'A Universidade não deve ser apenas uma máquina de produzir licenciados'


 

Depois de a RUC ter ontem soprado mais uma vela, já vais nas 24, o Alvorada hoje começou com mais energia. Catarina Ribeiro e Lígia Anjos deram a início a mais uma viagem pelos jornais nacionais e regionais. De destacar os 720 anos da Universidade, a preparação da selecção nacional para o jogo de amanha frente à China, as multas que vão ser aplicadas aos peões que não cumprem as normas de circulação nas vias públicas e ainda a difícil situação que afecta a ilha da Madeira.

E da revista de imprensa passamos para os comentários, hoje na voz da Presidente da Associação de Defesa e Apoio à Vida, Ana Maria Ramalheira. 
'A velha senhora está sempre de pé' é esta a frase de abertura ao assunto do aniversário da Universidade de Coimbra. A comentadora falou das reações à tragédia que assolou a Madeira e da mobilização do povo português para apoiar as vítimas.

A intervenção cívica, as novas oportunidades para os invisuais , os Hospitais da Universidade de Coimbra, a perda de alunos das escolas públicas e a natalidade foram alguns dos assuntos focados neste programa de informação, mas a cultura foi o ponto central da conversa de hoje. 

André Granjo, Maestro da Orquestra e Grupo de Fado da Tuna da Universidade de Coimbra juntou-se a Ana Maria Ramalheiro, Catarina Ribeiro e Lígia Anjos para reflectir sobre o estado da cultura na chamada 'cidade do conhecimento'.

A política cultural de Coimbra, os critérios de qualidade, a actuação de hoje à noite na Biblioteca Joanina, a falta de aderência da população portuguesa ao universo da cultura, o bicentenário de Chopin, o facto de a Universidade ser cada vez mais uma 'máquina de produzir licenciados' e os jovens que não são estimulados pela Universidade ao nível da cultural foram os ponto essenciais de análise da conversa no Alvorada.

Muito mais haveria ainda para dizer, mas o relógio RUC marcava já as 10 horas e o Alvorada terminou com o convite para o concerto de hoje, às 21.00h na Biblioteca Joanina, com entrada gratuita e angariação de donativos para apoiar a ilha da Madeira.

Sem comentários: