Coimbra no topo da educação



No dia da apresentação do Orçamento do Estado pelo Governo na Assembleia da República, o programa destacou as consequências das medidas de austeridade, como o aumento dos impostos ou a redução de poder de compra das famílias. Uma emissão conduzida por Catarina Rodrigues, Maria Eduarda Eloy e Pedro Prola.

O candidato presidencial Fernando Nobre regressou à RU( para comentar a revista de imprensa. O presidente da AMI lembrou os custos sociais do OE2011, afirmou que o exemplo tem de vir de cima no que diz respeito a sacrifícios, e admitiu que o Serviço Nacional de Saúde pode ficar em risco. A propósito das SCUT, Fernando Nobre falou sobre a regionalização, deixando a preferência por uma reorganização dos municípios. Criticou ainda Cavaco Silva e Manuel Alegre por não assumirem responsabilidades nas dificuldades que o país atravessa e admitiu que deveria ter participado mais cedo na vida política.

Em dia de comentário 'presidenciável', Maria Eduarda Eloy perguntou a alguns conimbricenses a opinião sobre os dois candidatos que estão pela cidade dos estudantes em pré-campanha, Manuel Alegre e Fernando Nobre.

O Alvorada centrou-se também no ensino secundário. Lembre-se que foi publicado um ranking sobre os exames nacionais e a Escola Secundária Infanta D. Maria ficou classificada em primeiro lugar na média das públicas. Por directo telefónico, a directora da instituição, Maria do Rosário Gama, demonstrou satisfação, mas lembrou que os resultados são, em boa parte, fruto da atenção dos pais e do ambiente familiar. O mérito é sobretudo de alunos e professores, isto apesar de haver preocupações organizacionais na escola.

Melhor do que as escolas públicas, ficaram as privadas, com 23 lugares no top'25 global. O dona Maria foi a única instituição do Estado a entrar no topo. Mas fica abaixo do colégio Rainha Santa Isabel, classificado em quarto lugar. Maria do Rosário Gama afirma que são realidades diferentes, "que não podem ser comparadas". Recordou que as escolas públicas recebem muito mais alunos.

O Alvorada está de volta na segunda-feira com Rita Santos e Bárbara Silva.

Maria Eduarda Eloy e Pedro Prola

Sem comentários: