Um tsunami de alterações no Orçamento de Estado

0 comentários



O Alvorada chegou novamente a horas ao compromisso. 9 horas, começa mais uma sessão informativa no éter dos 107.9. Em destaque o cortejo da Festa das Latas 2010, as negociações para o Orçamento de Estado 2011 (hoje realiza-se a quarta reunião) e o anúncio oficial da recandidatura de Cavaco Silva à presidência da República.

Um programa conduzido por Catarina Ribeiro na companhia de Beatriz Assunção, hoje com comentários da Presidente da Associação de Defesa e Apoio à Vida (ADAV), Ana Maria Ramalheira.  A comentadora destacou os excessos dos estudantes nas festas académicas e deixou um apelo e referir também que a recandidatura de Cavaco Silva ''já era esperada''.

Quanto ao Orçamento de Estado, Ana Maria Ramalheira, referiu as seis principais alterações pretendidas pelo PSD e criticou ''a incapacidade dos governantes de levarem a cabo medidas de urgência de forma consequente.'' A comentadora falou ainda do Relatório do Conselho da Europa, que revela a lentidão da justiça no nosso país.

Depois do destaque das principais notícias do dia, tempo para falar da aproximação dos estudantes à Baixa de Coimbra: entrevista ao Presidente da Agência para a Promoção da Baixa, Armindo Gaspar, e ao Administrador da DG/AAC, Joel Oliveira.

Para finalizar, um trabalho da repórter Bárbara Silva relativo a ações de sensibilização na luta contra o cancro (um tema em destaque no Alvorada da próxima segunda-feira) e o lançamento do programa Observatório Superior, hoje dedicado à Acção Social (das 21H às 22H, em 107.9).

O Alvorada regressa amanhã, com novas notícias.

Alvorada ao Cubo

0 comentários


Chávez às compras em Portugal ao Domingo e sem orçamento aprovado - um cocktail de destaques ao acordar em mais uma semana coimbrã com o melhor programa de Rádio da cidade e arredores: bem-vindos!

Hoje tivemos Paulo Gama Mota, Director do Museu da Ciência, que comentou os principais destaques da imprensa regional e nacional. Os cortes orçamentais, a educação nacional e a abertura dos hyper-mercados aos Domingos e feriados durante todo o dia foram as principais linhas por onde discorreram os pensamentos do nosso convidado de hoje.

E hoje porque Picasso faz anos demos destaque ao cubismo e à vida de um dos seus principais autores. Tivemos a professora de Arte Contemporânea da FLUC Tânia Saraiva que nos explicou quais as principais novidades que esta corrente artística trouxe ao mundo das artes. Em estúdio como convidado especial esteve Óscar Almeida, um pintor cubista da cidade que nos explicou a sua obra e a homenagem que pretende prestar a Pablo Picasso.

Ponto final num Alvorada artístico conduzido por Cristiana Pereira e Nelson Coelho.

Noite de agenda cheia em Coimbra

0 comentários



O primeiro Alvorada de quarta feira da nova grelha Ru( começou com a habitual revista de imprensa, comentada por Isabel Campante d' "A Escola da Noite". A fusão dos HUC, CHC e Centro Hospitalar Psiquiátrico foi tema de análise, assim como o número de horas de trabalho das mulheres portuguesas e a mudança de lugar da Serenata da Latada que se realiza hoje, pela meia noite, na Praça do Comércio.
Notícias do dia vistas e analisadas, o tema em cima da mesa foi a sessão desta noite do ciclo "Conferências da Imprensa", no Galeria Santa Clara pelas 21h. "Crónicas da Idade Mídia" é o nome do programa de rádio que vai ser gravado em directo por Rúben de Carvalho e Yolanda Ferreira, seguindo-se uma tertúlia para a qual estão convidados alunos, professores, jornalistas e todos os cidadãos interessados.
O Professor Carlos Camponês, docente na FLUC, apresentou devidamente este projecto e referiu ainda que "a função dos jornalistas não é apenas vender jornais, é informar as pessoas", pelo que é essencial para o desenvolvimento do jornalismo o diálogo entre os profissionais e os cidadãos que não são trabalham nesta área.
A emissão foi conduzida por Lígia Anjos, Carolina Silva e Cláudia Ferreiro.

Os ODM na RUC

0 comentários

Hoje um Alvorada inteirinho sobre os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio - foi o balanço da semana ODM em Coimbra que termina esta noite no TAGV com a projecção de mais um filme sobre a temática.

Mas antes disso foi tempo de revista de imprensa, amplo destaque para o Orçamento de Estado 2011 e as suas consequências sociais. A crise na Metro Mondego e os resultados da Académica também tiveram o seu espaço na imprensa nacional.

18 de Outubro também foi o dia em que os dois "pais" da molécula de ADN viram o seu trabalho reconhecido pelo Comité Nobel em 1962. Tivemos também tempo para falar de uma nova personagem na Rua Sésamo Nigéria com a particularidade de ser portadora de HIV.

Os convidados de hoje entraram em cena à meia-hora, os representantes das três organizações do secretariado geral da plataforma ODM na Cidade vieram à RUC explicar o que ainda não foi feito.

A música essa foi sempre exótica, estreámos o novo sinal horário e tivemos Milton Nascimento, Elis Regina, Fanfare Ciocarlia e Orchestre Baobab a dar nos 107.9 numa emissão que contou com Bárbara Silva e Rita Santos e foi conduzida por Nelson Coelho.

Coimbra no topo da educação

0 comentários


No dia da apresentação do Orçamento do Estado pelo Governo na Assembleia da República, o programa destacou as consequências das medidas de austeridade, como o aumento dos impostos ou a redução de poder de compra das famílias. Uma emissão conduzida por Catarina Rodrigues, Maria Eduarda Eloy e Pedro Prola.

O candidato presidencial Fernando Nobre regressou à RU( para comentar a revista de imprensa. O presidente da AMI lembrou os custos sociais do OE2011, afirmou que o exemplo tem de vir de cima no que diz respeito a sacrifícios, e admitiu que o Serviço Nacional de Saúde pode ficar em risco. A propósito das SCUT, Fernando Nobre falou sobre a regionalização, deixando a preferência por uma reorganização dos municípios. Criticou ainda Cavaco Silva e Manuel Alegre por não assumirem responsabilidades nas dificuldades que o país atravessa e admitiu que deveria ter participado mais cedo na vida política.

Em dia de comentário 'presidenciável', Maria Eduarda Eloy perguntou a alguns conimbricenses a opinião sobre os dois candidatos que estão pela cidade dos estudantes em pré-campanha, Manuel Alegre e Fernando Nobre.

O Alvorada centrou-se também no ensino secundário. Lembre-se que foi publicado um ranking sobre os exames nacionais e a Escola Secundária Infanta D. Maria ficou classificada em primeiro lugar na média das públicas. Por directo telefónico, a directora da instituição, Maria do Rosário Gama, demonstrou satisfação, mas lembrou que os resultados são, em boa parte, fruto da atenção dos pais e do ambiente familiar. O mérito é sobretudo de alunos e professores, isto apesar de haver preocupações organizacionais na escola.

Melhor do que as escolas públicas, ficaram as privadas, com 23 lugares no top'25 global. O dona Maria foi a única instituição do Estado a entrar no topo. Mas fica abaixo do colégio Rainha Santa Isabel, classificado em quarto lugar. Maria do Rosário Gama afirma que são realidades diferentes, "que não podem ser comparadas". Recordou que as escolas públicas recebem muito mais alunos.

O Alvorada está de volta na segunda-feira com Rita Santos e Bárbara Silva.

Maria Eduarda Eloy e Pedro Prola

O OE e os portugueses

0 comentários


O Orçamento de Estado (OE), aprovado hoje em Conselho de Ministros, e depois apresentado ao Parlamento, é a ordem do dia na imprensa nacional. Este foi também o tema central do Alvorada: a análise ao panorama político e económico pelo sociólogo Elísio Estanque.


Elísio Estanque refere as melhorias verificadas no sistema da educação e da ciência, mas lembra que ainda há muito a fazer na justiça. Quanto aos indícios de crise política, o também professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra diz que é essencial haver consenso e entendimento entre os partidos, mas também entre partidos e parceiros sociais.


46 anos depois da atribuição do Prémio Nobel da Paz a Martin Luther King, o Alvorada faz a ponte com a actualidade. Liu Xiaobo, o mais recente Nobel da Paz, continua preso.



O Alvorada termina com o dia no Museu da Ciência. Hoje, entre as 10h e as 18h, o Museu recebe o colóquio acerca do contributo da Universidade de Coimbra para o conhecimento da biodiversidade da África Tropical. Convidados nacionais e internacionais debatem o estado de preservação da biodiversidade em África e dão a conhecer as colecções de história natural da Universidade de Coimbra.


Rita Santos e Pedro Colaço

O Alvorada não anda ao contrário

0 comentários



Bom dia,

A revista de imprensa começou pouco depois das 9, com um destaque do diário As Beiras, sobre uma iniciativa do Museu da Ciência, “Ver o Mundo de olhos fechados”, no âmbito das comemorações do dia da Saúde Mental.Seguiu-se o empate da Académica com o Arouca e ainda “Diabéticos desesperam à procura de insulina" que fez manchete no Diário de Coimbra.

O orçamento de Estado foi destaque nos jornais nacionais, assim como o herdeiro do poder na Coreia do Norte, Kim Jong-un. Esta foi umana Coreia do Norte notícia que o comentador, Paulo Gama Mota destacou afirmando tratar-se de uma “monarquia comunista” e que serviu de ponte para falar do vencedor do Nobel da Paz alertando para a importância dos “países ocidentais ditos de democracia não se deixarem levar pela cobardia dos interesses económicos”. O director do Museu da Ciência falou ainda da semana ODM: Coimbra unida contra a pobreza,dizendo que "estamos a andar ao contrário dos objectivos de desenvolvimento do milénio".

Depois do longo comentário à revista de imprensa, destacamos, neste dia 11 de Outubro, o início das Jornadas de Iniciação à Psicologia, onde contamos com a participação da investigadora Carla Crespo.Tempo ainda para o balanço do Festuna, que encheu o TAGV de música e de estudantes, e que trouxe ao estúdio do Alvorada João Mendes da Silva. Ainda o cinemusicorium agendado para a noite de hoje e que promete animar os jardins da Associação Académica de Coimbra.

Foi com casa cheia e programa recheado que o Alvorada se despediu. Amanhã pela mesma hora, estamos de regresso com mais noticias da cidade, região e do mundo. Até lá não dispense a nossa companhia, aqui na Rádio Universidade de Coimbra.

Programa com Bárbara Silva, Nelson Coelho e Cristiana Pereira

Afeganistão: 9 Anos Depois

0 comentários


O Alvorada deu hoje destaque aos nove anos da primeira investida militar por parte dos Estados Unidos da América contra o Afeganistão. Ao comentário do sociólogo, Elísio Estanque, e da investigadora do centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Raquel Freire, juntamos as palavras do Coronel do Exército Português, Nuno Pereira da Silva, que esteve no terreno juntamente com as tropas portuguesas destacadas pela Nato, e também o especialista em assuntos do Afeganistão e com um vasto trabalho na área da investigação sobre as forças de segurança em cenários de Guerra, Daniel Pineu.
Nas notícias do dia, destaque dado pela comentadora de hoje, Isabel Campante, ao referendo que foi chumbado em Assembleia Municipal, a consulta popular visava inquirir os conimbricenses sobre a abertura das grandes superfícies comerciais nas tardes de Domingo e Feriados. Isabel Campante considera que nesta questão, o referendo é uma forma de a autarquia descartar a responsabilidade empurrando para o sufrágio.
Lançamos ainda o plano de actividades da conferência " Rádio em Portugal e o Futuro", que pretende comemorar os 75 anos de rádio pública e também olhar novos caminhos para este meio de comunicação que nos é tão querido.

Alvorada, 07 de Outubro de 2010, Rita Santos e Pedro Colaço

Cem anos depois, as vozes republicanas voltam à rua

0 comentários


O Centenário da República preencheu as duas horas do Alvorada de hoje. A emissão especial das 9H às 11H da manhã abordou várias vertentes da tomada de posse dos republicanos, desde a educação às liberdades. 
Apesar do grande destaque televisivo dado às comemorações e do grande investimento estatal (10 milhões de euros do Orçamento de Estado) nem todos os jornais deram enfoque à efeméride: Jornal de Notícias e Diário de Notícias deixaram de parte qualquer grande alusão ao centenário na capa. 


Numa emissão conduzida por Catarina Ribeiro, Lígia Anjos e Cristiana Pereira houve tempo para uma reconstituição do 5 de Outubro de 1910, numa viagem pelos jornais da época, e para uma grande reportagem dedicada à implantação da República e a todo o seu simbolismo. 


Elísio Estanque, Isabel Nobre Vargues e Luís Mota foram os professores que colaboraram nesta emissão especial. A massificação da educação desde a implantação da República foi um dos grandes temas por todos abordado, num dia em que, simbolicamente, cem escolas (de Norte a Sul do país vão ser inauguradas). 

Os repórteres RUC Bárbara Silva e Nelson Coelho, em Coimbra e em Lisboa, deram voz aos cidadãos e aos discursos dos governantes, num dia que promete ser preenchido unicamente pelo destaque das comemorações do Centenário da República. 
António Arnaut discursou em Coimbra, depois do hastear da bandeira, partilhou com os conimbricenses um lema de vida ''Eu aprendi a amar a Pátria amando a República''. 


O Alvorada chegou ao fim mas regressa amanhã, das 9H às 10H da manhã. Ao longo do dia, nas sínteses informativas das 17H e das 21H e, em especial, no bloco informativo das 22H a Rádio Universidade de Coimbra faz o balanço das comemorações do 5 de Outubro.