Baixam as propinas, sobe a temperatura no Alvorada



Trinta e quatro graus em Coimbra (menos dez nos Açores), o Alvorada arrancou hoje com informação quentinha, com o comentário de Luís Lobo, representante da FENPROF na região Centro.

Na habitual revista de imprensa, o ensino superior volta às primeiras páginas dos jornais pelo segundo dia consecutivo. Desta vez, foi o Diário Económico a avançar que o valor das propinas vai baixar pela primeira vez em cinco anos, embora seja também o primeiro ano em que todas as Universidades Públicas se preparam para cobrar a propina máxima. No próximo ano lectivo, a redução vai ser de dez euros, descendo para os 986,88 euros.

Ainda na educação, o Diário de Notícias avança que os professores ameaçam manifestar-se devido às questões do horário de trabalho e do congelamento das admissões na função pública. Em estúdio, Luís Lobo reafirmou a posição do presidente da Federação Nacional de Professores, Mário Nogueira, admitindo que tal pode acontecer se o Governo não levar a cabo aquilo que havia prometido.

Houve ainda tempo para passar nos regionais e destacar o Seminário de Verão da Faculdade de Direito que hoje chega ao fim - escreve o Diário de Coimbra - depois de três dias a analisar o Mundo pós-crise. Falou-se, ainda, de Pedro Roma, antigo guarda-redes da Briosa, que anunciou o fim da carreira.

Entre música e conversa, houve tempo para voltar a falar na Universidade de Verão da UC.

Hoje, o programa foi dirigido por Catarina Ribeiro e contou com a presença de Pedro Crisóstomo e Carolina Silva no estúdio.

Sem comentários: