Arruada e Boicote às Aulas Foram Palavras de Ordem



A arruada de hoje, 17 de Março, foi um dos temas centrais do Alvorada de hoje, em estúdio a comentar a actualidade esteve Henrique Paranhos, membro do movimento A Alternativa és Tu.
Foi este movimento que propôs em Assembleia Magna a realização da arruada, nas palavras de Henrique Paranhos, o objectivo foi contactar directamente os estudantes e perceber quais são os problemas com que se deparam no dia a dia, desde as faculdades e departamentos, aos bares e cantinas da UC. E frisou o facto de esta não ser uma arruada contra o decreto de lei 70/2010, mas sim um protesto reivindicativo, onde o decreto de lei e a acção social são um dos pontos a ter em atenção, mas não se sobrepõem a todos os outros problemas que os estudantes vivem, como o pagamento de cauções nas residências, a insuficiência das cantinas para receber os estudantes ou a falta de condições nas salas de aulas.

Também o boicote às aulas de dia 24 de Março esteve em foco, Henrique Paranhos considera que numa agenda reivindicativa bem organizada a arruada de hoje devia culminar numa manifestação nacional no Dia do Estudante. No entanto essa não foi a vontade da Assembleia Magna que aprovou um boicote às aulas e reprovou a manifestação em Lisboa, apesar disto lembrou que a Associação Académica de Coimbra está orgulhosamente só, pois o boicote foi reprovado em ENDA, e as restantes associações vão realizar uma acção em Lisboa. Henrique Paranhos lembrou a frase "orgulhosamente sós" e o que lhe está inerente e aplicou-a ao boicote de dia 24.

Quanto às duas iniciativas acima referidas, o membro do movimento A Alternativa És Tu, apontou o dedo à Direcção Geral, que diz ter feito pouco esforço para divulgar a Arruada, e não vê trabalho no sentido de gerar uma verdadeira paralisação da Universidade de Coimbra no dia 24, além de ter sido pedido à DG que chegasse a um acordo com a Reitoria da UC para justificar as faltas nos períodos lectivos referentes às duas acções de protesto.


A Arruada e Boicote de dia 24 de Março vão ser tema do próximo Observatório Superior, terça-feira às 21h.


Quinta-feira, 17 de Março.
Inês Almeida, Pedro Colaço e Rita Mira Marques

Sem comentários: