Mais calor, mais Alvorada




O Alvorada hoje chegou com uma visita especial: Rita Santos de volta ao estúdio da Rádio Universidade de Coimbra. Na companhia de Catarina Ribeiro e do Presidente do Conselho de Administração do Hospital Psiquiátrico de Coimbra, Fernando de Almeida, começou mais uma manhã informativa RUC. 


Em grande destaque, a vaga de incêndios que está a afectar o país. O nosso comentador prestou homenagem aos bombeiros que todos os dias correm riscos no combate aos fogos e falou de um ''tipo de formação especial para profissionais'' que seria viável para a prossecução do combate aos incêndios. 


Na região, destaque para a Metro Mondego. Ontem houve reunião mas não há novos desenvolvimentos. Fernando de Almeida criticou este adiamento sucessivo por parte do Governo porque ''este é um investimento que não deve ser ponderado''. 
A ligação ferroviária entre Coimbra e Coimbra-B esteve também em discussão.  Fernando de Almeida falou ainda de Coimbra em Agosto. 'Aqui há pouco desemprego. Coimbra pára no Verão porque os seus actores vão de férias', explicou. 
Como nem tudo é negativo, o nosso comentador falou ainda da aprovação do Centro de Convenções do Convento de S. Francisco, que vem dar mais visibilidade à cidade. 


No panorama nacional, falou-se da grande quantidade de casas que existem em Portugal e da falta de poder de compra dos portugueses. O fim da pandemia da Gripe A (anunciado ontem pela Organização Mundial de Saúde) e o caso da Clínica de Lagoa foram também motivos de análise do nosso comentador. Fernando de Almeida diz que 'o Estado deve actuar na fiscalização das infraestruturas de saúde''


Já quase na recta final no nosso Alvorada, tempo ainda para ouvir uma peça da repórter Bárbara Silva relativa ao abate de plátanos em Coimbra. Fernando de Almeida defende que ''por cada árvore que se abate, deveria ser plantada uma nova planta'


Nos minutos finais, tempo para ir até Caldas da Rainha, Nazaré e Alcobaça. O Oeste de Portugal foi a sugestão deixada hoje no roteiro turístico (hoje num formato mais curto do que o habitual). Despedidas feitas, regressa o Martunis ao estúdio da Rádio Universidade de Coimbra. O Alvorada regressa amanhã, para lhe fazer companhia numa nova manhã de Agosto. 



Sem comentários: