Alvorada, Olé!






Sempre com boa disposição e notícias actuais, o Alvorada começou mais um dia RUC. 

Catarina Ribeiro e Lígia Anjos conduziram mais uma edição do programa informativo da manhã, na companhia do Director do Jornal A Cabra, João Ribeiro e do nosso habitual comentador e Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Coimbra, Fernando de Almeida. 


Em dia de jogo decisivo entre Portugal e Espanha, os jornais exploraram avidamente a partida mas há sempre tempo para outras temáticas actuais. 


No panorama regional e em destaque no jornal universitário, a candidatura de Cristina Robalo Cordeiro a reitora da Universidade de Coimbra, que Fernando de Almeida considera vir a ter muito impacto visto que é a primeira mulher que pode vir a ocupar o cargo. 
Destaque também para a época de exames, desta vez uma perspectiva centrada no trabalho dos docentes da UC, e ainda tempo para falar dos seis edifícios de Coimbra candidatos a património histórico (entre eles o Hotel Astoria, a Escola Avelar Brotero e a Penitenciária). 
Dentro dos assuntos regionais, Fernando de Almeida destacou as obras da Metro Mondego, a reabilitação do Convento de São Francisco (futuro centro de convenções) e as Festas da Cidade e da Rainha Santa Isabel. 


No panorama nacional especialmente dedicado ao Ensino Superior e à investigação. João Ribeiro e Fernando de Almeida falaram da segunda tomada de posse do reitor da Universidade do Porto e na insistência na investigação. 
A Universidade de Coimbra também deve perspectivar um futuro com base na investigação. 


Num dia em que o ensino foi o tema central, o mundial não escapou ao Alvorada. A comparação de Cristiano Ronaldo à Padeira de Aljubarrota, feita no jornal I foi alvo de discussão. Quanto às perspectivas para o jogo, João Ribeiro não tem grandes perspectivas, enquanto que Fernando de Almeida diz que 'é possível vencer se Carlos Queiroz não tiver medo de arriscar'. 


O Alvorada regressa amanhã, para mais uma viagem pelas primeiras notícias do dia. 

Sem comentários: