Um Alvorada directo ao consumidor!



Basquetebol, touradas, actualidade internacional e direitos do consumidor: eis os ingredientes para uma hora de informação veraneante no estúdio da RUC.

Para comentar a habitual revista de imprensa, o Alvorada recebeu a presença do presidente da Associação Portuguesa do Direito do Consumidor (APDC), Mário Frota.

A manchete do Diário de Notícias (“Livrarias fazem venda ilegal de manuais escolares”) deu a deixa a Mário Frota para comentar os direitos dos consumidores e deixar alguns procedimentos a seguir no caso de se sentirem lesados na compra de determinados produtos.

A este propósito, Frota, enquanto presidente da APDC, com sede em Coimbra, deixou críticas à estrutura organizacional da DECO na opinião pública nacional: “Infelizmente, em Portugal, mercê de uma extraordinária campanha de marketing, entende-se que a DECO é tudo. Importa esclarecer que nem sempre sabemos o que é a 'DECO' e a 'DECO Proteste Ltd.', a antena nacional de uma multinacional belga que confunde os planos”.

Mário Frota foi mais longe, acusando a associação de consumidores de confundir a sua acção junto dos consumidores com a de uma empresa com “tentáculos” em vários países da União Europeia a que está vinculada.

Está tudo preparado para confundir a acção de uma associação sem fins lucrativos com a acção de uma multinacional poderosíssima que, aqui, ocupa todos os espaços e abafa as associações de consumidores autênticas, autónomas e legítimas”, atirou, no comentário da Alvorada.

A entrevista da manhã foi dedicada à tourada. Samuel Vieira, membro da Associação Agir pelos Animais, referiu-se ao tema como “uma questão que não vale a pena preservar, bem como não valeu a pena preservar a escravatura; não me parece que seja uma coisa a preservar no caminho de uma maior humanidade”.

O desporto marcou presença no Alvorada, com as últimas notícias sobre o Basquetebol da Académica. O treinador do clube, Norberto Alves, demitiu-se, solidário com a direcção da secção, que havia batido com a porta a um mês do início da época.

O mundo passou igualmente pelo estúdio da RUC, num olhar sobre o repatriamento de 900 romenos de etnia cigana do território francês, oredenado por Paris, até ao final deste mês.

Em conversa com a RUC, o antigo Alto Comissário para a Imigração e Diálogo Intercultural, Rui Marques, entende que a realidade portuguesa é muito diferente da francesa, embora admita algum efeito de contágio em algumas camadas sociais, que possam ver no exemplo francês uma oportunidade de o repetir em Portugal.

Segundo diz, a opção do estado português foi sempre de cumprir a lei, tanto para nacionais, como para estrangeiros.

O programa foi conduzido por Pedro Prola, Diana Craveiro, Nelson Coelho e Pedro Crisóstomo.

Sem comentários: