Eleições à vista

0 comentários




Já arrancou a campanha eleitoral para a ida às urnas na próxima segunda-feira. Vai ser eleito o novo presidente da Direcção Geral da Associação Académica de Coimbra. A partir de hoje, os três candidatos vêm ao Alvorada fazer o comentário à revista de imprensa e é emitido um excerto das entrevistas que foram realizadas.

Hoje foi a vez de Henrique Paranhos, candidato da Lista A.

Os temas do dia foram o decreto 70/2010, que "não deve ser revogado", segundo a edição de hoje do Jornal A Cabra e ainda a greve geral de amanhã. Henrique Paranhos considera que cada um tem a sua luta e por isso os estudantes não têm de fazer greve. Mas não quer uma "atitude derrotista" e acredita que "as acções terão os seus frutos".

No início do programa tivemos também a presença de Rafaela Carvalho. A directora do Jornal A Cabra fez o destaque para um artigo sobre as mudanças nos bolsos dos estudantes depois das medidas do Orçamento de Estado.

Um programa hoje conduzido por Cristiana Pereira e Beatriz Assunção.

Rescaldo do Fim-de-Semana

0 comentários




Uma segunda-feira recheada de notícias do fim-de-semana. Declarações históricas do Papa Bento XVI sobre o uso do preservativo, o balanço da Cimeira da NATO em Lisboa e ainda o pedido de ajuda oficial da Irlanda.

A revista de imprensa contou com o comentário de João Gabriel Silva. O director da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra destacou mesmo a situação económica do país como "factor determinante de um possível cenário de eleições antecipadas". Uma opinião que surgiu na sequência da entrevista de Basílio Horta ao Diário Económico.

Destaque ainda para duas efemérides. Nelson Coelho recordou o assassinato de John F. Kennedy e, mais recente, relembrámos também a subida de Angela Merkel ao poder na Alemanha.

O Alvorada referiu também que hoje e amanhã há seminário na Faculdade de Letras. Uma iniciativa que conta com os profissionais da Rede Globo para o Jornalismo Político em Televisão. A coordenadora Ana Teresa Peixinho destacou à Ru( que é importante trabalhar com " uma cadeia tão importante em termos mundiais e que ainda por cima fala português".

Foi o Alvorada de 22 de NOVEMBRO (e não Setembro como insistentemente foi referido!), com Bárbara Silva, Cristiana Pereira e Nelson Coelho.

Os bichos do Alvorada

0 comentários


Manhã fria mas alguns raios de sol. Começa o  Alvorada na Rádio Universidade de Coimbra, num dia que vai ficar marca pela Assembleia Magna que se realiza esta noite, às 22H, na cantina dos grelhados. Mas antes de falarmos dos temas desenvolvidos, passemos os olhos pela imprensa diário. 

Em destaque Chico Buarque, vencedor do Prémio Portugal Telecom de literatura; a ADSE; o processo Casa Pia; o FMI e ainda a abertura do Theatrix (antigo Cine-Teatro Avenida) na próxima sexta-feira. 

A presidente da Associação para Defesa e Apoio à VIDA (ADAV), Ana Maria Ramalheira, esteve hoje no nosso estúdio para comentar as principais notícias do dia. A comentadora deu especial ênfase à ADSE e também às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS). Também se focaram outras temáticas, nomeadamente a cimeira da NATO e ainda o obra de Chico Buarque, Leite Derramado. Ana Maria Ramalheira aproveitou ainda para referir que as gerações mais novas estão, neste momento, a ser afetadas pelos erros das gerações anteriores. 

Destaque ainda para outros assuntos atuais: cientistas do Instituto de Medicina Molecular vão desenvolver uma vacina contra a malária, um projeto financiado pela Fundação Melinda & Bill Gates.
Os insetos foram outra temática abordada, nomeadamente os surtos de percevejos que aumentaram 50% em relação a 2009. Ficaram, então, alguns alertas para a manutenção da sua higiene pessoal. 

Já nos minutos finais tempo para um comunicado: os SASUC vão realizar de 15 a 21 de Novembro inquéritos nas cantinas e bares relativamente às ementas. 
Considerações finais, chega ao fim mais um Alvorada (que regressa amanhã, às 9H) hoje conduzido pela dupla Catarina Ribeiro e José Santiago. 

De relembrar aos nossos ouvintes que esta noite vamos fazer a transmissão de toda a Assembleia Magna, a partir das 22H. Para ouvir nos 107.9 ou em www.ruc.fm

'Zona euro: Should we stay or should we go?'

0 comentários


O Alvorada começou hoje, 9 de Novembro, na companhia de Best Coast, com o tema Boyfriend e alguns raios de sol. Catarina Ribeiro, Cristiana Pereira e Beatriz Assunção chegaram hoje ao éter dos 107.9 para mais um início de rotina recheado de informação. 
Euro, crise, saúde foram alguns dos temas em análise no programa de hoje. Os comentários hoje estiveram na voz do administrador dos Serviços de Acção Social da Universidade de Coimbra (SASUC), Jorge Gouveia Monteiro, que começou por  caracterizar Aminettou Haidar como 'uma mulher de coragem'. A ativista saharaui recebe hoje, ao meio-dia, a medalha da Universidade de Coimbra. 

'E se Portugal saísse do euro e a moeda acabasse?' foi a questão colocada ao nosso comentador, que afirmou que 'Portugal nunca devia ter entrado no euro'. Também a personalidade de José Sócrates esteve em análise. Jorge Gouveia Monteiro considera que 'a pessoa de José Sócrates é o rosto das políticas injustas'. 
O processo Casa Pia foi o último destaque do bloco de comentários de hoje, depois de a imprensa nacional ter revelado que os  lapsos no processo podem implicar a repetição do julgamento. 

Tempo para falar dos 21 anos passados da Queda do Muro de Berlim, com alguns destaques relativos a acontecimentos registados naquele dia. De seguida, ficamos na companhia de LCD Soundsystem com You wanted a hit.

Para terminar o nosso programa destaque ainda para a peça de teatro-fórum Estudantes por empréstimo, que hoje vai estar em cena no Centro Cultural D. Dinis pelas 21h30.

Despedidas feitas, hora para Carlota Ambrósio e José Santiago tomarem conta dos microfones da Rádio Universidade de Coimbra. O Alvorada regressa amanhã com mais notícias, como habitualmente às 9 da matina. 









 
1 comentários




A Revista de Imprensa foi o início de um Alvorada bem recheado. A derrota do Benfica frente ao FC Porto e a visita do Presidente Chinês a Portugal foram as principais manchetes.

Pedro Nunes, candidato da Lista D ao Conselho Geral da Universidade de Coimbra, foi o comentador e destacou positivamente as relações Portugal - China, pois acredita que se "deve alargar o máximo possível as comunicações externas na área da economia".

Também a questão da fuga ao fisco foi destacada pelo candidato. "A fuga de quem sabe e os pequenos erros de quem desconhece as burocracias do IRS" são alguns dos problemas que afectam as contas públicas portuguesas. ~

Pedro Nunes apresentou também a lista D, mais voltada para o 3º ciclo, e destacou as várias situações de doutorandos a substituir os professores de forma desregulada.

A segunda parte do programa foi dedicada à exposição "Ver a República". A Ru( visitou os três pólos da iniciativa: a Galeria Republicana, na Biblioteca Geral, a Galeria Ripublicana, no Museu Machado de Castro e a Galeria Universidade, no Museu da Ciência.

Tempo ainda para recordar a atribuição do Prémio Nobel da Literatura a José Saramago. Nelson Coelho recordou as polémicas e as vozes do anúncio oficial.

Um Alvorada recheado de vozes com Bárbara Silva, Carolina Silva, Cristiana Pereira e Rita Santos.

Conselho Geral: Lista L quer dar mais voz aos estudantes

0 comentários


Na contagem decrescente para as eleições para o Conselho Geral da Universidade de Coimbra (CG/UC), o Alvorada recebeu hoje o número 2 da Lista L, Diogo Cruz, aluno da licenciatura de Turismo, Lazer e Património na Faculdade de Letras


Na entrevista realizada para dar a conhecer as bandeiras da Lista, Diogo Cruz reforçou a urgência da aproximação entre os órgão máximos da universidade e os alunos, sobretudo através dos membros do CG/UC. Esta aproximação é uma das principais prioridades para a equipa de Diogo Cruz.

O representante da Lista L lembrou ainda as áreas que têm mais urgência de intervenção no próximo mandato da reitoria: Diogo Cruz falou na acção social escolar e na manutenção dos restaurantes/cantinas.

Diogo Cruz aproveitou a vinda ao Alvorada para comentar a actualidade. O debate e votação do orçamento do estado para 2011 fazem as capas dos jornais. O estudante de Turismo referiu a urgência de uma aprovação do plano orçamental, mas sobretudo de uma maior consciencialização e educação económica da sociedade portuguesa.

Os candidatos ao CG/UC continuam a visitar o Alvorada até dia 8 de Novembro. Amanhã, quarta-feira, é a vez de Luís Rodrigues, representante da Lista M.


Porque aos feriados também se trabalha

0 comentários


O Alvorada começou à hora prevista, com Bárbara Silva e Ligia Anjos.
As novidades eram muitas. Depois da habitual revista de imprensa seguiu-se a entrevista ao candidato do Conselho Geral da Universidade de Coimbra, Rui Santos, que também comentou a actualidade.
Tempo para dar a conhecer os motivos que tornaram o dia de hoje num feriado, um trabalho do repórter Nelson Coelho.
Faltavam já cerca de vinte minutos para o fim quando olhámos para a 11ª edição da festa do cinema francês. Contámos com a presença da directora da Alliance Française, Marion Mistichell, que nos falou desta edição e destacou alguns dos filmes que vão ser exibidos entre os dia 3 e 9 de Novembro no Teatro Académico de Gil Vicente.
Já a entrar na recta final, terminámos com musica francesa, como não podia deixar de ser: Lundi au solei e 5:55.
O Alvorada regressa amanhã à mesma hora. Até lá aproveite o feriado sempre ao som dos 107.9.