
Consumir informação ru(: uma forma "diferente" de estar na vida
Num dia em que a crise e o estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico dominam as primeiras páginas dos diários nacionais, o Alvorada não trouxe apenas notícias negativas.
"RUC, campo recheado de novidades"
Começamos como todos os dias pela revista de imprensa, onde demos destaque a crise, a corrida ás residências e à situação politica do país. Estes temas foram também eles destacados pelo nosso comentador, o Dr.António Maló Abreu.
O nosso programa seguiu, recheado de novidades: por ser o dia Mundial do Turismo
tivemos Luís Alcoforado a falar-nos das comemorações para este dia e a desvendar o projecto inovador: monumentos de Coimbra vistos na Internet a 360º. Houve também tempo para falar de jornalismo,com o professor João Figueira, tendo em conta que logo a noite, no teatro da cerca de São Bernardo é apresentado o documentário de Diana Andringa "Tarrafal, campo da morte lenta".
Despedimo-nos assim de mais um Alvorada, que regressa amanha com mais boas noticias. Até lá, a informação volta a antena dos 107.9 pelas 5 da tarde.
Metro, sim ou não!
Seguiu-se a habitual Revista de Imprensa. Em Coimbra o destaque vai para a Assembleia-Geral (AG) da Metro Mondego que está marcada para as quatro horas da tarde, mas com a nota de que ainda não é seguro que se realize já que o accionista Estado pode voltar a não comparecer como aconteceu na última AG, atrasando a decisão sobre o futuro do projecto.
A Universidade de Coimbra foi ultrapassada pela Universidade Nova de Lisboa no ranking internacional britânico "QS Top World Universities 2010". A instituição de Coimbra desceu 30 pontos já que os critérios determinantes foram o prestígio docente e a taxa de emprego.
A comentar as notícias do dia tivemos o presidente da Empresa de Turismo de Coimbra, Luís Alcoforado que destacou a garantia de empregabilidade que o Ensino Superior pode oferecer.
Em entrevista tivemos três membros do AIESEC de Coimbra. A vice-presidente, Carolina Santos explicou como funciona a associação. Sara Alves apresentou o projecto Leadership Tournament, uma iniciativa que apela à liderança e empreendorismo dos jovens. Por fim, Natália Costa uma estagiária do AIESEC, de nacionalidade brasileira contou-nos como está a ser a experiência de trabalho na associação.
O programa acabou com um som calmo dos Norte- Americanos White Stripes.
Produção e locução de Cláudia Ferreiro e Catarina Ribeiro.
Cláudia Ferreiro
E puff!... Fez-se Alvorada

Alvorada matriculado em 107.9
O Alvorada arrancou hoje ao comando de Bárbara Silva e Ligia Anjos, dedicado ao primeiro dia das matriculas no ensino superior.
Alvorada social

No último Alvorada da semana, o comentador foi Amadeu Carvalho Homem. A imprensa foi escrutinada pelo historiador que falou do crime da moda, das visitas importantes à cidade, da queima do Corão, de Cavaco Silva e das comemorações à República. Sobre a actualidade política, o professor da Faculdade de Letras afirmou que deve haver um entendimento entre os diferentes partidos. É preciso evitar uma “catástrofe económica” que ponha em causa a democracia. O também comissário das celebrações em Coimbra do centenário da I República falou sobre o programa diversificado que vai decorrer de 15 de Setembro até 15 de Dezembro.
Mas o destaque do dia foi mesmo o novo regulamento de atribuição de bolsas a estudantes do ensino superior. Nelson Coelho moderou o debate entre o Administrador dos SASUC e o Presidente da DG/AAC. Tanto Jorge Gouveia Monteiro como Miguel Portugal falaram das dúvidas e certezas trazidas pelo novo documento, um texto legal tido como vago e dependente da fixação de normas técnicas. O Presidente da DG/AAC reiterou que levará a cabo as acções necessárias para proteger o interesse dos estudantes.
Um programa conduzido por Pedro Prola e Nelson Coelho, com o co-piloto em modo automático.
Olh'ó robot no Alvorada
Nesta quarta-feira teve lugar um novo Alvorada com a actualização da informação regional e nacional. Na revista de imprensa, o crime tomou conta da quase totalidade das primeiras páginas dos diários regionais. No país assinalou-se o início do ano lectivo, que ficou marcado também pelos indicadores de desemprego que se mostram mais positivos para os licenciados. Segundo o Público, não há mais emprego mas os "jovens que estão no superior preferem prosseguir estudos a enfrentar o mercado de trabalho".
O Alvorada está de olho em Coimbra...

10h de 2ª feira, dia 6 de Setembro de 2010. O Alvorada começou com a habitual revista de imprensa, hoje comentada ao telefone pelo Prof. Amílcar Falcão, director da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. Em cima da mesa estiveram questões como a recusa de consultas na unidade de tumores ósseos dos HUC, o atraso na colocação dos professores e o cessar-fogo da ETA.
Em estúdio para debater o tema da video-vigilância urbana estiveram presentes o Prof. Licínio Lopes, director da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, e o Prof. Elísio Estanque, docente da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
Acerca deste assunto ouviu-se ainda Carlos Encarnação, Presidente da Câmara Municipal de Coimbra e Armindo Gaspar, presidente da Associação para a Promoção da Baixa de Coimbra.
A emissão foi conduzida por Nelson Coelho, Lígia Anjos, Cristiana Pereira, Carolina Silva e Beatriz Assunção.
O regresso de Setembro
10h05, começa mais uma manhã informativa na Rádio Universidade de Coimbra. Hoje com Catarina Ribeiro e Bárbara Silva a assumir os comandos na viagem pelo mundo noticioso. Os comentários à revista de imprensa estiveram na voz do Presidente da Turismo de Coimbra, Luís Alcoforado.
Falou-se da Metro Mondego e do avanço nas demolições na Baixa de Coimbra. Luís Alcoforado não acredita que este seja o último passo no projecto de mobilidade do Mondego e focou, mais uma vez, o facto de o dinheiro para a modernização do país ficar quase sempre na região de Lisboa.
O desemprego em Portugal (que atingiu, em Junho deste ano, os 11%) foi também destacado por Luís Alcoforado. Acrescentou ainda que cada vez há mais desemprego continuado, de pessoas que foram despedidas e não conseguem voltar ao trabalho. O presidente da Turismo de Coimbra deu também ênfase à dificuldade dos portugueses em enfrentar as dificuldades e à vaga de incêndios que tem assolado o país.
Aproveitando a presença do nosso convidado, tempo para fazer um balanço do turismo na cidade. Luís Alcoforado adiantou que houve um acréscimo um pouco acima da normalidade no turismo e referiu que a evolução desta área depende de uma aposta continua na animação turística.
Tempo para Caribou e LCD Soundsystem invadirem a Rádio Universidade de Coimbra.
Já na recta final do Alvorada, retomamos novamente a temática do turismo. Desta vez, Artur Corte Real, falou das actividades no Mosteiro de Santa Clara a Velha. O cinema e a criação de novas dinâmicas são duas das grandes apostas para atrair mais visitantes.
Para terminar o programa de hoje, tempo para falar também em educação. Destaque para o lançamento do livro ''Guia de Sobrevivência do Professor e Educador Contratado'', pela FENPROF. O fecho do jornal O Independente, no passado dia 1 de Setembro de 2006 foi também relembrado neste Alvorada.
O programa regressa amanhã, com destaques das sétima arte e mais notícias para um acordar cheio de novos conteúdos.
