O Círculo da República



O primeiro Alvorada do mês de Fevereiro, no dia que ficou para a História, em 1908, com o Regicídio de D.Manuel I e o filho mais velho, Luís Filipe, Duque de Bragança.

O Alvorada arrancou com Ana Simões a trazer o Cartaz Cultural e com Susana Rocha a destacar os eventos da semana na cultura de Coimbra.

Sem pausas para respiração, entrámos na Revista de Imprensa. Hoje o comentário ficou a cargo do Director da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva. O projecto de construção de uma Central Fotovoltaica na Alta da Cidade foi o primeiro tema de destaque. Depois desenvolvemos a República, num ciclo que juntou os problemas e as necessidades do sistema político em 1910 e no Governo actual. Não só as responsabilidades do Estado mas também o que cada um deve fazer a nível pessoal e familiar.

Para recordar o arranque das celebrações do centenário da República ficamos com um trabalho de resumo do repórter Pedro Prola.

As efemérides marcaram não só o regicídio mas também o início dos problemas no enclave de Cabinda. Susana Rocha trouxe o contexto histórico de parte do território angolano.

Hoje, em estreia com Pedro Colaço, o habitual comentário desportivo. A crónica do Paços de Ferreira 2 - 1 Académica e a antecipação do Prognósticos, todas as segundas às 21h em 107.9fm.

Já sem tempo, fica para a próxima semana a Rubrica de Cidade.


1 de Fevereiro de 2010. Alvorada. Pedro Colaço, Ana Simões e Cristiana Pereira.

Sem comentários: