17 de Agosto de 1962: morre Peter Fechter, a primeira vítima do Muro de Berlim


No Alvorada de hoje, lembrámos a primeira vítima do Muro de Berlim. Peter Fechter, de 18 anos, foi assassinado ao tentar saltar o muro que separava Berlim ocidental da parte oriental. Um caso que chocou a opinião pública alemã e o tornou famoso.

O muro dividia Berlim há apenas um ano quando Fechter, um jovem pedreiro, foi baleado nas costas enquanto tentava passar para o lado ocidental. Pretendia encontrar a irmã que tinha visto pela última vez pouco tempo antes da construção da barreira.

Depois dos disparos sobre o jovem caído, centenas de berlinenses ocidentais imploravam aos guardas que o socorressem, mas ninguém fez nada. As tropas da ocupação -norte americana não podiam reagir e os guardas alemães orientais esperavam ordens superiores. Sem reacções, Peter acabou por morrer passadas três horas à espera da chegada dos primeiros-socorros.

Os soldados responsáveis pela morte do alemão, como habitual, receberam prémios em dinheiro pela execução.

[Texto de Cláudia Ferreiro]

Depois do destaque à efeméride, o comentário à revista de imprensa esteve a cargo do professor da FEUC e investigador do CES Elísio Estanque.

O docente destacou a manchete do jornal I que fala da possibilidade de uma crise política com origem na não aprovação do Orçamento de Estado, por parte do CDS/PP e do PSD. "Caso venha a acontecer, vai haver uma crise política com contornos preocupantes. A partir do dia 9 de Setembro o Presidente da República deixa de ter poderes para dissolver a Assembleia da República e pode dar-se o caso de termos um país paralisado porque não conseguirá pôr em prática as suas políticas sem o Orçamento de Estado aprovado", comenta.

Tempo ainda para dar um salto ao Mercadinho do Botânico, que tem lugar todos os Sábados à entrada do Jardim Botânico. Um dos coordenadores do projecto, Paulo Coelho, salientou a confiança dos produtos que ali são expostos já que "há um contacto directo com os produtores", tudo a um "preço acessível".

Já a terminar o Alvorada foi até Aveiro, com a repórter Cristiana Pereira, que nos falou sobre a 1ª Escola de Verão sobre a Aliança das Civilizações. Um dos temas em destaque é a "Paz, diálogo inter-religioso e culturas". O curso termina sexta-feira com a cerimónia de encerramento marcada para as 16h que conta com a presença do Alto Representante das Nações Unidas Jorge Sampaio.

O Alvorada volta amanhã às 10h com mais informação e com a presença do professor da FPCEUC e presidente da Turismo de Coimbra Luís Alcoforado.

O Alvorada de hoje foi conduzido por Ana Simões, Diana Craveiro e Cláudia Ferreiro.

Sem comentários: