Coimbra em chamas e negócios quentes em Portugal


Nesta quinta-feira, o Alvorada contou com uma emissão conduzida por Lígia Anjos e Diana Craveiro, com Maria Eduarda Eloy em estúdio, e comentários pelo director do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (UC), Paulo Gama Mota.

A revista de imprensa diária marcou, como sempre, o início do programa. Nos jornais regionais destaque para o incêndio que ontem provocou o corte do IP3, durante cerca de três horas. A necessidade de simplificar o Sistema de Gestão da Qualidade Pedagógica (SGQP) da Universidade de Coimbra foi outro destaque regional. E hoje, foi também notícia nos diários da região a crença do tenista José Gaspar, que representa a Associação Académica de Coimbra (AAC) no Campeonato Europeu Universitário de Ténis (EUC Tennis), e que afirma que a AAC tem possibilidade de alcançar a final.
Nos jornais nacionais os dois grandes destaques de hoje focam temas de economia e desporto. "A maior operação financeira alguma vez realizada em Portugal" foi como o administrador da Portugal Telecom, Henrique Granadeiro, classificou a venda da Vivo à espanhola Telefónica. Nos Campeonatos da Europa de Atletismo Naide Gomes alcançou a prata no salto em comprimento, Jessica Augusto conseguiu o bronze nos 10.000 metros e Francis Obikwelu ficou em quarto lugar na final dos 100 metros, a escassas milésimas de segundo do terceiro classificado.

Paulo Gama Mota começou por comentar os incêndios florestais que deflagraram por todo o país. Na opinião do docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC (FCTUC) seria possível controlar melhor o risco de incêndio através de um bom planeamento a longo termo. A intervenção passaria, por exemplo, por evitar a plantação massiva de árvores de madeira resinosa, como o pinheiro e o eucalipto - espécies que neste momento abundam no país.
Também foi comentada a importância da simplificação do SGQP. Paulo Gama Mota explicou que o sistema foi para algumas faculdades um retrocesso e para outras um avanço demasiado grande, devido às diferenças em termos de avaliação da qualidade pedagógica que existiam previamente. Na opinião do docente da FCTUC a avaliação da qualidade pedagógica é imprescindível mas terá que ser efectuada de modo acessível e seguro para todos.
O comentador abordou também a compra da Vivo pela Telefónica, a lei anti-imigração do estado americano do Arizona e o projecto "Trilhos" do Museu da Ciência, que prossegue em Setembro.

O coordenador geral do desporto da Direcção Geral da AAC, João Almeida, também foi uma das presenças no programa de hoje, em directo do Estádio Universitário, onde está a decorrer o EUC Tennis. João Almeida acredita qua a AAC tem potencialidade para passar às próximas fases do campeonato e espera um bom desempenho do tenista de Coimbra, Tiago Olímpio, durante as competições de hoje nos oitavos de final.
Por telefone foi ainda possível entrevistar Jorge Vicente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Cerâmica, a propósito do leilão dos bens móveis da falida Cerâmica Ceres. O dirigente sindical lamenta que os valores obtidos no leilão tenham estado aquém das expectativas do sindicato e dos 177 trabalhadores que se encontram no desemprego.

Antes de concluir a emissão houve tempo para a rubrica de cinema na voz de André Carvalho. Hoje, as estreias em destaque são a comédia "É Muito Rock, Meu!", o filme de acção "Soldados da Fortuna" e a longa metragem de animação "Toy Story 3".
Na recta final Pedro Crisóstomo apresentou as comemorações do centenário da FCTUC, que arrancam hoje com uma homenagem ao filósofo Pierre Klossiwski; e também pudemos ouvir Bárbara Silva acerca da promulgação da lei que alarga o horário de funcionamento dos super e hipermercados.

Foi assim o Alvorada de quinta-feira. Amanhã a emissão conta com Pedro Prola que nos vai trazer mais informação da actualidade. Até lá não deixe de ouvir a RU(, sempre na onda dos 107.9FM.

Maria Eduarda Eloy

Sem comentários: