O dia em que "A" rede social nasceu



Sexta-feira trouxe um novo Alvorada, com a actualização da informação regional e nacional, na companhia de Vasco Batista e Maria Eduarda Eloy. Em Coimbra, destacam-se os problemas de acesso ao Hospital Pediátrico, as contestações dos estabelecimentos de ensino particular e cooperativo à proposta do Governo para reduzir o número de turmas financiadas nessas instituições e, também, os achados arqueológicos no Paço das Escolas, na Universidade de Coimbra (UC).

Nos periódicos nacionais, as tensões nos países do Médio Oriente, e em particular, no Egipto, mas também a polémica sugestão de Jorge Lacão para reduzir o número dos deputados na Assembleia da República, são os temas com maior visibilidade.

O comentário à revista de imprensa esteve a cargo de Amílcar Falcão, o director da Faculdade de Farmácia da UC (FFUC), que deu destaque à revolta civil no Egipto e na Tunísia. O comentador referiu que faz sentido o abandono do país pelos negociantes e emigrantes portugueses, num período de tumultos e de instabbilidade. Relativamente aos achados no Paço das Escolas, mostra-se cauteloso, já que as descobertas arqueológicas podem ter um factor negativo, compromentendo as obras de requalificação daquele espaço e, por consequência, a candidatura da UC a património da UNESCO. Amílcar Falcãomanifestou descontentamento com a atitude dos governantes perante o número de alunos nacionais do Ensino Superior (mas com maior incidência na UC) que este ano lectivo já anularam as suas matrículas por falta de condições económicas. Naquilo que apelida como “burrice” de um Governo que não beneficia os alunos esforçados, considera que quem faz a gestão de Portugal não está verdadeiramente preocupado com a educação.

A segunda parte da edição de hoje foi dedicada ao Facebook, a rede social que comemora a 4 de Fevereiro o sétimo aniversário. A directora-geral da empresa Wefind, Milena Melo comentou os perigos e vantagens das redes sociais e da livre circulação da informação na Internet. Numa época em que as entidades empregadoras procuram no Facebook os perfis dos candidatos a empregos, para conhecerem aspectos que não são revelados na entrevista nem no currículo, também burlões e predadores sexuais se servem da rede social para seleccionar e aliciar potenciais vítimas.

O Alvorada regressa na segunda-feira, com notícias frescas. Para já fica o fim-de-semana para descansar e aproveitar na companhia da RU(, em 107.9.

por Maria Eduarda Eloy

Sem comentários: