Alvorada sintonizado num número que não assusta ninguém - 107.9 -


O primeiro Alvorada da semana arrancou com notícias menos boas. Em Destaque nas duas publicações regionais falamos sobre a saída provisória do maestro e director artística, Virgílio Caseiro, da Orquestra Clássica do Centro(OCC). O comentário da actualidade foi feito pela Presidente da Associação de Apoio à Vida (ADAV), Ana Maria Ramalheira começou por destacar a saída de Virgílio Caseiro afirmando que enquanto director artístico da OCC "tem um papel cultural absolutamente crucial e faz parte de um equipamento cultural que interessa a Coimbra e que deve ser preservado”

Passando pel'As beiras, Público e i em com destaque fotográfico com incêndio em São Pedro do Sul Ana Maria Ramalheira mostrou-se preocupada com os números assustadores um “fim-de-semana onde foram batidos recorde de fogos florestais. Quase mil incêndios só ontem – domingo -, 501 incêndio em todo o pais." "Portugal está a viver uma situação inimaginável a Presidente da ADAV reforçou que, desde o passado 24 de Julho, foram utilizados 100 meios aéreos e arderam 19 mil hectares entre Janeiro e Julho o que significa um verdadeiro empobrecimento para o nosso pais."

Seguiu-se para uma noticia com grande projecção na primeira página do Diário de Coimbra "Biblioteca Geral da Universidade à beira da ruptura". Ana Maria Ramalheira defendeu que “há soluções para este problema - e uma delas passa pela digitalização que também visa preservar os documentos da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC) e torna-los mais acessíveis aos investigadores." Questionada sobre uma das soluções equacionadas pelo físico e director da BGUC, Carlos Fiolhais, passa por transformar o actual estabelecimento prisional de Coimbra numa casa de conhecimento. A presidente da ADAV clarificou que há muito que se fala desta junção de interesses por parte da Universidade de Coimbra e da Câmara Municipal de Coimbra.

A equipa do Alvorada de Hoje foi constituído por Beatriz Assunção e Lígia Anjos. Houve ainda tempo para entrar em directo da Praça da República, no dia em que se dá a inauguração do Encontro Nacional de Escuteiros na região de Coimbra. Ao longo da semana cerca de 700 escuteiros vão estar em actividades de região.

Sem comentários: