Política, Censos e Queima


O alvorada de hoje começou com os destaques do dia na habitual revista de imprensa.

Nos jornais regionais deu-se destaque aos nomes Hi-fi, Quim Barreiros e “Coisas Lindas e cheirinhos” como últimas confirmações para o dia 8 de Maio no Queimódromo. Ainda enquadrado nos regionais de hoje esteve a edição desta quinzena do jornal “A Cabra”, que destaca a reportagem sobre os domingos desportivos da cidade, os espaços inadequados existentes para os Núcleos de Estudantes e o Festival Santos da Casa da RUC.

Já nos nacionais destacou o encontro entre os partidos de esquerda, Bloco de Esquerda e PCP, na próxima sexta-feira, que cria já várias interpretações. José Sócrates também está no centro das atenções. O primeiro-ministro afirma que o “país perderia prestigio” caso pedisse ajuda externa e que o “próximo governo deverá ser maioritário”. Ainda em cima da mesa esteve o Instituto Nacional de Estatística (INE). Duas perguntas do Censos2011 foram proibidas pela Comissão de Protecção de Dados.

Nos comentários à revista de imprensa estiveram Rafaela Carvalho, directora do jornal “A Cabra”e Isabel Gomes, directora da rede UC de Antigos Estudantes.

Isabel Gomes preferiu realçar as notícias positivas como a desistência do Governo de cobrar IVA nas refeições dos restaurantes e a consciência das pessoas para a qualidade de vida fora dos centros urbanos. Isabel Gomes foca que existem “formas de trabalhar o turismo em Portugal, como existir mais comunicação entre as pessoas ligadas ao turismo”. Acrescenta, em relação à polémica do INE, que “devia ter sido encarado com mais calma e mais tempo porque agora vai ter mais custos”.

A segunda parte do alvorada contou com a presença de Maria Carolina Campos, estudante de economia e organizadora do Ciclo de Conferências na FEUC, que contou como surgiu esta iniciativa, a quem é destinada e como irá decorrer este ciclo de economia.

O Alvorada de hoje teve a participação de Beatriz Assunção, Sandra Portinha, Diogo Pereira e Joana Cabral.

Sem comentários: