Um ciclo vicioso para o conflito israelo-palestiniano



Numa emissão conduzida por Pedro Colaço, com Maria Eduarda Eloy, o Alvorada! de quinta-feira contou com a habitual revista de imprensa.

Em Coimbra falou-se de um conflito de vizinhos na Conchada, que continua com insultos e agressões dentro de portas do tribunal, onde o caso está a ser julgado. Nos diários locais foram ainda destacadas notícias sobre a detenção de um suspeito de sequestro e tráfico de pessoas para Espanha e, no desporto, a contratação do treinador André Villas-Boas pelo Futebol Clube do Porto.

No país, a OPA hostil da empresa de telecomunicações espanhola Telefónica à homóloga brasileira Vivo continua, com novos desenvolvimentos. Também é notícia o corte nas deduções do IRS que o governo português quer aplicar já no próximo ano.

Em estúdio esteve Isabel Campante, da companhia de teatro Escola da Noite, que comentou a actualidade. Os casos Jardins do Mondego e Apito Dourado foram alvo de crítica. Isabel Campante considera que há discrepâncias na eficácia da justiça consoante os casos sejam de maior ou menor dimensão. Quanto mais grave for o delito, mais tardia é a punição, na opinião da comentadora. O Festival das Artes, apresentado ontem, também foi alvo da atenção de Isabel Campante, que aplaudiu a descentralização do evento. A representante da Escola da Noite destacou ainda uma notícia que já não é apresentada nas primeiras páginas dos jornais: a catástrofe ecológica gerada pela ruptura da plataforma petrolífera da BP ao largo dos Estados Unidos da América.

De um desastre ecológico fez-se a ponte para uma catástrofe de direitos humanos. Inês Lopes da Secção de Defesa dos Direitos Humanos da Associação Académica de Coimbra também comentou a actualidade internacional, com uma reflexão sobre o ataque de militares israelitas a uma frota de ajuda humanitária que seguia em águas internacionais para a faixa de Gaza. O acontecimento gerou um pequeno debate entre as duas comentadoras, com opiniões complementares.

A rubrica de saúde teve, também, espaço na manhã de hoje. Na voz de Ana Simões e Maria Eduarda Eloy foi feita a retrospectiva do Dia Mundial Sem Tabaco 2010.

Como é quinta-feira, e dia de estreias, o Alvorada! lançou a sugestão dos filmes para a semana."Wendy e Lucy", John Rabe", "O Sexo e a Cidade 2" e o filme português "Um Funeral à Chuva" são escolhas que pode fazer.

O programa informativo das manhãs da RUC regressa amanhã. Acorde em 107.9 FM.

Maria Eduarda Eloy e Pedro Colaço



Sem comentários: