Briosa fora da Taça marcou o primeiro Alvorada da semana


O Alvorada de hoje, 28 de Março, contou com a presença de Paulo da Gama Mota, Director do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (UC).
O programa começou com a habitual revista de imprensa, onde se deu destaque aos temas regionais e nacionais da actualidade.

Nos jornais regionais destacou-se o empate de ontem da Académica frente ao Vitória de Guimarães que acabou com o sonho da Briosa de chegar à final da Taça de Portugal.
Outro dos destaques foi para a Queima das Fitas 2011, que juntou os nomes de David Fonseca e Diabo na Cruz à lista dos artistas que vão estar em palco no Queimódromo deste ano.

Nos jornais nacionais deu-se destaque às polémicas eleições do novo presidente do Sporting, Godinho Lopes, que marcaram todo o fim-de-semana. A limitação das contratações de novos professores universitários devido aos cortes orçamentais também foi destacado hoje pelo Diário de Notícias. Segundo o jornal, este é “um problema que tem como consequência directa o envelhecimento acelarado da classe docente”. Antecipou-se, ainda, a visita de Dilma Roussef e Lula da Silva a Portugal. O ex-presidente do Brasil vai ser laureado esta quarta-feira, 30, com um doutoramento Honoris Causa pela UC.

A manchete do Público de hoje, “Contratos a prazo são a regra para mais de metade dos jovens”, marcou os comentários de Paulo da Gama Mota, assim como o reconhecimento do trabalho de Eugénia Cunha, antropóloga forense portuguesa e amiga do director do Museu da Ciência da UC.

Ainda sobrou tempo para a apresentação da agenda cultural desta semana, com Carolina Varela, e para destacar outros temas das actualidade como a exposição e lançamento do livro dos melhores cartoons de 2010.

O Alvorada de hoje teve a participação de Rita Santos, Pedro Benjamim, Fábio Silva e Sandra Portinha.

Por Sandra Portinha

Sem comentários: