Portugal afunda-se no "Economês"




Hoje pelas nove da manhã começou mais um Alvorada, orientado por Lígia Anjos e José Santiago. O programa contou com a presença do Presidente do Turismo de Coimbra, Luís Alcoforado e de Igor Pereira da secção de Direitos Humanos da Associação Académica de Coimbra.
Depois de começar a despertar ao som de Atlas Sound, deu-se início à habitual revista de imprensa com os jornais regionais, que hoje deram destaque à Universidade de Coimbra. O Diário de Coimbra manda para a primeira página a divisão de opiniões, dentro das faculdades, em relação à reestruturação dos saberes. Por sua vez o Diário as Beiras anuncia, também em primeira página, a necessidade de pagar para fazer sessões fotográficas e de filmagens na universidade. O preço varia conforme as salas requisitadas, podendo chegar aos 2000 euros.
Deixando a nossa cidade, seguimos para o país. Percorrendo os jornais nacionais o destaque foi quase sempre para a sobretaxa de IRS que vai começar a ser aplicada a partir de Junho. O nosso comentador, Luís Alcoforado considerou que a complexidade e a confusão da linguagem económica tem aumentado, tornando as noticias sobre o tema autênticas "charadas", num novo idioma, o "economês".
Outro tema bastante explorado nos jornais de hoje foi a conferência luso-brasileira, que Luís Alcoforado relacionou com o tema anterior, realçando a necessidade de encontrar uma identidade cultural comum e não apenas o estabelecimento de uma parceria económica.
Hoje é dia de estreias nas salas de cinema e de rubrica sobre a sétima arte, na voz de Cláudia Ferreiro. "Pesadelo em Elm Street", "Polícia Sem Lei" e "Juventude em Revolta"são os filmes recomendados para hoje.
E como é quinta-feira, a rubrica de Saúde também marcou presença no "Alvorada!", pela voz de Carina Rodrigues. A regeneração de tecidos isquémicos através da utilização de células estaminais pode tornar-se uma realidade, revela um estudo recente. A investigadora do departamento de Investigação e Desenvolvimento da Crioestaminal, Carla Cardoso, explicou melhor em que consistiu o estudo, para já, realizado apenas em animais.
Para terminar, Igor Pereira comentou a manifestação contra a homofobia e transfobia que atravessou a baixa de Coimbra na passada segunda-feira. O representante da Secção de Direitos Humanos alertou ainda para a violência doméstica entre casais homossexuais e a campanha de prevenção que a Associação de Apoio à Vítima está a desenvolver para acabar com o problema.

20 de Maio, Bárbara Silva e Maria Eduarda Eloy

Sem comentários: