Alteração na atribuição de bolsas: é uma "vitória parcial"
Artes e cultura em Coimbra: dia de estreias.

Em dia de estreias em Coimbra, Isabel Campante (Escola da Noite) não poderia deixar passar em branco os dois extremos nas actividades culturais em Coimbra.
"Ou há tudo ou não há nada", é esta a ideia deixada por Isabel Campante no que diz respeito às iniciativas culturais da cidade, no dia em que estreiam as peças "Noite de Reis", pelo Teatrão, e "DEUS - uma peça" pelo TEUC. Entretanto, continua em cena a "Noite de Amores Efémeros", no Teatro da Cerca de São Bernardo, pela Escola da Noite.
A actualidade nas capas dos jornais também foi, como já é habitual, comentada em estúdio. "A economia está a ser aniquilada pelo Estado Social" - a entrevista do economista Daniel Bessa ao jornal Público foi motivador de análise por Isabel Campante.
A existência de lares de idosos ilegais é tema em várias edições nacionais e também assunto de comentário no Alvorada.
Alvorada RUC, 9 de Dezembro de 2010, Rita Santos e Pedro Colaço
Eleições à vista

Já arrancou a campanha eleitoral para a ida às urnas na próxima segunda-feira. Vai ser eleito o novo presidente da Direcção Geral da Associação Académica de Coimbra. A partir de hoje, os três candidatos vêm ao Alvorada fazer o comentário à revista de imprensa e é emitido um excerto das entrevistas que foram realizadas.
Hoje foi a vez de Henrique Paranhos, candidato da Lista A.
Os temas do dia foram o decreto 70/2010, que "não deve ser revogado", segundo a edição de hoje do Jornal A Cabra e ainda a greve geral de amanhã. Henrique Paranhos considera que cada um tem a sua luta e por isso os estudantes não têm de fazer greve. Mas não quer uma "atitude derrotista" e acredita que "as acções terão os seus frutos".
No início do programa tivemos também a presença de Rafaela Carvalho. A directora do Jornal A Cabra fez o destaque para um artigo sobre as mudanças nos bolsos dos estudantes depois das medidas do Orçamento de Estado.
Um programa hoje conduzido por Cristiana Pereira e Beatriz Assunção.
Rescaldo do Fim-de-Semana

Uma segunda-feira recheada de notícias do fim-de-semana. Declarações históricas do Papa Bento XVI sobre o uso do preservativo, o balanço da Cimeira da NATO em Lisboa e ainda o pedido de ajuda oficial da Irlanda.
A revista de imprensa contou com o comentário de João Gabriel Silva. O director da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra destacou mesmo a situação económica do país como "factor determinante de um possível cenário de eleições antecipadas". Uma opinião que surgiu na sequência da entrevista de Basílio Horta ao Diário Económico.
Destaque ainda para duas efemérides. Nelson Coelho recordou o assassinato de John F. Kennedy e, mais recente, relembrámos também a subida de Angela Merkel ao poder na Alemanha.
O Alvorada referiu também que hoje e amanhã há seminário na Faculdade de Letras. Uma iniciativa que conta com os profissionais da Rede Globo para o Jornalismo Político em Televisão. A coordenadora Ana Teresa Peixinho destacou à Ru( que é importante trabalhar com " uma cadeia tão importante em termos mundiais e que ainda por cima fala português".
Foi o Alvorada de 22 de NOVEMBRO (e não Setembro como insistentemente foi referido!), com Bárbara Silva, Cristiana Pereira e Nelson Coelho.
Os bichos do Alvorada

'Zona euro: Should we stay or should we go?'

A Revista de Imprensa foi o início de um Alvorada bem recheado. A derrota do Benfica frente ao FC Porto e a visita do Presidente Chinês a Portugal foram as principais manchetes.
Pedro Nunes, candidato da Lista D ao Conselho Geral da Universidade de Coimbra, foi o comentador e destacou positivamente as relações Portugal - China, pois acredita que se "deve alargar o máximo possível as comunicações externas na área da economia".
Também a questão da fuga ao fisco foi destacada pelo candidato. "A fuga de quem sabe e os pequenos erros de quem desconhece as burocracias do IRS" são alguns dos problemas que afectam as contas públicas portuguesas. ~
Pedro Nunes apresentou também a lista D, mais voltada para o 3º ciclo, e destacou as várias situações de doutorandos a substituir os professores de forma desregulada.
A segunda parte do programa foi dedicada à exposição "Ver a República". A Ru( visitou os três pólos da iniciativa: a Galeria Republicana, na Biblioteca Geral, a Galeria Ripublicana, no Museu Machado de Castro e a Galeria Universidade, no Museu da Ciência.
Tempo ainda para recordar a atribuição do Prémio Nobel da Literatura a José Saramago. Nelson Coelho recordou as polémicas e as vozes do anúncio oficial.
Um Alvorada recheado de vozes com Bárbara Silva, Carolina Silva, Cristiana Pereira e Rita Santos.
Conselho Geral: Lista L quer dar mais voz aos estudantes

Na contagem decrescente para as eleições para o Conselho Geral da Universidade de Coimbra (CG/UC), o Alvorada recebeu hoje o número 2 da Lista L, Diogo Cruz, aluno da licenciatura de Turismo, Lazer e Património na Faculdade de Letras
Porque aos feriados também se trabalha

O Alvorada começou à hora prevista, com Bárbara Silva e Ligia Anjos.
Um tsunami de alterações no Orçamento de Estado
O Alvorada chegou novamente a horas ao compromisso. 9 horas, começa mais uma sessão informativa no éter dos 107.9. Em destaque o cortejo da Festa das Latas 2010, as negociações para o Orçamento de Estado 2011 (hoje realiza-se a quarta reunião) e o anúncio oficial da recandidatura de Cavaco Silva à presidência da República.
Um programa conduzido por Catarina Ribeiro na companhia de Beatriz Assunção, hoje com comentários da Presidente da Associação de Defesa e Apoio à Vida (ADAV), Ana Maria Ramalheira. A comentadora destacou os excessos dos estudantes nas festas académicas e deixou um apelo e referir também que a recandidatura de Cavaco Silva ''já era esperada''.
Quanto ao Orçamento de Estado, Ana Maria Ramalheira, referiu as seis principais alterações pretendidas pelo PSD e criticou ''a incapacidade dos governantes de levarem a cabo medidas de urgência de forma consequente.'' A comentadora falou ainda do Relatório do Conselho da Europa, que revela a lentidão da justiça no nosso país.
Depois do destaque das principais notícias do dia, tempo para falar da aproximação dos estudantes à Baixa de Coimbra: entrevista ao Presidente da Agência para a Promoção da Baixa, Armindo Gaspar, e ao Administrador da DG/AAC, Joel Oliveira.
Para finalizar, um trabalho da repórter Bárbara Silva relativo a ações de sensibilização na luta contra o cancro (um tema em destaque no Alvorada da próxima segunda-feira) e o lançamento do programa Observatório Superior, hoje dedicado à Acção Social (das 21H às 22H, em 107.9).
O Alvorada regressa amanhã, com novas notícias.
Alvorada ao Cubo

Chávez às compras em Portugal ao Domingo e sem orçamento aprovado - um cocktail de destaques ao acordar em mais uma semana coimbrã com o melhor programa de Rádio da cidade e arredores: bem-vindos!
Hoje tivemos Paulo Gama Mota, Director do Museu da Ciência, que comentou os principais destaques da imprensa regional e nacional. Os cortes orçamentais, a educação nacional e a abertura dos hyper-mercados aos Domingos e feriados durante todo o dia foram as principais linhas por onde discorreram os pensamentos do nosso convidado de hoje.
E hoje porque Picasso faz anos demos destaque ao cubismo e à vida de um dos seus principais autores. Tivemos a professora de Arte Contemporânea da FLUC Tânia Saraiva que nos explicou quais as principais novidades que esta corrente artística trouxe ao mundo das artes. Em estúdio como convidado especial esteve Óscar Almeida, um pintor cubista da cidade que nos explicou a sua obra e a homenagem que pretende prestar a Pablo Picasso.
Ponto final num Alvorada artístico conduzido por Cristiana Pereira e Nelson Coelho.
Noite de agenda cheia em Coimbra


Os ODM na RUC

Coimbra no topo da educação

No dia da apresentação do Orçamento do Estado pelo Governo na Assembleia da República, o programa destacou as consequências das medidas de austeridade, como o aumento dos impostos ou a redução de poder de compra das famílias. Uma emissão conduzida por Catarina Rodrigues, Maria Eduarda Eloy e Pedro Prola.
O OE e os portugueses

O Alvorada não anda ao contrário

Bom dia,
A revista de imprensa começou pouco depois das 9, com um destaque do diário As Beiras, sobre uma iniciativa do Museu da Ciência, “Ver o Mundo de olhos fechados”, no âmbito das comemorações do dia da Saúde Mental.Seguiu-se o empate da Académica com o Arouca e ainda “Diabéticos desesperam à procura de insulina" que fez manchete no Diário de Coimbra.
O orçamento de Estado foi destaque nos jornais nacionais, assim como o herdeiro do poder na Coreia do Norte, Kim Jong-un. Esta foi umana Coreia do Norte notícia que o comentador, Paulo Gama Mota destacou afirmando tratar-se de uma “monarquia comunista” e que serviu de ponte para falar do vencedor do Nobel da Paz alertando para a importância dos “países ocidentais ditos de democracia não se deixarem levar pela cobardia dos interesses económicos”. O director do Museu da Ciência falou ainda da semana ODM: Coimbra unida contra a pobreza,dizendo que "estamos a andar ao contrário dos objectivos de desenvolvimento do milénio".
Depois do longo comentário à revista de imprensa, destacamos, neste dia 11 de Outubro, o início das Jornadas de Iniciação à Psicologia, onde contamos com a participação da investigadora Carla Crespo.Tempo ainda para o balanço do Festuna, que encheu o TAGV de música e de estudantes, e que trouxe ao estúdio do Alvorada João Mendes da Silva. Ainda o cinemusicorium agendado para a noite de hoje e que promete animar os jardins da Associação Académica de Coimbra.
Foi com casa cheia e programa recheado que o Alvorada se despediu. Amanhã pela mesma hora, estamos de regresso com mais noticias da cidade, região e do mundo. Até lá não dispense a nossa companhia, aqui na Rádio Universidade de Coimbra.
Programa com Bárbara Silva, Nelson Coelho e Cristiana Pereira
Afeganistão: 9 Anos Depois

O Alvorada deu hoje destaque aos nove anos da primeira investida militar por parte dos Estados Unidos da América contra o Afeganistão. Ao comentário do sociólogo, Elísio Estanque, e da investigadora do centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Raquel Freire, juntamos as palavras do Coronel do Exército Português, Nuno Pereira da Silva, que esteve no terreno juntamente com as tropas portuguesas destacadas pela Nato, e também o especialista em assuntos do Afeganistão e com um vasto trabalho na área da investigação sobre as forças de segurança em cenários de Guerra, Daniel Pineu.
Cem anos depois, as vozes republicanas voltam à rua
Numa emissão conduzida por Catarina Ribeiro, Lígia Anjos e Cristiana Pereira houve tempo para uma reconstituição do 5 de Outubro de 1910, numa viagem pelos jornais da época, e para uma grande reportagem dedicada à implantação da República e a todo o seu simbolismo.
Elísio Estanque, Isabel Nobre Vargues e Luís Mota foram os professores que colaboraram nesta emissão especial. A massificação da educação desde a implantação da República foi um dos grandes temas por todos abordado, num dia em que, simbolicamente, cem escolas (de Norte a Sul do país vão ser inauguradas).
O Alvorada chegou ao fim mas regressa amanhã, das 9H às 10H da manhã. Ao longo do dia, nas sínteses informativas das 17H e das 21H e, em especial, no bloco informativo das 22H a Rádio Universidade de Coimbra faz o balanço das comemorações do 5 de Outubro.

Ouvir o Alvorada não é uma medida de austeridade

O Alvorada de hoje começou com a habitual revista de imprensa, onde as medidas de austeridade anunciadas ontem à noite pelo Governo e os concertos dos U2 deste fim-de-semana estiveram em especial destaque. O comentário foi feito pela presidente da direcção da ADAV Ana Maria Ramalheira que destacou as medidas de austeridade a ser apresentadas no orçamento de estado para 2011, Ana Maria Ramalheira culpou o Estado pelo atraso na aplicação de medidas e considera que haviam outras alternativas.
E porque quinta-feira é dia de estreias de cinema, o Alvorada deu destaque ao filme que chega hoje às salas de cinema "Embargo", uma adaptação de Saramago pelo realizador António Ferreira.
Tempo ainda para mais uma sugestão cultural, o espectáculo "República Carlos Paredes" que sobe ao palco esta noite, às 21h no Teatro Académico Gil Vicente. Lourenço Leitão, promotor e produtor do evento, veio até aos estúdios da Rádio Universidade de Coimbra e anunciou uma noite onde se vai relembrar Carlos Paredes com um toque pessoal dos intérpretes.
A emissão foi conduzida por Carolina Silva e Pedro Colaço.
Consumir informação ru(: uma forma "diferente" de estar na vida
Num dia em que a crise e o estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico dominam as primeiras páginas dos diários nacionais, o Alvorada não trouxe apenas notícias negativas.
"RUC, campo recheado de novidades"
Começamos como todos os dias pela revista de imprensa, onde demos destaque a crise, a corrida ás residências e à situação politica do país. Estes temas foram também eles destacados pelo nosso comentador, o Dr.António Maló Abreu.
O nosso programa seguiu, recheado de novidades: por ser o dia Mundial do Turismo
tivemos Luís Alcoforado a falar-nos das comemorações para este dia e a desvendar o projecto inovador: monumentos de Coimbra vistos na Internet a 360º. Houve também tempo para falar de jornalismo,com o professor João Figueira, tendo em conta que logo a noite, no teatro da cerca de São Bernardo é apresentado o documentário de Diana Andringa "Tarrafal, campo da morte lenta".
Despedimo-nos assim de mais um Alvorada, que regressa amanha com mais boas noticias. Até lá, a informação volta a antena dos 107.9 pelas 5 da tarde.
Metro, sim ou não!
Seguiu-se a habitual Revista de Imprensa. Em Coimbra o destaque vai para a Assembleia-Geral (AG) da Metro Mondego que está marcada para as quatro horas da tarde, mas com a nota de que ainda não é seguro que se realize já que o accionista Estado pode voltar a não comparecer como aconteceu na última AG, atrasando a decisão sobre o futuro do projecto.
A Universidade de Coimbra foi ultrapassada pela Universidade Nova de Lisboa no ranking internacional britânico "QS Top World Universities 2010". A instituição de Coimbra desceu 30 pontos já que os critérios determinantes foram o prestígio docente e a taxa de emprego.
A comentar as notícias do dia tivemos o presidente da Empresa de Turismo de Coimbra, Luís Alcoforado que destacou a garantia de empregabilidade que o Ensino Superior pode oferecer.
Em entrevista tivemos três membros do AIESEC de Coimbra. A vice-presidente, Carolina Santos explicou como funciona a associação. Sara Alves apresentou o projecto Leadership Tournament, uma iniciativa que apela à liderança e empreendorismo dos jovens. Por fim, Natália Costa uma estagiária do AIESEC, de nacionalidade brasileira contou-nos como está a ser a experiência de trabalho na associação.
O programa acabou com um som calmo dos Norte- Americanos White Stripes.
Produção e locução de Cláudia Ferreiro e Catarina Ribeiro.
Cláudia Ferreiro
E puff!... Fez-se Alvorada

Alvorada matriculado em 107.9
O Alvorada arrancou hoje ao comando de Bárbara Silva e Ligia Anjos, dedicado ao primeiro dia das matriculas no ensino superior.
Alvorada social

No último Alvorada da semana, o comentador foi Amadeu Carvalho Homem. A imprensa foi escrutinada pelo historiador que falou do crime da moda, das visitas importantes à cidade, da queima do Corão, de Cavaco Silva e das comemorações à República. Sobre a actualidade política, o professor da Faculdade de Letras afirmou que deve haver um entendimento entre os diferentes partidos. É preciso evitar uma “catástrofe económica” que ponha em causa a democracia. O também comissário das celebrações em Coimbra do centenário da I República falou sobre o programa diversificado que vai decorrer de 15 de Setembro até 15 de Dezembro.
Mas o destaque do dia foi mesmo o novo regulamento de atribuição de bolsas a estudantes do ensino superior. Nelson Coelho moderou o debate entre o Administrador dos SASUC e o Presidente da DG/AAC. Tanto Jorge Gouveia Monteiro como Miguel Portugal falaram das dúvidas e certezas trazidas pelo novo documento, um texto legal tido como vago e dependente da fixação de normas técnicas. O Presidente da DG/AAC reiterou que levará a cabo as acções necessárias para proteger o interesse dos estudantes.
Um programa conduzido por Pedro Prola e Nelson Coelho, com o co-piloto em modo automático.
Olh'ó robot no Alvorada
Nesta quarta-feira teve lugar um novo Alvorada com a actualização da informação regional e nacional. Na revista de imprensa, o crime tomou conta da quase totalidade das primeiras páginas dos diários regionais. No país assinalou-se o início do ano lectivo, que ficou marcado também pelos indicadores de desemprego que se mostram mais positivos para os licenciados. Segundo o Público, não há mais emprego mas os "jovens que estão no superior preferem prosseguir estudos a enfrentar o mercado de trabalho".
O Alvorada está de olho em Coimbra...

10h de 2ª feira, dia 6 de Setembro de 2010. O Alvorada começou com a habitual revista de imprensa, hoje comentada ao telefone pelo Prof. Amílcar Falcão, director da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. Em cima da mesa estiveram questões como a recusa de consultas na unidade de tumores ósseos dos HUC, o atraso na colocação dos professores e o cessar-fogo da ETA.
Em estúdio para debater o tema da video-vigilância urbana estiveram presentes o Prof. Licínio Lopes, director da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, e o Prof. Elísio Estanque, docente da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
Acerca deste assunto ouviu-se ainda Carlos Encarnação, Presidente da Câmara Municipal de Coimbra e Armindo Gaspar, presidente da Associação para a Promoção da Baixa de Coimbra.
A emissão foi conduzida por Nelson Coelho, Lígia Anjos, Cristiana Pereira, Carolina Silva e Beatriz Assunção.
O regresso de Setembro
10h05, começa mais uma manhã informativa na Rádio Universidade de Coimbra. Hoje com Catarina Ribeiro e Bárbara Silva a assumir os comandos na viagem pelo mundo noticioso. Os comentários à revista de imprensa estiveram na voz do Presidente da Turismo de Coimbra, Luís Alcoforado.
Falou-se da Metro Mondego e do avanço nas demolições na Baixa de Coimbra. Luís Alcoforado não acredita que este seja o último passo no projecto de mobilidade do Mondego e focou, mais uma vez, o facto de o dinheiro para a modernização do país ficar quase sempre na região de Lisboa.
O desemprego em Portugal (que atingiu, em Junho deste ano, os 11%) foi também destacado por Luís Alcoforado. Acrescentou ainda que cada vez há mais desemprego continuado, de pessoas que foram despedidas e não conseguem voltar ao trabalho. O presidente da Turismo de Coimbra deu também ênfase à dificuldade dos portugueses em enfrentar as dificuldades e à vaga de incêndios que tem assolado o país.
Aproveitando a presença do nosso convidado, tempo para fazer um balanço do turismo na cidade. Luís Alcoforado adiantou que houve um acréscimo um pouco acima da normalidade no turismo e referiu que a evolução desta área depende de uma aposta continua na animação turística.
Tempo para Caribou e LCD Soundsystem invadirem a Rádio Universidade de Coimbra.
Já na recta final do Alvorada, retomamos novamente a temática do turismo. Desta vez, Artur Corte Real, falou das actividades no Mosteiro de Santa Clara a Velha. O cinema e a criação de novas dinâmicas são duas das grandes apostas para atrair mais visitantes.
Para terminar o programa de hoje, tempo para falar também em educação. Destaque para o lançamento do livro ''Guia de Sobrevivência do Professor e Educador Contratado'', pela FENPROF. O fecho do jornal O Independente, no passado dia 1 de Setembro de 2006 foi também relembrado neste Alvorada.
O programa regressa amanhã, com destaques das sétima arte e mais notícias para um acordar cheio de novos conteúdos.

As manhãs na Ru( estão de boa saúde!!

Um Alvorada directo ao consumidor!

Basquetebol, touradas, actualidade internacional e direitos do consumidor: eis os ingredientes para uma hora de informação veraneante no estúdio da RUC.
Para comentar a habitual revista de imprensa, o Alvorada recebeu a presença do presidente da Associação Portuguesa do Direito do Consumidor (APDC), Mário Frota.
A manchete do Diário de Notícias (“Livrarias fazem venda ilegal de manuais escolares”) deu a deixa a Mário Frota para comentar os direitos dos consumidores e deixar alguns procedimentos a seguir no caso de se sentirem lesados na compra de determinados produtos.
A este propósito, Frota, enquanto presidente da APDC, com sede em Coimbra, deixou críticas à estrutura organizacional da DECO na opinião pública nacional: “Infelizmente, em Portugal, mercê de uma extraordinária campanha de marketing, entende-se que a DECO é tudo. Importa esclarecer que nem sempre sabemos o que é a 'DECO' e a 'DECO Proteste Ltd.', a antena nacional de uma multinacional belga que confunde os planos”.
Mário Frota foi mais longe, acusando a associação de consumidores de confundir a sua acção junto dos consumidores com a de uma empresa com “tentáculos” em vários países da União Europeia a que está vinculada.
“Está tudo preparado para confundir a acção de uma associação sem fins lucrativos com a acção de uma multinacional poderosíssima que, aqui, ocupa todos os espaços e abafa as associações de consumidores autênticas, autónomas e legítimas”, atirou, no comentário da Alvorada.
A entrevista da manhã foi dedicada à tourada. Samuel Vieira, membro da Associação Agir pelos Animais, referiu-se ao tema como “uma questão que não vale a pena preservar, bem como não valeu a pena preservar a escravatura; não me parece que seja uma coisa a preservar no caminho de uma maior humanidade”.
O desporto marcou presença no Alvorada, com as últimas notícias sobre o Basquetebol da Académica. O treinador do clube, Norberto Alves, demitiu-se, solidário com a direcção da secção, que havia batido com a porta a um mês do início da época.
O mundo passou igualmente pelo estúdio da RUC, num olhar sobre o repatriamento de 900 romenos de etnia cigana do território francês, oredenado por Paris, até ao final deste mês.
Em conversa com a RUC, o antigo Alto Comissário para a Imigração e Diálogo Intercultural, Rui Marques, entende que a realidade portuguesa é muito diferente da francesa, embora admita algum efeito de contágio em algumas camadas sociais, que possam ver no exemplo francês uma oportunidade de o repetir em Portugal.
Segundo diz, a opção do estado português foi sempre de cumprir a lei, tanto para nacionais, como para estrangeiros.
O programa foi conduzido por Pedro Prola, Diana Craveiro, Nelson Coelho e Pedro Crisóstomo.
Do cesto para a horta

O Alvorada de hoje arrancou a toda a velocidade para as primeiras páginas dos principais jornais da imprensa portuguesa. Nos regionais, as pulseiras electrónicas e o receio dos doentes oncológicos preencheram as manchetes. A notícia do dia foi, contudo a demissão da direcção do Basquetebol da AAC,a aguardar mais desenvolvimentos ao longo do dia.
O comentador convidado foi o professor António Sousa Ribeiro. O catedrático da Universidade de Coimbra deu algum destaque à vertigem securitária dos tempos actuais, dando relevo a notícias sobre a expulsão de cidadãos Romenos de países da União Europeia e a instalação da videovigilância nas escolas do país.
Depois da revista de imprensa, foi tempo para uma reportagem sobre um projecto do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, uma horta monástica que visa recuperar práticas antigas num espaço pedagógico aberto ao público.
E, como hoje é quinta-feira, foi dia de estreias no cinema, “O Aprendiz de Feiticeiro” e “O Presente de Morte” foram ilustrados com críticas e trailers.
Fim da emissão de hoje, o Alvorada contou com José Santiago e Nelson Coelho, amanhã contará com outros devotos da rádio!
Alvorada espacial
No Alvorada estamos sempre de “acordo”!

Com casa cheia cheia, o Alvorada de segunda-feira debateu o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.
Para além de comentar a habitual revista de imprensa, em estúdio esteve a profressora da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Ana Teresa Peixinho, que assumiu total concordância com a nova grafia do Português.
Ao contrário do também professor da FLUC José Carlos Seabra Pereira – que vê com empatia as opiniões daqueles que têm reservas relativamente ao novo acordo -, Ana Teresa Peixinho salienta a internacionalização da Língua Portuguesa. Recusa o argumento de quem diz que o acordo favorece o Brasil, sendo, por isso, uma neocolonização invertida.
Em directo por telefone, o reitor da Universidade Aberta, Carlos Reis, um defensor do acordo, falou à RU(: reconhece que as escolas têm condições para utilizar a nova grafia já no próximo ano lectivo, mas lamenta que isso só venha a acontecer em 2011-2012.
Questionado sobre a coexistência da antiga e da nova grafias em alguns meios de comunicação social nacionais, Carlos Reis admite que, por enquanto, isso pode causar alguma estranheza. Recusando o argumento de que os velhos livros vão deixar de ser lidos, Carlos Reis lembra que autores como Camilo Castelo Branco podem ser lidos na actualidade em obras antigas, com uma grafia diferente da actual, sem que com isso a obra perca o seu capital literário.
Houve ainda tempo para falar sobre o projecto LINCE, um programa informático criado pelo Instituto de Linguística Teórica e Computacional, que converte automaticamente textos da antiga para a nova ortografia.
Nas vésperas do regresso à escola, falou-se ainda em educação e ensino superior, mas por razões menos boas: segundo avança hoje o Diário de Notícias, a venda de teses movimenta anualmente milhares de euros.
O programa foi conduzido por Carolina Silva, Lígia Anjos, Diana Craveiro, Pedro Crisóstomo e Beatriz Assunção.
17 de Agosto de 1962: morre Peter Fechter, a primeira vítima do Muro de Berlim

No Alvorada, não há batota!

Alvorada sem Azar

Num dia mais propício a superstições, o Alvorada foi para o ar sem percalços, conduzido por Pedro Prola, contando com a presença de André Carvalho.
Ao telefone esteve o deputado do CDS eleito por Coimbra, Serpa Oliva, para comentar a actualidade. Um dos destaques da imprensa regional foi o caso de um homem de 52 anos detido por abuso sexual de uma menor. Serpa Oliva apontou a “maior facilidade” que as vítimas têm actualmente em denunciar estas situações. No entanto, não poupou críticas à justiça que, segundo o deputado, tem dificuldades em funcionar no país. Ainda na justiça, Serpa Oliva lembrou conhecer a família de Lúcio Feteira, mas preferiu não comentar o caso mediático que envolve Duarte Lima. Afirmou não estar em causa a confiança nos políticos, por existirem crimes em todas as classes profissionais.
O deputado do CDS lamentou também os incêndios que lavram no país e que continuam a ser “tema quente” nos jornais regionais e nacionais. E apontou o dedo aos incendiários, que acredita estarem por trás de “noventa porcento” dos fogos. Serpa Lima terminou por referir a importância que o distrito de Coimbra pode ter no turismo nacional, dizendo mesmo que a região Centro é uma mais valia a nível nacional. O deputado explicou ainda a ideia da construção de vários campos de golfe no distrito, que propôs num artigo de opinião no Diário As Beiras.
O Alvorada contou ainda com o tema do aumento de alunos estrangeiros a estudar em Coimbra. Maria Eduarda Eloy conversou com a vice-reitora Cristina Robalo Cordeiro. A reponsável justificou a duplicação do número de alunos de mobilidade nos últimos anos com a qualidade do ensino. Referiu ainda os apoios dados na UC.
A finalizar o programa, uma peça de André Carvalho sobre o Dia Internacional do Canhoto, com o testemunho de uma esquerdina sobre as dificuldades num mundo de destros. Num momento em que alguns estudos apontam para a existência de qualidades intelectuais específicas nos esquerdinos, ouvimos dois especialistas com opiniões contraditórias.
O Alvorada regressa na Segunda-feira (16), com Lígia Anjos e os comentários de João Gabriel Silva, director da FCTUC.
Um pãozinho sem sal para o Alvorada

No dia em que se comemoram os 50 anos dos Beatles, teve lugar um novo Alvorada. José Santiago e Lígia Anjos conduziram a emissão que contou também com a presença de Maria Eduarda Eloy e com comentários às notícias da actualidade pela representante da Rede de Antigos Estudantes da Universidade de Coimbra, Isabel Gomes.
Mais calor, mais Alvorada
O Alvorada hoje chegou com uma visita especial: Rita Santos de volta ao estúdio da Rádio Universidade de Coimbra. Na companhia de Catarina Ribeiro e do Presidente do Conselho de Administração do Hospital Psiquiátrico de Coimbra, Fernando de Almeida, começou mais uma manhã informativa RUC.
Em grande destaque, a vaga de incêndios que está a afectar o país. O nosso comentador prestou homenagem aos bombeiros que todos os dias correm riscos no combate aos fogos e falou de um ''tipo de formação especial para profissionais'' que seria viável para a prossecução do combate aos incêndios.
Na região, destaque para a Metro Mondego. Ontem houve reunião mas não há novos desenvolvimentos. Fernando de Almeida criticou este adiamento sucessivo por parte do Governo porque ''este é um investimento que não deve ser ponderado''.
A ligação ferroviária entre Coimbra e Coimbra-B esteve também em discussão. Fernando de Almeida falou ainda de Coimbra em Agosto. 'Aqui há pouco desemprego. Coimbra pára no Verão porque os seus actores vão de férias', explicou.
Como nem tudo é negativo, o nosso comentador falou ainda da aprovação do Centro de Convenções do Convento de S. Francisco, que vem dar mais visibilidade à cidade.
No panorama nacional, falou-se da grande quantidade de casas que existem em Portugal e da falta de poder de compra dos portugueses. O fim da pandemia da Gripe A (anunciado ontem pela Organização Mundial de Saúde) e o caso da Clínica de Lagoa foram também motivos de análise do nosso comentador. Fernando de Almeida diz que 'o Estado deve actuar na fiscalização das infraestruturas de saúde''
Já quase na recta final no nosso Alvorada, tempo ainda para ouvir uma peça da repórter Bárbara Silva relativa ao abate de plátanos em Coimbra. Fernando de Almeida defende que ''por cada árvore que se abate, deveria ser plantada uma nova planta'
Nos minutos finais, tempo para ir até Caldas da Rainha, Nazaré e Alcobaça. O Oeste de Portugal foi a sugestão deixada hoje no roteiro turístico (hoje num formato mais curto do que o habitual). Despedidas feitas, regressa o Martunis ao estúdio da Rádio Universidade de Coimbra. O Alvorada regressa amanhã, para lhe fazer companhia numa nova manhã de Agosto.

Alvorada sintonizado num número que não assusta ninguém - 107.9 -
O primeiro Alvorada da semana arrancou com notícias menos boas. Em Destaque nas duas publicações regionais falamos sobre a saída provisória do maestro e director artística, Virgílio Caseiro, da Orquestra Clássica do Centro(OCC). O comentário da actualidade foi feito pela Presidente da Associação de Apoio à Vida (ADAV), Ana Maria Ramalheira começou por destacar a saída de Virgílio Caseiro afirmando que enquanto director artístico da OCC "tem um papel cultural absolutamente crucial e faz parte de um equipamento cultural que interessa a Coimbra e que deve ser preservado”
Passando pel'As beiras, Público e i em com destaque fotográfico com incêndio em São Pedro do Sul Ana Maria Ramalheira mostrou-se preocupada com os números assustadores um “fim-de-semana onde foram batidos recorde de fogos florestais. Quase mil incêndios só ontem – domingo -, 501 incêndio em todo o pais." "Portugal está a viver uma situação inimaginável a Presidente da ADAV reforçou que, desde o passado 24 de Julho, foram utilizados 100 meios aéreos e arderam 19 mil hectares entre Janeiro e Julho o que significa um verdadeiro empobrecimento para o nosso pais."
Seguiu-se para uma noticia com grande projecção na primeira página do Diário de Coimbra "Biblioteca Geral da Universidade à beira da ruptura". Ana Maria Ramalheira defendeu que “há soluções para este problema - e uma delas passa pela digitalização que também visa preservar os documentos da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC) e torna-los mais acessíveis aos investigadores." Questionada sobre uma das soluções equacionadas pelo físico e director da BGUC, Carlos Fiolhais, passa por transformar o actual estabelecimento prisional de Coimbra numa casa de conhecimento. A presidente da ADAV clarificou que há muito que se fala desta junção de interesses por parte da Universidade de Coimbra e da Câmara Municipal de Coimbra.
A equipa do Alvorada de Hoje foi constituído por Beatriz Assunção e Lígia Anjos. Houve ainda tempo para entrar em directo da Praça da República, no dia em que se dá a inauguração do Encontro Nacional de Escuteiros na região de Coimbra. Ao longo da semana cerca de 700 escuteiros vão estar em actividades de região.