Crise: Agora ou nunca?



Na segunda edição do Alvorada do ano 2011 poucos são os temas novos em destaque da imprensa, pois a crise social vivida é o assunto recorrente. Foi, portanto, nesta temática que o programa informativo das manhãs RUC se centrou. Catarina Ribeiro e Lígia Anjos regressam aos comandos do programa, hoje com os comentários da presidente da Associação de Defesa e Apoio à Vida (ADAV), Ana Maria Ramalheira, um programa que hoje começou ao som dos The Flaming Lips, Waitin' for a Superman.

Pela região, destaque para a derrota da Naval frente ao Sporting, para o investimento na Escola do Loreto e  para Boaventura Sousa Santos, que se tornou no primeiro cientista português a receber o Prémio México de Ciência e Tecnologia. Mas o grande destaque foi para a Metro Mondego: o líder distrital do PS, Mário Ruivo, reúne hoje com o Secretário de Estado dos Transportes, Correia da Fonseca. A comentadora recordou ainda que o Ministro das Obras Públicas, António Mendonça, disse que ' os projectos com impacto económico imediato vão em frente'. Ana Maria Ramalheira criticou o facto de haver cortes nas linhas ferroviárias do Alentejo e Norte de Portugal e afirma que cada vez mais se nota na 'discrepância entre uma classe muito rica e uma classe com muitas dificuldades'.

Já na linha das notícias nacionais falamos de medidas tomadas após a abordagem dos assuntos pela comunicação social e também da divida pública portuguesa, um assunto que levanta a questão 'os portugueses vivem agarrados ao passado?'. Ana Maria Ramalheira que é difícil 'interiorizar que temos de poupar quando exemplo não vem de cima'. 
A nossa comentadora habitual de terça-feira aproveitou ainda para falar da tensão que vai ser vivida durante estes três primeiros meses de 2011: 'é esperada uma execução de forma consequente do orçamento de Estado para 2011 e se alguma coisa correr  mal tudo pode ser colmatado ou com eleições antecipadas ou com a entrada do FMI em Portugal', explica Ana Maria Ramalheira. 

Já na recta final do Alvorada de hoje, numa conversa prolongada em torno de assuntos de carácter social, tempo para destacar um tema mais light. 'Facebook versus Twitter?' foi a questão colocada à comentadora da Rádio Universidade de Coimbra. A presidente da ADAV denomina-se como facebookiana e diz que 'o facebook vai mudar o mundo'. 
Para preencher os minutos finais de hoje, o voluntariado foi o tema escolhido para destacar. Ana Maria Ramalheira relembrou que 2011 é o Ano Europeu do Voluntariado e deixou o apelo à participação da sociedade neste tipo de ajuda. 

Chega ao fim mais uma edição do Alvorada, que regressa amanhã com as primeiras notícias do dia, às 9 da manhã.








Sem comentários: