
O Orçamento de Estado (OE), aprovado hoje em Conselho de Ministros, e depois apresentado ao Parlamento, é a ordem do dia na imprensa nacional. Este foi também o tema central do Alvorada: a análise ao panorama político e económico pelo sociólogo Elísio Estanque.
Elísio Estanque refere as melhorias verificadas no sistema da educação e da ciência, mas lembra que ainda há muito a fazer na justiça. Quanto aos indícios de crise política, o também professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra diz que é essencial haver consenso e entendimento entre os partidos, mas também entre partidos e parceiros sociais.
46 anos depois da atribuição do Prémio Nobel da Paz a Martin Luther King, o Alvorada faz a ponte com a actualidade. Liu Xiaobo, o mais recente Nobel da Paz, continua preso.
O Alvorada termina com o dia no Museu da Ciência. Hoje, entre as 10h e as 18h, o Museu recebe o colóquio acerca do contributo da Universidade de Coimbra para o conhecimento da biodiversidade da África Tropical. Convidados nacionais e internacionais debatem o estado de preservação da biodiversidade em África e dão a conhecer as colecções de história natural da Universidade de Coimbra.
Rita Santos e Pedro Colaço
Sem comentários:
Enviar um comentário