Alvorada sem Azar


Num dia mais propício a superstições, o Alvorada foi para o ar sem percalços, conduzido por Pedro Prola, contando com a presença de André Carvalho.

Ao telefone esteve o deputado do CDS eleito por Coimbra, Serpa Oliva, para comentar a actualidade. Um dos destaques da imprensa regional foi o caso de um homem de 52 anos detido por abuso sexual de uma menor. Serpa Oliva apontou a “maior facilidade” que as vítimas têm actualmente em denunciar estas situações. No entanto, não poupou críticas à justiça que, segundo o deputado, tem dificuldades em funcionar no país. Ainda na justiça, Serpa Oliva lembrou conhecer a família de Lúcio Feteira, mas preferiu não comentar o caso mediático que envolve Duarte Lima. Afirmou não estar em causa a confiança nos políticos, por existirem crimes em todas as classes profissionais.

O deputado do CDS lamentou também os incêndios que lavram no país e que continuam a ser “tema quente” nos jornais regionais e nacionais. E apontou o dedo aos incendiários, que acredita estarem por trás de “noventa porcento” dos fogos. Serpa Lima terminou por referir a importância que o distrito de Coimbra pode ter no turismo nacional, dizendo mesmo que a região Centro é uma mais valia a nível nacional. O deputado explicou ainda a ideia da construção de vários campos de golfe no distrito, que propôs num artigo de opinião no Diário As Beiras.

O Alvorada contou ainda com o tema do aumento de alunos estrangeiros a estudar em Coimbra. Maria Eduarda Eloy conversou com a vice-reitora Cristina Robalo Cordeiro. A reponsável justificou a duplicação do número de alunos de mobilidade nos últimos anos com a qualidade do ensino. Referiu ainda os apoios dados na UC.

A finalizar o programa, uma peça de André Carvalho sobre o Dia Internacional do Canhoto, com o testemunho de uma esquerdina sobre as dificuldades num mundo de destros. Num momento em que alguns estudos apontam para a existência de qualidades intelectuais específicas nos esquerdinos, ouvimos dois especialistas com opiniões contraditórias.

O Alvorada regressa na Segunda-feira (16), com Lígia Anjos e os comentários de João Gabriel Silva, director da FCTUC.

Sem comentários: