Lula da Silva: Exame - Presidência da República ; Resultado - Aprovado com distinção





O Alvorada de hoje, dia 31 de Março, contou com a presença de Luís Alcoforado, presidente da Turismo de Coimbra.


Como é hábito, o programa teve início com a revista de imprensa. Os destaques do dia, primeiramente os regionais e posteriormente os nacionais estiveram nas vozes de Vasco Batista, Pedro Colaço, Carolina Varela e Joana Cabral.


Os destaques regionais tiveram como principal enfoque o doutoramento “honoris causa” de Lula da Silva, ontem em Coimbra. As obras profundas na escola do Tovim, o regresso das chaves mestras nos assaltos em Coimbra, a atribuição de prémios de prestígio no decorrer do décimo sétimo aniversário do Diário As Beiras e a discussão do emprego no distrito pelo PSD foram alguns dos acontecimentos regionais destacados durante a revista de imprensa.


O assunto mais destacado nos jornais nacionais foi, tal como nos regionais, o doutoramento “honoris causa” de Lula da Silva. Mereceram ainda destaque o pagamento de impostos por apenas 51 das quase três mil empresas instaladas na Zona Franca da Madeira; a pressão económica sobre Portugal que quase se pode equiparar à que foi feita à Grécia antes da ajuda; a obrigatoriedade de escolha entre pensão e ordenado a que foram sujeitos os deficientes do Ultramar; a subida de tom da crítica de Santana a Passos eo aumento de 32% do IRS nos últimos dez anos.


Após a revista de imprensa, Luís Alcoforado começou por abordar a atribuição das insígnias doutorias “honoris causa” a Lula da Silva, manifestando o seu agrado relativamente à atribuição tendo o ex-presidente todo um percurso muito “suis generis”. O convidado salientou também a curiosidade da atribuição de dois doutoramentos “honoris causa” num curto espaço de tempo, um a Amartya Sen, académico reconhecido e outro a Lula que não tem mais do que o quarto ano de escolaridade e um pequeno curso de torneiro mecânico, mas que provou ser merecedor de tais insignias ao “passar no exame” da presidência.


O programa contou também com uma reportagem de Cristiana Pereira sobre o doutoramento e uma peça de Catarina Ribeiro, onde o entrevistado foi Mariano Gago. No decorrer da entrevista a Mariano Gago surgiu a temática da reivindicação dos estudantes pelas bolsas, uma vez que o Ministro do Ensino Superior afirmou que os 600 alunos a sairem do ensino universitário graças a perda das bolsas não teriam realmente abandonado o ensino, mas sim mudado de curso.


O suplemento do JN Cidades dedicado a Coimbra mereceu ainda destaque neste Alvorada. Luís Alcoforado afirmou que o teatro em Coimbra ocupa um espaço de relevância e que comparativamento com o tamanho da cidade, faz-se muito e bem, ainda que já se tenha feito mais, Não pôde deixar de lamentar que organismos como o TEUC e o CITAC sejam tão pouco conhecidos a nível nacional e até mesmo em Coimbra.


Carolina Varela


Sem comentários: