O Alvorada não chumba nenhum ouvinte!





A abrir mais uma semana de informação na antena da RUC, o Alvorada entrou em Agosto com o comentário à revista de imprensa pela voz de Maria do Rosário gama, directora da Escola Secundária D. Maria, em Coimbra.

Dois dias depois de a ministra da Educação, Isabel Alçada, ter proposto a discussão a ideia de acabar progressivamente com os chumbos a partir do segundo ano do ensino básico, a educação foi o tema que tomou conta do Alvorada desta segunda-feira.

Maria do Rosário Gama disse algumas palavras sobre a ideia de Isabel Alçada, sem nunca assumir se é a favor ou contra a proposta de acabar com os chumbos. Encarou o discurso de Isabel Alçada como uma primeira pedra para lançar o debate sobre a questão na opinião pública.

Ainda assim, perante declarações das duas confederações de pais e encarregados de educação - uma favorável à media e outra desfavorável -, Rosário Gama confessou estar mais próxima de uma que contraria a ideia da ministra da Educação.

A comparação entre o modelo português e o sistema educativo da Finlândia e de outros países nórdicos foi ainda um dos pontos que Rosário Gama abordou no comentário alargado à revista de imprensa. Pela experiência e doo contacto diário com os alunos, a directora da Secundária D. Maria lembrou que os dois sistemas são incomparáveis e que estudantes portugueses encaram as aulas e o progresso no ensino de forma diferente.

Tempo ainda houve para Rosário Gama lembrar a morte do jornalista Mário Bettencourt Resendes, antigo director do Diário de Notícias e actual provedor do jornal, do actor António Feio e de Maria Virgínia, a mais velha estudante de Coimbra (aos 111 anos) e ex-professora da Secundária D. Maria.

Um programa conduzido por Lígia Anjos, Beatriz Assunção e Pedro Crisóstomo e o regresso de Rita Santos.

Sem comentários: