Escutas: proposta que os 107.9 lhe faz todas as manhãs



Numa emissão conduzida por Ligia Anjos, o Alvorada desta quinta-feira arrancou com a revista das notícias do dia. O caso "Face Oculta" e as multas aplicadas aos jornalistas, pela violação da providência cautelar que impedia a divulgação das escutas do processo, foram destacados e alvo de comentário pelo professor de História, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Amadeu Carvalho Homem.

A reabilitação do Estádio Universitário para o Campeonato de Ténis Europeu, que vai ser acolhido por Coimbra, foi outro tema realçado pelo comentador. Amadeu Carvalho Homem acredita ser necessário um grande investimento para que todo o complexo desportivo tenha condições adequadas às necessidades dos estudantes.

A edição contou também com a presença do presidente da Secção de Direitos Humanos, Rui Claro. A propósito de um projecto-lei do Bloco de Esquerda que pode permitir mudanças de sexo legais, sem realização de cirurgia, Rui Claro assume a posição da secção que representa e defende a adopção de crianças por casais do mesmo sexo.

A rubrica de cinema trouxe as estreias da semana pela voz de Maria Eduarda Eloy. "A Era dos Inquietos", "A Mente dos Famosos" e "Príncipe da Pérsia: As areias do tempo" são os filmes que a RUC sugere para os próximos sete dias.

João Barros, em directo da Praça da República, tentou perceber como é que o proprietário de um dos quiosques de jornais e revistas, José Santos Machado encara o pagamento da multa de 400 mil euros pelos jornalistas que divulgaram as escutas do "Face Oculta".

Na Alta Universitária, Maria Eduarda Eloy foi falar com alunos da Universidade de Coimbra sobre o estudo de António Dornela, docente da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, que revela o quadro nacional dos licenciados: menos que no resto da Europa, com empregos que nem sempre correspondem ao curso que tiraram e com salários abaixo das expectativas.

Assim foi o Alvorada! de quinta-feira. Volte a acordar com a RUC amanhã de manhã.

1 comentário:

Anónimo disse...

Adoro esses directos de manhã... Mesmo... Dão toda uma nova dinâmica e são também uma forma de dar visibilidade ao programa.

Para além de que os meninos e as meninas podem treinar =)

Parabéns.