"Medidas necessárias, mas penosas para a classe média."



Hoje a proposta do governo para o Programa de Estabilidade e Crescimento destacou-se na imprensa nacional. Por isso, o comentário do sociólogo Elísio Estanque também deu grande atenção a este tema.

O também professor de Sociologia referiu as medidas propostas como necessárias. No entanto, considera que são muito penalizadoras da classe média, uma vez que vai haver um grande aumento nos impostos (prevêm-se subidas de 100 a 700 euros sobre o IRS).

Elísio Estanque classifica ainda como positivas as medidas de deixar mais as transações em bolsa e a contenção de despesas a nível militar.



Já no plano regional, o TGV Lisboa-Porto-Vigo foi posto em stand-by pelo menos até 2012. A Câmara Municipal de Coimbra classifica a notícia como claramente má para Coimbra, mas o comentador de terça-feira não considera o acontecimento "assim tão catastrófico".



A manhã informativa de hoje serviu ainda para continuar a recordar as mulheres. O mote foi dado por Kathryn Bigelow, vencedora do Óscar para melhor realização. Elísio Estanque deixa a chamada de atenção: há problemas que são referidos como já ultrapassados, mas ainda há muito a fazer para que se ultarapasse o problema da desigualdae de géneros.

Susana Rocha, Lígia Anjos e Pedro Prola

Sem comentários: