A Madeira e o Ordenamento do Território




Início de Alvorada com Cultura. O cartaz para esta última semana de Fevereiro e ainda o destaque da rubrica de Susana Rocha que foi para a presença do Teatro Universitário do Minho na FNAC do Fórum Coimbra no próximo sábado.

A Revista de Imprensa habitual, hoje contou com o comentário do professor de História da Faculdade de Letras, Amadeu Carvalho Homem. Uma primeira referência ao problema de relacionamento entre médicos e bombeiros no distrito. Depois uma consideração sobre a tragédia na Madeira. O professor frisou que o problema não está nas calamidades mas sim no fraco Ordenamento do Território português e da atitude dos responsáveis que "se estão nas tintas".
A aproveitar os conhecimentos históricos do professor, falamos também da Guerra Civil portuguesa pelo liberalismo. Isto porque foi a 22 de Fevereiro de 1832 que D.Pedro avançou para a luta em território nacional. Também um destaque para o fosso entre ricos e pobres que existe em Angola e um pouco por todo o continente africano, no dia em que faz 8 anos da morte do líder da UNITA, Jonas Savimbi.

A rubrica de Cidade (que hoje não foi esquecida) visitou o Coro dos Pequenos Cantores de Coimbra.

A fechar o programa ainda uma referência a Robert Baden-Powell, fundador do escotismo a nível mundial e que também celebraria aniversário a 22 de Fevereiro.

Alvorada. 22 de Fevereiro de 2010. Ana Simões e Cristiana Pereira.
Obrigada.

Sem comentários: