"UC deve fazer um esforço para tornar o processo de proximidade [aos estudantes] mais célere"


Em dia de Concerto RU(, com The Radio Dept., o programa de hoje contou com dois comentadores: a vice-reitora para as Relações Institucionais Helena Freitas e o professor da FDUC Licínio Lopes.

Quando passam 10 anos da queda da ponte de Entre-os-Rios, e em que a efeméride é assinalada em todas as primeiras páginas, Licínio Lopes, no comentário à revista de imprensa, considerou que este é um processo já "arquivado" que "apenas provocou na altura a demissão do ministro Jorge Coelho", pelo que hoje deve apenas “lembrar-se as vítimas”.


O professor destacou ainda a actualização da prestação do crédito à habitação, que deve aumentar em média 47 euros por mês o que, “para algumas famílias, pode ser irremediável”, pelo que “se justifica um programa governamental que detecte situações mais aflitivas”.

No dia em que o Parlamento se prepara para votar os projectos que pedem a alteração do regime de atribuição de bolsas, a vice-reitora admitiu que as universidades devem tomar uma posição quanto ao decreto-lei 70/2010 e ajudar os estudantes: “Este é um dos aspectos mais críticos e importantes da relação que a universidade tem que ter com os estudantes. A universidade tem que acompanhar de perto não apenas as reestruturações que possam desequilibrar a relação de capacidade de desempenho dos estudantes mas também fazer um esforço para tornar o processo de proximidade mais célere”.


Helena Freitas destacou ainda a manutenção, ou não, da empresa Turismo de Coimbra. Para a investigadora, que renunciou esta semana ao mandato na Assembleia Municipal de Coimbra – onde liderava a bancada do PS -, esta é uma empresa “que se revelou desastrosa do ponto de vista do equilíbrio financeiro” e que, no âmbito da sua actividade, “não parece trazer mais valias”. Por isso mesmo, a bióloga defende que se deve fazer “uma gradual ou rápida inclusão [da empresa] nos serviços da autarquia”.

O Alvorada de hoje foi conduzido por Nelson Coelho, Diana Craveiro, Diogo Pereira e Tiago do Carmo.

Sem comentários: