Universidade de Coimbra conhece o novo reitor ou reitora na próxima segunda-feira
A política marcou toda a actualidade noticiosa do dia de hoje. Foi esta a principal conclusão do nosso Alvorada de hoje, comandado por Catarina Ribeiro e Rita Santos.
Os comentários estiveram a cargo da directora do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (UC), Helena Freitas, que hoje inverteu as ordens dos comentários. Começamos com os destaques internacionais: a permanência de Mubarak no poder tem vindo a reforçar a união da comunidade jovem na transformação democrática.
A nível nacional, o grande destaque de todos os diários foi a moção de censura apresentada pelo Bloco de Esquerda (agendada para Março deste ano). Helena Freitas considera que a 'proposta é de uma insensatez incompreensível' e um 'momento de protagonismo do Bloco de Esquerda (BE) que vai ficar marcado no futuro do partido'.
A educação esteve também em grande plano no Alvorada de hoje. Trinta colégios rejeitam o acordo com o estado. Na opinião da comentadora, 'estas parcerias público-privadas devem ser ponderadas, porque se trata de uma matéria de grande sensibilidade'. Helena Freitas adianta ainda um solução: a atribuição de bolsas de estudo para as crianças com elevado mérito.
Passando os olhos pela região centro, destaque para a situação dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC). A directora do Jardim Botânico considera ser 'necessário perceber os contornos das novas configurações futuras do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.
Por fim, destaque para a eleição do novo reitor da Universidade de Coimbra, no próximo dia 14 de Fevereiro, segunda-feira. Enquanto membro do Conselho Geral (CG), a comentadora refere que este 'é um novo processo eleitoral na história da UC' e adianta que os dois candidatos (Cristina Robalo Cordeiro e João Gabriel Silva) 'estão empenhados em fazer tudo pela instituição'. Pode ouvir o resumo de toda a campanha eleitoral dos dois candidatos em http://observatoriosuperior.blogspot.com/.
O programa informativo das manhãs da RUC regressa na próxima segunda-feira, como habitualmente entre as 9H e as 10H, num dia em que aqui vai ser anunciado o próximo reitor da Universidade de Coimbra.
Publicada por
Anónimo
Etiquetas:
Bloco de Esquerda,
Eleições Reitoria Universidade de Coimbra,
HUC,
Jardim Botânico da Universidade de Coimbra,
moção de censura,
Mubarak,
Rádio Universidade de Coimbra

Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário