O Alvorada sempre dentro da actualidade





Yo la tengo, com ''If its true'' abriu hoje o Alvorada. Logo a seguir mais uma revista de imprensa. O programa contou ainda com o comentário do professor Amadeu Carvalho Homem.
O facto de contarmos com este professor da Faculdade de Letras foi o mote para o comentário sobre uma notícia do Diário de Coimbra, a reestruturação dos saberes na Universidade de Coimbra ameaça a FLUC de esvaziamento. A rejeição dos docentes de Letras às propostas de criação de uma “Faculdade de Ciências Humanas” foi o tema principal de intervenção. O professor teve tempo de lançar as suas críticas a uma utópica procura de “legalidade” por parte dos saberes humanísticos.

O nosso comentador ainda se debruçou sobre outra das grandes notícias do dia: o exame nacional de Português, que contou com textos Luís de Camões e de José Saramago, foi considerado como não sendo o mais apropriado para avaliar o conhecimento dos estudantes, nomeadamente pelo “solilóquio” deste último autor.
O Museu do Chiado foi também hoje alvo do comentário de Amadeu Carvalho Homem, um espaço afirmou ''trazer muitas memórias republicanas''. 

O programa de hoje contou ainda com um directo. Beatriz Assunção foi à rua e captou uma opinião optimista sobre o Mundial e sobre a notícia desportiva do dia: Jorge Costa vem treinar a Académica.

O professor Amadeu Carvalho Homem também falou das expectativas para o Mundial. Referiu a Alemanha como eventual campeã, num mundial que considera ''estar a ser medíocre''. O historiador adiantou ainda que há uma grande concentração da população portuguesa no campeonato do Mundo. 

Ainda houve tempo para a rubrica de Academia e Ensino Superior, hoje com reportagem de Bárbara Silva. Ficámos a saber onde vão os estudantes preparar os seus exames e quais as principais reclamações que apresentam às alternativas disponíveis.

 E assim começou mais um dia na RUC, a 17 de Junho de 2010.

O programa foi conduzido por Catarina Ribeiro e Ana Simões, com a participação dos repórteres Beatriz Assunção, Nelson Coelho e Sofia Costa.


Sem comentários: