições a decorrer a 5 de Junho, as negociações de Portugal com a Troika e, no desporto, a reviravolta na Taça de Portugal, com a vitória do Porto sobre o Benfica. Quanto aos jornais regionais, destacou-se a chegada do visitante cem mil ao convento de Santa Clara-a-Velha e a mudança ecológica para lâmpadas LED nos semáforos, em toda a cidade. Além disso, a enchente de turistas brasileiros e espanhóis esperada no próximo fim-de-semana em Coimbra, a par das actividades na baixa da cidade, ocuparam também a manhã.

A comentadora de hoje, Isabel Campante, deu grande ênfase à questão do turismo de Coimbra ter sofrido uma grande evolução nesta Páscoa, com grandes enchentes nos hotéis da cidade, que se encontram quase esgotados. Destacou também a programação cultural na cidade para esta altura e do papel da empresa municipal Turismo de Coimbra. Falou-se também na violência em Coimbra e consequente passividade da população, recordando o incidente de Janeiro com Manuel Pires da Rocha, director do Conservatório de Coimbra e militante activo no PCP (Partido Comunista Português) e candidato a deputado, na estação de Coimbra-B, agora desenvolvido no suplemento P2 do Público.

Ainda houve tempo para sortear bilhetes duplos para a final da Taça da Liga a decorrer este Sábado no Estádio Cidade de Coimbra entre o Benfica e o Paços de Ferreira.

Por Rita Mira Marques

Alvorada com comentário... concentradíssimo

0 comentários




Nem a chuva e a trovoada arrefeceram o Alvorada de hoje, que contou com a presença do habitual comentador das terças, Elísio Estanque, Docente da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
Depois de passado um pente fino sobre os jornais do dia, foi tempo de comentar as notícias, os temas abordados hoje foram essencialmente subordinados à crise, ao FMI, à delicada situação portuguesa e aos casos, não menos difíceis, de países como a Grécia, Irlanda, Espanha e os Estados Unidos.
O Ensino superior foi também um tema centra,l no programa de hoje, com principal destaque para as grandes mudanças de Bolonha e também a falta de orçamento disponível para o Ensino Superior.
A solidão dos idosos em Coimbra outro dos temas que preocupa o Professor Elísio Estanque, que considera que a experiência dos mais velhos devia ser aproveitada e que a solidão é um sentimento que estas pessoas não deveriam sentir.
Por fim o nosso comentador referiu com graça a contratação de Paulo Futre para cabeça-de-cartaz da nova camapnha do Licor Beirão. Momento de grande concentração na Rádio Universidade de Coimbra.

Na segunda parte do programa houve ainda tempo, para uma entrevista a Paulo Silva, da Empresa Transserrano, que representa as empresas de animação turística, que respondeu a questões relativas ao protesto em canoa para "encalhar a mini-hídrica", Paulo Silva apresentou aos ouvintes do Alvorada todas as iniciativas organizadas por estas empresas para travar a mini-hídrica, entre elas uma grande manifestação de protesto em canoa, no próximo dia 1 de Maio.

Em estúdio a conduzir o Alvorada esteve Beatriz Assunção, com momentos musicais de TerraKota e New Order.

Semana aberta com o hastear da bandeira RU(

0 comentários


O Alvorada de hoje contou com a presença da directora da revista Exedra. A revista cientifica da Escola Superior de Educação de Coimbra assenta na educação, artes e ciências empresariais. A publicação teve o seu primeiro número em 2009 e a partir de agora pode ser consultada em formato electrónico ou papel de forma semestral.

A ausência de José Manuel Pureza, devido a motivos profissionais, levou o Alvorada a aprofundar notícias dos principais jornais diários. A crise política e internacional estiveram em cima da mesa. Foi feita ainda referência às "Conferências da Imprensa", hoje sobre Jornalismo e Política.

O Alvorada de hoje foi conduzido por Catarina Ribeiro, Barbara Silva, Ana Sofia Serrano e Diogo Pereira, num dia em que a tensão política foi o grande marco de toda a imprensa nacional. 

Sol, FMI e Forró

0 comentários

Como o sol que se via da janela do estúdio, o Alvorada brilhou com os principais destaques da imprensa do dia.

Passámos pela política, pela economia e pelo desporto. A intervenção do FMI, a diminuição dos salários e o corte dos apoios sociais mantêm-se em voga.


O comentador convidado foi o professor Licínio Lopes da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. As questões suscitadas por esta revista de imprensa prenderam-se com o atraso dos salários no instituto educativo de Souselas bem como com a acção do FMI e o facto de esta se sustentar nas principais medidas do PEC IV. As medidas de combate à crise adoptadas por Espanha foram também alvo de comentário.


O Alvorada contou ainda com a presença de Paulo Fonseca, que trouxe à Ru( e à cidade de Coimbra o forró brasileiro. Para além da divulgação de algumas iniciativas que incluem até aulas onde se aprende a dançar este género de música tivemos oportunidade de ouvir duas faixas de um CD disponibilizado pelo convidado.


O programa foi coordenado por Nelson Coelho, Ana Sofia Serrano, Inês Almeida e Sandra Portinha. Os convidados foram Licínio Lopes e Paulo Fonseca. O alvorada regressa na segunda-feira às nove da manhã, para mais uma hora informativa.

Crise política e financeira marca primeiras páginas

0 comentários


No programa da Alvorada de hoje tivemos o comentário de Amadeu Carvalho Homem, a edição de Rita Santos e revista de imprensa com Mónica Ribau, Andreia Roberto e Pedro Benjamim.

Os temas que pintam as primeiras páginas dos jornais nacionais de hoje, dia seis de abril, são a cirurgia de reconstrução facial realizada no Hospital de Gaia, a ajuda das Câmaras no pagamento de medicamentos e ainda a pressão dos bancos que fez o PS admitir um pedido de ajuda externa. Nos regionais podemos ver a espera nocturna pelo bilhete do Baile de Gala, houve estudantes que passaram uma noite nos corredores a AAC, já no desporto os Campeonatos Nacionais Universitários vão trazer cerca de dois mil atletas a Coimbra e a Académica é a sexta equipa com mais adeptos no estádio.

Amadeu Carvalho Homem comentou as notícias de hoje, a crise política e financeira foi o tema que marcou o comentário do professor. Defendeu até a criação de um novo partido onde não haja tanta preocupação com os interesses pessoais e mais interesses sociais.

Houve ainda tempo para as efemérides de hoje.

Política, Censos e Queima

0 comentários

O alvorada de hoje começou com os destaques do dia na habitual revista de imprensa.

Nos jornais regionais deu-se destaque aos nomes Hi-fi, Quim Barreiros e “Coisas Lindas e cheirinhos” como últimas confirmações para o dia 8 de Maio no Queimódromo. Ainda enquadrado nos regionais de hoje esteve a edição desta quinzena do jornal “A Cabra”, que destaca a reportagem sobre os domingos desportivos da cidade, os espaços inadequados existentes para os Núcleos de Estudantes e o Festival Santos da Casa da RUC.

Já nos nacionais destacou o encontro entre os partidos de esquerda, Bloco de Esquerda e PCP, na próxima sexta-feira, que cria já várias interpretações. José Sócrates também está no centro das atenções. O primeiro-ministro afirma que o “país perderia prestigio” caso pedisse ajuda externa e que o “próximo governo deverá ser maioritário”. Ainda em cima da mesa esteve o Instituto Nacional de Estatística (INE). Duas perguntas do Censos2011 foram proibidas pela Comissão de Protecção de Dados.

Nos comentários à revista de imprensa estiveram Rafaela Carvalho, directora do jornal “A Cabra”e Isabel Gomes, directora da rede UC de Antigos Estudantes.

Isabel Gomes preferiu realçar as notícias positivas como a desistência do Governo de cobrar IVA nas refeições dos restaurantes e a consciência das pessoas para a qualidade de vida fora dos centros urbanos. Isabel Gomes foca que existem “formas de trabalhar o turismo em Portugal, como existir mais comunicação entre as pessoas ligadas ao turismo”. Acrescenta, em relação à polémica do INE, que “devia ter sido encarado com mais calma e mais tempo porque agora vai ter mais custos”.

A segunda parte do alvorada contou com a presença de Maria Carolina Campos, estudante de economia e organizadora do Ciclo de Conferências na FEUC, que contou como surgiu esta iniciativa, a quem é destinada e como irá decorrer este ciclo de economia.

O Alvorada de hoje teve a participação de Beatriz Assunção, Sandra Portinha, Diogo Pereira e Joana Cabral.

Alvorada com Mérito

0 comentários


No Alvorada de hoje os temas quentes foram para além da vitória do Futebol Clube do Porto a questão da avaliação de funcionários públicos e as eleições legislativas.

O alvorada contou com a presença de Helena Freitas, vice- reitora da Universidade de Coimbra.

Quanto à questão de avaliação dos funcionários público apelida-a de uma "situação lamentável. É necessário avaliar mas não há uma opção equilibrada". Helena Freitas diz ainda em relação a este assunto que a avaliação não deve ser feita pelos pares uma vez que estes nunca terão a isenção necessária para o fazer e é preciso por isso, criar novas fórmulas que sejam mais consensuais e equilibradas".

Quanto ao tema eleições a Vice-reitora afirmou, " a democracia está de luto porque os portugueses estão descrentes". Os interesses partidários estão acima dos interesses nacionais e falta uma cultura de serviço público às lideranças politicas. Helena Freitas salientou ainda a passividade do Presidente da República face à crise politica que o país vive.
Houve espaço ainda para salientar o trabalho de Lula da Silva no Brasil, que nas palavras da vice-reitora "fez do seu desígnio um trabalho de aproximação ao cidadão comum".

O Alvorada de hoje contou ainda com o habitual cartaz cultural e uma peça de Inês Almeida, a relembrar Martin Luther King, assinalando assim os quarenta e três anos da sua morte.

Com Cristiana Pereira, Sofia Serrano, Fábio Silva e Sandra Portinha.