Olh'ó robot no Alvorada




Nesta quarta-feira teve lugar um novo Alvorada com a actualização da informação regional e nacional. Na revista de imprensa, o crime tomou conta da quase totalidade das primeiras páginas dos diários regionais. No país assinalou-se o início do ano lectivo, que ficou marcado também pelos indicadores de desemprego que se mostram mais positivos para os licenciados. Segundo o Público, não há mais emprego mas os "jovens que estão no superior preferem prosseguir estudos a enfrentar o mercado de trabalho".
O coordenador do colóquio Controlo 2010 que hoje começa oficialmente no Pólo II da universidade, Norberto Pires, foi entrevistado para o Alvorada por Catarina Ribeiro. Destaca-se a internacionalização do evento, que este ano inclui cerca de 60 por cento de trabalhos de investigação estrangeiros, embora a centralidade seja dedicada aos investigadores nacionais.
Por telefone esteve em directo 
João Manuel Fernandes, professor de Astronomia e Astrofísica no departamento de Matemática da Universidade de Coimbra e que em 2009 foi o coordenador nacional do Ano Internacional da Astronomia.
Desde segunda-feira, nomes de referências na área da astronomia de todo o mundo estão reunidos em Lisboa, no Encontro Europeu e Nacional de Astronomia , em que mais de 600 investigadores partilham informação em áreas como os planetas extra-solares ou a formação do universo.
Houve ainda tempo para Sofia Costa desvendar o 14º Festival de Magia de Coimbra, que arranca na próxima semana e para ouvir um trabalho do grupo de performance poética Aranhiças e Elefantes. 
O Alvorada regressa amanhã, como sempre em 107.9. Continue na companhia da RU(.

Sem comentários: