Um pãozinho sem sal para o Alvorada



No dia em que se comemoram os 50 anos dos Beatles, teve lugar um novo Alvorada. José Santiago e Lígia Anjos conduziram a emissão que contou também com a presença de Maria Eduarda Eloy e com comentários às notícias da actualidade pela representante da Rede de Antigos Estudantes da Universidade de Coimbra, Isabel Gomes.
Na revista de imprensa, os incêndios que lavram por todo o país, sem fim à vista, tiveram o maior destaque dos jornais regionais e nacionais. A comentadora salientou a necessidade de um plano nacional para prevenção de incêndios que passasse, não só pela limpeza das matas, mas também pela educação das populações, já que a negligência das pessoas é um dos factores de risco para o aparecimento de fogos florestais.
Neste dia 12 de Agosto, também foram notícia na região a expulsão de militantes do PS do distrito de Coimbra, pelo próprio partido, e o aniversário da Casa-Museu Miguel Torga, que se assinala hoje, mas cujas comemorações só vão ser feitas em Setembro.
Na informação nacional o destaque vai para a aplicação de multas aos fabricantes de pão que não respeitarem a nova lei reguladora do teor de sal no produto alimentar. A lei é inovadora e tem como objectivo reduzir a quantidade de sal ingerida pelos portugueses. Isabel Gomes referiu, a propósito, que a medida "faz sentido" se se tiver em conta que os portugueses são o povo da Europa que mais sal ingere nos alimentos e que, por consequência, têm o maior número de problemas de saúde associados a esse hábito.
No programa de hoje houve ainda uma entrevista em directo com a jurista da Associação de Consumidores de Portugal, Teresa Madeira, sobre a proposta de lei que visa proibir os anúncios a brinquedos na televisão, entre as 18h00 e a meia noite. O objectivo é limitar os estímulos a que as crianças são expostas na publicidade direccionada para elas e reduzir a pressão a que os pais estão sujeitos em épocas específicas, como o Natal.
Para acabar, José Santiago e Lígia Anjos apresentaram as propostas de cinema desta semana. O filme de acção "Os Mercenários", a última criação de fantasia de M. Night Shyamalan "O Último Airbender" e o drama político sobre a espionagem durante a Guerra Fria "O Caso Farewell" são as sugestões deixadas na recta final do Alvorada.
Continue na companhia da RU(, em 107.9, até ao próximo Alvorada, que é já amanhã.

Sem comentários: