''Ver correr serenamente as águas do Mondego'' e ver o Metro a chegar



9h08. Após a primeira actualização das notícias começa mais um Alvorada, hoje dedicado especialmente a Miguel Torga. Boa disposição, um estúdio preenchido pelo sol, ao som de O please bring her back, da autoria de Panda Bear, Catarina Ribeiro e Rita Santos juntam-se para a celebração de mais uma manhã informativa.

Antes de passar os ouvidos pela cultura, tempo para as notícias que marcam o dia de hoje, que trazem boas notícias para a população de Miranda do Corvo, Lousã e Coimbra: as obras do Metro Mondego vão avançar. Este destaque, que figura tanto na primeiras página dos jornais regionais como também dos nacionais, foi comentado por Luís Alcoforado, que se mostrou contente com a notícia e considera que este avanço ''é um grande contributo para a qualidade de vida urbana em Coimbra e o fim de uma situação bizarra para a população'. 

Outra das notícias comentadas pelo presidente da empresa de Turismo de Coimbra foi a situação das escolas particulares. O comentador RUC recorda os moldes em que foi implementada a lei de financiamento das escolas privadas e afirma que ''deve ser feita uma discussão de uma nova forma de financiamento, para chegar a uma resolução adequada''. 

A taxa sobre a função pública e as presidenciais foram também tema de conversa. O também professor da Universidade de Coimbra não está à espera de uma segunda volta e diz que as sondagens não estão enganadas, no entanto ''esperava que estas eleições viessem levantar questões sobre a actual situação de crise''. 

Passando a outros temas: Luís Alcoforado felicitou Eduardo Melo, que toma hoje posse da Direcção Geral da Associação de Coimbra e diz que ''tirou dois cursos, um nos corredores desta casa''. Deu também os parabéns a José Manuel Silva, o novo Bastonário da Ordem dos Médicos. 

Como prometido um destaque especial para Miguel Torga aqui na Rádio Universidade de Coimbra, 16 anos após a sua morte. Cristiana Pereira trouxe-nos uma reportagem especial dedicada à vida do autor. Luís Alcoforado ficou para ouvir e homenageou também Miguel Torga ''por tudo aquilo que este deu à cidade de Coimbra''. 

Sem tempo para mais destaques, já em cima das 10 da manhã, chega ao fim mais um Alvorada, que regressa amanhã para mais uma manhã informativa na Rádio Universidade de Coimbra.  Mas hoje há mais informação: às 13H, 17H, 21H e 22H são actualizadas as notícias no éter dos 107.9 e também um programa hoje dedicado às eleições presidenciais, no Visão Periférica - das 21H às 22H. 








Sem comentários: