Um dia morno em termos noticiosos


Num dia em que o nosso principal ingrediente é escasso, o Alvorada começou cheio de boa disposição. As notícias, lá está, é que não são assim tão positivas.
Desde o aumento da criminalidade praticada por menores até ao impacto do alcóol na criminalidade rodoviária, Catarina Ribeiro, Lígia Anjos e Marta Furtado fizeram-se acompanhar por Duarte Nuno Vieira, Presidente do Instituto Nacional de Medicina Legal e Professor Catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e encheram o estúdio da Rádio Universidade de Coimbra de notícias.

O comentador achou oportuno dar destaque a notícias mais pequenas, começando por se manifestar 'contra os prémios atribuídos a gestores de empresas, porque eles apenas têm a obrigação de cumprir a sua função, que é gerir bem'. O Professor Catedrático falou também da polémica em torno da pedfoilia, que está a assolar a Alemanha, manifestando-se contra este crime hediondo dizendo que 'calar é consentir estes casos'.

A morte do MC Snake e amigo de longa data do rapper Sam the Kid também não passou ao lado e o uso excessivo de violência voltou  a ser um dos pontos de destaque das manhas informativas da RUC.

O Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) voltou a ser, novamente, aprofundado; e de assuntos nacionais passamos para os regionais. O assunto primordial foi o facto de o estacionamento na baixa de Coimbra voltar a ser pago, numa altura em que a Agência de Promoção para a Baixa de Coimbra tem procurado dinamizar o comércio na baixa. E do consumo passamos para a natureza: a doença dos pinheiros, o nemátodo, foi também realçada.

Depois de mais uma viagem pelos jornais, é tempo para falar de Ensino Superior. A rubrica de Academia e Ensino Superior hoje abordou uma das principais dificuldades que afecta o ensino superior em Portugal: a educação vista como um bem que pode ser comprado e quem não tem possibilidades fica endividado, uma problemática levada a cena em várias escolas do país, através da peça de teatro-fórum 'Estudantes por Empréstimo'. E de um tema académico passamos recuamos no tempo: a rubrica de 1290 relembrou a saudade da actual cineasta e antiga estudante da Universidade de Coimbra, Raquel Freire.  
E como nada escapa à análise do Alvorada, ainda tempo para falar da visibilidade que a Universidade de Coimbra tem a nível mundial.


Desde a gula até aos impactos positivos da pílula na vida da mulher (segundo estudos científicos), ainda houve tempo para recuar até ao ano de 1953 e recordar a polémica visita do Marechal Tito a Londres.

Missão cumprida, mais uma edição do Alvorada que chegou ao fim. Mas amanha o programa informativo está de regresso para encher as suas manhas de notícias.

Sem comentários: