Vizinhos e Compatriotas





O Alvorada desta Quarta-feira contou com José Santiago e Pedro Prola em estúdio, e a habitual revista de imprensa. Depois do dia dos vizinhos, os regionais fizeram o balanço. Os nacionais continuam a falar da saúde, noticiando o plano de redução de despesas que pode afectar o tratamento de doenças como o cancro. Fernando de Almeida, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Psiquiátrico, desdramatizou a situação. Em estúdio para fazer o comentário à actualidade, disse que "há hospitais que vão ter de fazer contenção", mas reafirmou confiança na manutenção da qualidade dos serviços prestados.

Sobre as medidas de redução do défice, Almeida diz que "são inevitáveis". "É preciso que as pessoas se convençam de que a situação é complicada, mas para além do realismo é preciso uma pontinha de esperança." Garante ser possível reduzir o desperdício para evitar aumentos de imposto. Defende ainda que a economia precisa de uma maior aposta nas exportações, com uma política externa "reequacionada" para a América do Sul e África.

Cláudia Ferreiro e André Carvalho foram até à Praça da República conversar com as pessoas. Sobre a possibilidade de aumento do preço dos transportes públicos, todos os utentes concordaram que bilhetes mais caros são uma má ideia. Já a propósito do anúncio da proibição da venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos, as opiniões dividiram-se. Um dos entrevistados disse que pode fomentar o desejo dos mais jovens pelo proibido.

Quarta-feira é dia de rubrica nacional e internacional. Hoje em destaque esteve a proposta do Bloco de Esquerda para regulamentar a actividade dos teatros e cine-teatros do país. O BE quer que se imponham mínimos de segurança, ligação à comunidade, e um director técnico para cada espaço. O projecto inclui ainda o co-financiamento estadual a estes equipamentos.

Em estúdio, Vasco Batista, do jornal universitário "A Cabra", falou sobre o trabalho jornalístico que fez acerca da semana internacional de solidariedade para com os Povos Não-Autónomos. O editor-executivo explicou que há 16 territórios nesta situação, sendo que alguns deles não querem a independência. A semana internacional termina no dia 1 de Junho.

O Alvorada regressa na quinta-feira (amanhã) com Diana Craveiro e Lígia Anjos.

Sem comentários: